quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Cartel

Cartel virou sinônimo de delito, mas cartel não é nada mais nada menos que monopólio.

José Serra, ex-governador de São Paulo a propósito da suspeita de fraude em licitações do metrô.

Ateu

Por ser ateu e não acreditar em uma razão para estarmos aqui, tive uma vida muito triste, sem esperança.

Woody Allen, cineasta, em entrevista à Folha de São Paulo

e-mail

Tornou-se cada vez mais frequente que as pessoas utilizem o e-mail para se comunicarem em detrimento da correspondência tradicional por meio de cartas e até de encontros presenciais.

A inovação tecnológica abrevia os contactos, aproxima de forma rápida as pessoas contornando dificuldades que a vida dita moderna impõe aos deslocamentos cada vez mais dificeis.

No entanto está claro para mim que os contactos pessoais são sob certo aspecto insubstituiveis. Nada como o olho no olho para apreender a verdade de sentimentos e atitudes, esclarecer dúvidas e confirmar ou modificar impressões.

Spring-Serenity Duvall, professora de comunicação no Salem College, Estados Unidos, decidiu dar um basta na comunicação por e-mails com seus alunos.

Dizendo-se assediada por e-mails de alunos escritos com excesso de informalidade, encaminhados para avisar sobre faltas e atrasos à aula, repetir perguntas sobre temas objetos de explicações presenciais anteriores e exigências de respostas imediatas às mensagens resolveu limitar a correspondência ao pedido de reuniões particulares com ela.

A atitude radical da mestra reflete não apenas uma frustração pessoal mas um sentimento compartilhado pela comunidade acadêmica de modo geral. O abuso do emprego do instrumento eletrônico acabou se convertendo num incômodo a ser evitado.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 31/08/14, página E8