quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Anac quer saber...


Sêca

Quando senador conheci um projeto de construção de pequenas barragens submersas, de baixo custo, integradas ao ambiente natural que considerei valiosa contibuição no combate à sêca e recuperação ambiental.

A experiência era conduzida pelo engenheiro José Artur Padilha em sua fazenda Caroá, município de Afogados da Ingazeira no sertão do Pajeú, Pernambuco.

O fundamento do projeto é óbvio, simples, barato e eficiente. Como diz seu criador"nosso aleijamento cultural nos impede de ver obviedades".

Promovi uma viagem com integrantes do governo estadual para conhecermos in loco a experiência denominada por seu autor de "Conceito Base Zero".

Com pouco empenho dos responsáveis pelo setor a iniciativa pouco prosperou. Desdenhava-se de uma forma viável de armazenar água, promover a irrigação e a regeneração do solo.

Durante meu governo retomei a ideia, incluindo-a no âmbito de projeto financiado pelo Banco Mundial com execução a cargo da Secretaria de Recursos Hídricos.

Vários municípios foram beneficiados. Recordo-me de Canindé, Irauçuba e outras áreas do sertão central e zona norte.

Certamente foi pouco diante do tamanho do problema ambiental que enfrentamos. O pior foi a interrupção do projeto. Coisas simples, anda que eficientes, parecem não interessar a formuladores e executores de políticas públicas.

Padilha chegou a ser um dos diretores do DNOCS mas não creio que em sua curta passagem por aquele órgão tenha conseguido inocular na cultura da instituição suas ideias para lidar sabiamente com as peculiaridades da caatinga.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 21/11/12



Transporte

Durante algum tempo as empresas de onibus interestaduais acusaram a perda de passageiros para o avião. É que os preços compensavam a migração de um modal para o outro.

Foi assim que assistimos a inclusão aérea de uma classe emergente impulsionada pela política econômica do governo que mirava a redistribuição de renda.

O fluxo inverteu-se. A redução na promoção das passagens aéreas seria responsável por um crescimento de 20% no número de passageiros transportados por onibus em outubro, comparado com igual período do ano anterior.

Empresários do setor informam que o aumento se deu sobretudo nas linhas de distância entre 500 e 1000 quilômetros.

A Associação Brasilçeira  das Empresas Aéreas (ABEAR) nega a queda no volume de passageiros e afirma que as tarifas estão em queda.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 11/11/12 

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

imagem

  • Da minha coleção de marcadores de livro

Imagem

 
 
Da minha coleção de marcadores de livro.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Médicos

O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP), órgão de fiscalização do exercício profissional, instituiu um exame para avaliação de formandos em medicina, requisito para os que desejem atuar no estado.

Algo a semelhança do que faz a OAB, nacionalmente, para que bachareis em direito possam advogar.

Concludentes de medicina da Unicamp boicotaram a prova. Marcaram em todas questões B, de boicote, alegando que "esse exame optativo não avalia os problemas da educação e da saúde no país".

Saiba mais no jorna O Estado de São Paulo, edição de 12/11/12

A frase do dia

A pressa é inimiga das manhãs.

Mariana Collares, escritora.

Água

Não controlamos o clima, mas podemos garantir que temos instrumentos para que, quando não chover, tenha água estocada.

Presidente Dilma Rousseff

Diabetes

A propósito do Dia Mundial do Diabetes, que transcorreu quarta-feira da semana passada, é bom lembrar a importãncia da doença como causa de morte no Brasil.

Em 2010 foram registrados 54 mil óbitos em consequência da doença. Enquanto isso no mesmo período os acidentes automobilísticos causaram 42 mil mortes e a Aids fez 12 mil vítimas.

Oportuno esclarecer que no ano tomado como referência 68,5 mil faleceram por outras causas, como câncer e complicações cardícas, mas tinham diabetes como fator associado.

Dados da Federação Internacional de Diabetes revelam que a incidência da doença não para de crescer. A previsão é que no mundo em 2030 teremos 550 milhões de diabéticos contra os atuais 366 milhões.

No Brasil somos hoje 6,5 milhões.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 15/11/12.

História

A história não é simplesmente aquilo que aconteceu: é aquilo que aconteceu no contexto do que poderia ter acontecido

Hugh Trevor-Roper

domingo, 18 de novembro de 2012

Poesia

Duas pérolas de Ledo Ivo:

As Pistas

Onde Encontrar Deus ?

Em qualquer lugar.
Até na água leve
da usina nuclear.


Queixa do Editor de Poesia

"Poesia não se vende,
Ninguém a entende"!
-suspira o editor.
Poesia! Poesia!
Ninguèm te entende
És como a morte e o amor.

Utopia

A utopia está no horizonte; me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que caminhe, jamais a alcançarei. Para que serve a utopia ?Serve para isso: para caminhar.

De um anônimo