domingo, 1 de junho de 2014

Bicos

O governo do estado de São Paulo anuncia que irá institucionalizar os "bicos" de policiais militares. Da-se essa denominação ao trabalho que prestam a empresas particulares durante as folgas.

A medida visa aumentar o número de policiais nas ruas que exerceriam junto aos particulares, quando de folga, uma atividade delegada e supervisionada pelo estado inclusive atuando fardados e armados.

A decisão do governo ampara-se em uma lei estadual em vigor desde o final de 2013. Atualmente já vem sendo aplicada em 39 cidades cujas prefeituras arcam com a despesa decorrente da jornada extraordinária.

Segundo o secretário de segurança a demanda pela nova modalidade de trabalho cresce rapidamente. De saída mil policiais serão incluidos nesse regime especial.

Lembro que o governador Leonel Brizola costumava defender a oficialização do "bico" como forma de expandir a presença da polícia nas ruas reconhecendo a realidade de sua existência.

Saiba mais no jornal O Povo, edição de 28/03/14

 

Espionagem

Num processo inédito os Estados Unidos levam militares chineses à justiça acusando-os de haverem "hackeado" empresas e roubarem segredos.

Os cinco teriam invadido computadores e roubado segredos de pelo menos seis entidades americanas. É a primeira vez que o Departamento de Justiça americano promove uma ação dessa natureza contra oficiais de um país.

A ciberespionagem, segundo autoridades, abrange os setores de siderurgia, nuclear e de energia solar. A invasão virtual visava dar maior competitividade às empresas chinesas incluindo estatais.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 20/05/14

A frase do dia

Quem ficar obcecado pelas novas tecnologias vai perder o principal, o software definitivo: a alma.

Nizan Guanaes, publicitário

Futebol

Do artigo de Roberto da Matta no jornal O Estado de São Paulo, edição de 28/05/14 :

Para Marx, jogadores e torcidas representam a contradição entre burguesia e proletariado.

Aftosa

A imprensa registra que o Ceará foi considerado pela Organização Mundial de Saúde Animal como zona livre de febre aftosa com vacinação.

Quando deixei o governo em Dezembro de 2006 graças a uma bem articulada campanha de vacinação conduzida pela Adagri o estado estava próximo de obter essa condição do Ministério da Agricultura.

Devido ao pouco caso com que o governo tratou o assunto foram necessários quase oito anos para que a meta fosse cumprida.

É assim que a gente faz um novo Ceará.

Saiba mais no jornal O Estado, edição de 30/05/14