sábado, 7 de fevereiro de 2009

Medicina

Jean Bernard, grande clínico e professor francês, ao discorrer sobre o futuro da medicina e os riscos da profissão, vaticinou que a ciência médica moderna se fundamentaria na prevenção e na predição.

As vacinas, os hábitos saudáveis, a alimentação equilibrada, os exames médicos periódicos são instrumentos em vigor capazes de assegurar vida longa e com qualidade.

A predição começa a ganhar espaço, na medida em que se amplia o conhecimento genético e se conhece a predisposição dos indivíduos para desenvolver, mais tarde, determinadas doenças.

O conhecimento científico e o emprego da tecnologia em assuntos vitais, como o sacrifício de embriões e a manipulação genética, devem ser submetidos a uma discussão ética, antes da aceitação universal.

Nasceu, na Inglaterra, o primeiro bebê sem o gene do cancro de mama. A criança teria uma enorme probabilidade de desenvolver a doença. O Reino Unido foi o primeiro país a aprovar o diagnóstico pré-implantatório para doenças tardias.

Portugal, por exemplo, reune condições técnicas para efetuar o procedimento, mas depende de uma aprovação ética, que ainda não se deu.

Saiba mais no Diário de Notícias, edição de 30/01/09.

Astronomia da crise

Há poucos dias, Teixeira dos Santos, ministro das Finanças de Portugal, perplexo com a crise, diante da ineficácia das medidas adotadas, desabafou, em público, ao dizer que agora só prescrutando as estrelas...

Não está só na procura de solução nos astros. Agora, foi Anatole Kaletsky, principal colunista econômico do Times, de Londres, que em longo artigo afirmou : A economia está onde estava a astronomia antes da chegada de Copérnico.

Até que surja o Copérnico da economia, é fazer como o Lula, orar pelo Obama. E pelo mundo, acrescento eu...

Saiba mais no Diário de Notícias, edição de 06/02/09.

Pessoanas

1. O Brasil é Portugal a solta.
Fernando Pessoa

2. Uma alfarrabista disse-me que o texto de Fernando Pessoa, Um Banqueiro Anarquista, foi inspirado em Agostinho Fernandes, um grande empresário português, que além de industrial incursionou na área da cultura, tendo fundado uma produtora de filmes, Cinelândia, e uma editora, Portugália, que ainda existe. Foi, ainda, um grande colecionador de arte.

Detentor de muito capital, indagaram-lhe, certa feita, se não desejava ser banqueiro. Teria respondido : Nem banqueiro, que enterra vivos, nem cangalheiro, que enterra mortos.

Hoje, há uma fundação com seu nome, empenhada em atividades culturais, proprietária das tradicionais livrarias Sá da Costa e Buchholz, esta última com uma nova unidade no Chiado, e da editora Portugália.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Formigas e Cigarras

Na política, como na natureza, há formigas e cigarras. Uns trabalham, outros cantam. Uns produzem, outros gozam.

Maranguapinho

Há poucos meses, o governo do Estado do Ceará lançou, com o espalhafato publicitário que o caracteriza, o projeto de revitalização do rio Maranguapinho e requalificação urbana de suas margens.

Parecia coisa nova. Mais uma vez, não era.

Trata-se de importante projeto ambiental e social, iniciado no meu governo, em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF). Visa o reassentamento de famílias residentes em áreas de risco, às margens do rio e adjacências das favelas do Capim e Alto do Bode.

O projeto inclui ainda urbanização com implantação de áreas de lazer e esporte, limpeza do rio e dos canais do Conjunto Ceará e sangradouro do Genibaú.

A continuidade administrativa traz o progresso e o desenvolvimento.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Dívidas

Um desses economistas nobelizados, cujo nome não me recordo, afirmou, segundo li nos jornais, que a grande mudança na economia mundial deveria ser o desendividamento, dos governos, das empresas e das famílias. O mundo estaria envenenado por uma gigantesca dívida, que trava a movimentação da economia.

Em Portugal, o sobreendividamento a nível pessoal sobe e preocupa. Uma entidade, a Associação de Defesa do Consumidor (DECO), que tem um setor, o Gabinete de Apoio ao Sobreendividado (GAS), auxilia as pessoas em dificuldade para pagar empréstimos junto aos bancos.

Em 2008, foram atendidas 2.034 famílias nessa situação, 3% a mais que no ano anterior. Os casos de sobreendividamento devem-se, principalmente, aos três "ds": desemprego, doença, divórcio, que respondem por mais de 80% dos casos. O encarecimento do crédito já começa a aparecer como fator de inadimplência.

O fenômeno está associado à expansão desmedida do crédito.

A Associação só se ocupa de casos de consumidores de boa fé, com manifesta impossibilidade de cumprir os compromissos assumidos.

Pelo que sei, o endividamento de muitos brasileiros já está a justificar a criação de uma entidade que ajude os excessivamente endividados.

Saiba mais no Diário de Notícias, edição de 08/01/09.

Lusas

1. Os professores portugueses da rede pública travam uma queda de braço contra o Governo, que se arrasta há meses. São contra reformas que alteram seu estatuto e introduzem avaliação de desempenho. O Governo contratou peritos isentos, que aprovaram as mudanças que vêm sendo feitas no sistema de ensino.

2. Portugal vive um inverno dos mais rigorosos. Octogenários me dizem não se lembrarem de ter visto coisa igual. Neva em boa parte do País, inclusive em lugares onde o fenômeno é raro. Chuva, ventos fortes, mar agitado, arrancam árvores, interditam estradas, derrubam prédios, suspendem a navegação pesqueira e fazem vítimas.

3. Os três melhores hostels do mundo estão em Lisboa, segundo avaliação de uma firma irlandesa. Para quem não sabe, hostel é um tipo de pousada, destinada sobretudo a jovens, com um conceito muito simples: os quartos e a cozinha são partilhados pelos hóspedes e todos os espaços são de convívio. Para os interessados, aí vão os nomes dos hostels distinguidos com o Hoscar da Hostelworld de Dublin:
- Travellers House
- Rossio Hostel
- Lisbon Lounge Hostel


4. Um salto para levantar vôo é o título da matéria que fala sobre estes lagartos voadores que deixaram de existir há 65 milhões de anos. Trata-se dos pterossauros, que podiam pesar até 230 kg, e que usavam o impulso das quatro patas para descolar.

O box informa que cientistas americanos descobriram um pterossauro na região da chapada do Araripe, no Ceará (Brasil), revelou a revista Paleontology em dezembro. O animal, cujas asas mediam cinco metros, extinguiu-se há cinco milhões de anos. A nova espécie foi batizada de Lacusovagus magnificens, que significa andarilho gigante do lago.

O cearense assemelha-se a um outro, chinês, que media 60 centímetros, do tamanho do crânio da espécie brasileira. Ainda segundo o jornal, o fóssil estava esquecido numa gaveta de um museu alemão.

De que tamanho seria essa gaveta, pergunto eu...

A notícia confirma a riqueza paleontológica da região e a decisão acertada que tomei, quando Governador do Ceará, de criar o Geopark, homologado pela Unesco.

Espera-se que o atual Governo transforme palavras em ação, e cuide de consolidá-lo, antes que a Unesco o descredencie.

Saiba mais no Diário de Notícias, edições de 08/01/09 e 28/01/09.