sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Fim de ano

O ano acabou! Mas a vida continua, é certo.

Os céticos dirão que a data não passa de uma convenção gregoriana, instituída por um papa, afim de regular a repartição do tempo, conferindo certa ordem ao funcionamento da sociedade.

É o fim do ano letivo, do exercício fiscal, tempo de balanços e apurações. Hora de depositar no cesto de promessas um elenco de bons propósitos, individuais e coletivos.

O silêncio da casa que dorme, e da cidade sem ritmo, sucedem ao barulho da alegria indexada da véspera, criam um clima de paz que induz à reflexão e aciona a memória.

A película que desfila aos olhos da recordação apresenta-nos a conta do passado. Deve e haver.

Traz-nos a imagem dos que já não estão aqui mas deixaram-nos lembranças inesquecíveis, e de alguns, que ainda estando aqui, já não nos importam.

Do que foi, e poderia não ter sido; do que poderia ter sido, e não foi. Do adiamento preguiçoso de decisões inevitáveis. De precipitações que cobraram seu preço.

Do medo, o medo da vida e suas partidas. Do sucesso profissional. Do aconchego da família e entes queridos, o bálsamo infalível para todas as dores.

O dealbar de um ano novo, é sempre, por menos que se queira, momento para revisões, celebração de compromissos, escolha de rumos, aposta em um homem melhor e um mundo mais justo.

Não será a ambição que deva mover as ações humanas, mas a esperança, por mais fugidia e esquiva que se venha a mostrar. Creia nisso.

Ainda quando não a realize ela terá sido útil para mante-lo a tona. Pior que não a encontrar é não possui-la.

Feliz ano novo, urbi et orbi !

Aftosa

O Ministério de Agricultura vem de conferir ao estado Ceará, em relação à aftosa, o grau de risco médio, o que significa importante estágio na ação de combate à doença.

 Aliás, fomos o último estado do nordeste a atingir esse patamar.

A notícia é alvissareira. Em termos práticos significa que nosso rebanho poderá agora se deslocar de um estado para outro sem restrições, o que antes não acontecia.

A novidade poderia ter vindo há mais tempo, não fora o atual governo, tão logo assumiu, ter desestruturado a equipe que realizava excelente trabalho de controle da dita zoonose e demonstrado pouco interesse pelo assunto.

O mau desempenho do programa levou os responsáveis estaduais a readmitir o coordenador anterior e retomar as medidas que vinham sendo adotadas e foram interrompidas.

A boa nova, dada com o estrépito costumeiro, vem acompanhada de uma falsa notícia. O atual governo não atingiu o recorde de vacinação. O feito pertence ao meu governo.

Se não vejamos :

Ano         1º sem.       2º sem

2003        76,87%      63,97%
2004        80,23%      72,04%
2005        85,38%      86,92%
2006        93,00%     86,00%
 
O governo atual informou como recorde de vacinação do rebanho bovino o percentual de 88%.

Durante minha administração criei a ADAGRI (Agência de Desenvolvimento Agrícola), moderno mecanismo de execução da política de defesa animal e vegetal no território estadual.

Seus dirigentes foram recrutados por meio de rigorosa seleção pública e nomeados para cumprirem mandato por tempo determinado.

Contrariando o conceito de agência, que pressupõe certa independência do executivo, o governador propôs, e a Assembleia aprovou sem discutir, a revogação do dispositivo da lei que criou a Adagri que fixava mandato para seus diretores.

Quer dizer, passaram a ser demissíveis a qualquer tempo. Nomeados e exonerados ao sabor das conveniências do governo.

Poeta

Se ser poeta é uma forma de estar no mundo, todo aquele que assim se sinta é poeta. Goste-se ou não do que escreva.

Obama II

Determinado, Obama conseguiu aprovar a reforma do sistema de saúde americano apesar de grandes resistências que enfrentou, no Congresso e em setores da sociedade dos Estados Unidos.

Venceu onde outros falharam antes dele.

O fato mostra que antes do Yes, we can, deve vir um Yes, we want.

Profissionalização

O governo, através do Ministério da Educação, estruturou um amplo programa de educação profissional oferecido aos estados embalado em gordas verbas federais.

O governo do Ceará tem se beneficiado do programa por meio de sua Secretaria de Educação, a quem cabe aplicar volumosos recursos transferidos para instalar escolas profissionais.

O terceiro irmão, há algum tempo em entrevista concedida a um canal de televisão, jactou-se do número dessas escolas já criadas ou a serem-no proximamente.

O que deixou de dizer é que essas novas unidades são escolas já existentes que passaram a oferecer novo conteúdo curricular.

Particularmente os Liceus, projeto iniciado por meu antecessor e abraçado por mim com grande entusiasmo, estão sendo rebatizados, aproveitados seus bem equipados laboratórios e excelentes instalações, como se estivéssemos diante de coisa nova, além das gigantescas inscrições nos muros da nova nomenclatura escolar.

No Ceará, a educação profissional de há muito está a cargo da Secretaria de Ciência e Tecnologia através da rede de Centros Vocacionais e Tecnológicos (CVT) e Centros Tecnológicos (CENTEC), que fortaleci e ampliei substancialmente durante meu governo, os quais desfrutavam de reconhecimento público graças ao desempenho alcançado.

Desconheço se o remanejamento da competência de uma secretaria para outra foi feita mediante alteração da lei ou se o fato foi simplesmente ignorado.

Mais uma vez o atual governo desmantela realizações anteriores, de provada eficiência, Centec e Liceus, para apagar imagens de antecessores, substituindo-as por iniciativas sôfregas cujo sucesso está por comprovar.

A proposta em execução lembra muito a reforma Passarinho, lei 5692, abandonada por ter frustrado expectativas que gerou à época.

Os cursos até agora oferecidos na rede estadual, guia de turismo, técnico em enfermagem, técnico em comércio e outros, com características semelhantes, são de baixa complexidade e não guardam relação com a demanda e a necessidade local e regional. 

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Prendas de Natal

A Amazon, gigante do comércio on line, vendeu neste Natal pela primeira vez mais livros eletrônicos do que em papel.

Além disso o Kindle, seu leitor de e-books, recentemente lançado, foi o item mais vendido, durante a quadra festiva, da longa lista de produtos que comercializa.

Para se ter uma ideia do volume de transações que a empresa realiza basta dizer que no dia 14 deste mês foram feitas 9,5 milhões de compras dos diferentes produtos a venda.

O sucesso de vendas do Kindle deve-se ao fato de ser uma novidade disponível para encomenda a partir de qualquer país.

A grande venda de e-books estaria relacionada ao desejo dos utilisadores de experimentarem seus aparelhos ganhos pelo Natal.

Saiba mais no Público, edição de 29/12/09

Obama


Obama obteve importante vitória ao ver aprovada pelo Congresso americano sua proposta de reforma do sistema de saúde que irá propiciar assistência médica a milhões de americanos até então excluídos de qualquer proteção.

Para o cronista Leonídio Paulo Ferreira, do jornal português Diário de Notícias, edição de 28/12/09, com a medida, de enorme alcance social, o presidente americano começa a merecer seu Prêmio Nobel da Paz.

Baleias

Dezenas de baleias deram à costa, nos últimos dois dias, em duas praias da Nova Zelândia. Apesar dos esforços de dezenas de pessoas, 126 baleias acabaram por morrer.

Veja o vídeo.

A frase do dia

Um homem é um Deus em ruínas.

Ralph Waldo Emerson, poeta americano (1803/1882)

Livro


Acabei de ler Calúnia - Elisa Lynch e a Guerra do Paraguai, de Michael Lillis e Ronan Fanning, ambos irlandeses, editado pela Terceiro Nome.

Trata da vida dessa bela e elegante irlandesa, concunbina de Solano Lopez, que a conheceu em Paris, os inimigos dizem-na egressa de um bordel, e que desfrutou de grande influência na política e na sociedade paraguaia.

Além de dar-lhe sete filhos foi de uma lealdade exemplar acompanhando-o até o fim, quando no cenário desolado de Cerro Corá viu serem mortos o marido e o filho para os quais cavou as sepulturas com as próprias mãos.

Mulher instruida, de hábitos cosmopolitas, despertou na acanhada Assunção resistências e antipatias que decorriam de seus costumes e da influência que gozava junto à Lopez.

Muito já se escreveu sobre ela, de vida aventurosa e cheia de percalços, alvo de muitas publicações durante e após a guerra, que lhe atribuiram má reputação e uma existência alimentada pela ambição e a ganância.

Parte dessa imagem foi construida pela propaganda brasileira e argentina contra o inimigo.

Tida como cortesã, teria distribuido favores amorosos a personalidades que de alguma forma a ajudassem na consecução de seus objetivos.

Difícil é distinguir quanto nessa fama há de verdade e intriga tecida nos bastidores do poder junto à uma sociedade hostil ao seu comportamento independente, liberto da mediocridade local.

De qualquer forma trata-se de uma personalidade fascinante, protagonista importante de um dos episódios mais ferozes da história, que resultou na destruição de um país e no aniquilamento de um povo.

Considero que o livro traz uma visão equilibrada sobre Elisa, hoje, como Solano Lopez, entronizada no panteão das glórias nacionais da república guarani.