sábado, 16 de agosto de 2008

Big Ben

O Governo inglês, através de seu Embaixador em Brasília, Peter Collecott, entregou correspondência dirigida aos ministros Celso Amorim, das Relações Exteriores, e Tarso Genro, da Justiça, instando o Brasil a adotar uma série de medidas de controle da emigração para a Inglaterra, sob pena de restaurarem a exigência de visto para brasileiros que viajem para aquele País.

As medidas, inaceitáveis, propõem, entre outras coisas, a presença de um representante daquele País em nossos aeroportos, para triagem de passageiros com destino à Inglaterra.

Caso nosso Governo se recuse a cumprir as exigências feitas, o passo seguinte será a imposição do visto para brasileiros, o que resultaria, dentro do princípio da reciprocidade, em medida idêntica de nossa parte.

A atitude dos ingleses não difere, no geral, dos demais países europeus, cujas legislações são cada vez menos tolerantes com a imigração ilegal. Cerca de 600.000 imigrantes ilegais, por ano, desembarcam na Europa.

A globalização apagou fronteiras nacionais, a amenização ideológica derrubou um muro e ergueu uma cortina, a Guerra Fria terminou, mas a economia e a xenofobia se encarregaram de levantar barreiras invisíveis, mas eficazes, entre os povos.

Os mesmos homens que inventaram os transportes modernos, que encurtam distâncias, se encarregaram de aumentá-las, por meio da política e do preconceito.

Pelo gosto de muitos, a globalização deve se resumir à liberdade comercial e de fluxos financeiros. Gente, só complica.

Saiba mais n'O Estado de S. Paulo, edição de 16/08/08.

Carnaúba

Autoridades do Governo estadual anunciam, pelos jornais, a criação de uma Câmara da Carnaúba.

Segundo elas, medida inédita, para dinamizar a produção e exportação da cera da palmeira, abundante em nosso Estado, e outrora de grande relevância econômica.

A referida Câmara existe há algum tempo. Foi criada durante nossa administração, no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

Pergunto: quando esse Governo vai deixar de apresentar como novidades coisas que já existem?

Dengue II

No Ceará, a dengue já matou, este ano, 19 pessoas. 13 casos do tipo hemorrágico e 6 por complicações. Outras 22 mortes, estão sob investigação.

O Ceará apresenta casos de dengue desde 1986. As piores epidemias ocorreram nos anos de 1994, 2001 e 2008.

O Ceará pediu agora ajuda à Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), para combater a doença. Foi firmado convênio de cooperação técnica com aquele organismo internacional, para elaboração de plano para o triênio 2008, 2009, 2010.

Autoridades estaduais perderam tempo, escondendo a gravidade da situação e negando sua importância pela imprensa.

Nos primeiros quatro meses do ano, o Ceará foi o segundo Estado em incidência de dengue hemorrágica, atrás do Rio de Janeiro.

Saiba mais n'O Estado de S. Paulo, edição de 16/08/08.

Cabo Verde


O Deputado Leo Alcântara (PR-CE) trabalha junto ao Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), para a instalação do Grupo Parlamentar Brasil - Cabo Verde, criado em 1999, por iniciativa da então Deputada Ester Grossi (PT-RS).

Desnecessário dizer da conveniência da atitude do Deputado cearense, uma vez que nossas relações com aquele País são muito estreitas e se dão no plano econômico e na cooperação técnica, em diferentes áreas.

O papel do Ceará nesta relação é muito significativo e é, basicamente, através do nosso Estado, que se dá a maior aproximação com o Brasil.

Durante meu Governo, impulsionei nossas relações mediante várias ações que consolidaram nossos contatos e deram muitos frutos culturais e econômicos.

Orwell

Saiu uma edição portuguesa de Por que escrevo e outros ensaios, de George Orwell, com a tradução do filósofo Desidério Murcho, pela editora Antígona.

Respondendo à pergunta, Orwell disse: escrevo porque há uma mentira qualquer que quero denunciar.

Aqui, falta escritor para dar conta de tanta coisa denunciável...

Dengue

O Ceará já registrou, este ano, 37.539 casos de dengue.

É o segundo maior número de casos de dengue desde o ano de 1986.

Saiba mais no jornal O Estado, edição de 15/08/08.

Queda

A pesquisa mensal do comércio, divulgada pelo Instituto Brasieliro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que o Ceará sofreu sucessivas quedas no volume de vendas no último trimestre.

Em junho, a variação foi -2,1% comparado com maio. A receita nominal caiu de 13,4% em maio para 11,4%, em junho.

O resultado coloca o Estado do Ceará como o quarto pior desempenho no Nordeste, no mês de junho.

Saiba mais no jornal O Estado, edição de 15/08/08.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Em cima da hora

Para os que me cobram maior presteza nas postagens:

Acabo de ler na Folha de S. Paulo on line, que o Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), recuou da idéia de instituir pedágio urbano na cidade. Ele já alterou o Projeto enviado à Câmara Municipal suprimindo a medida. Atribuiu a mudança a uma falha operacional. Será?

Eu não sou ainda o jornalista Eliomar de Lima, mas também tenho meus dias de agilidade informativa.

A cobrança dos leitores e a concorrência é que estão me estimulando...

Atentados

Em 7 dias, alvos brasileiros sofreram atentados a bomba, em Santiago do Chile. Felizmente, em ambos os casos, sem vítimas.

O primeiro, no último dia 6, ocorreu na sede da nossa Embaixada, quebrando vidros e danificando paredes do prédio. O segundo, no dia 13 passado, na agência do Banco Itaú, situada no bairro La Reina. Ficaram danificadas a fachada e o interior do prédio. Janelas de prédios próximos, também foram destruídas.

As câmaras gravaram a imagem de um homem deixando um pacote diante do banco. A bomba era composta de um cilindro de gás, acoplado a um material explosivo.

O Subsecretário do Interior do Chile, Felipe Harboe, admitiu que a estratégia usada, nos dois casos, foi relativamente semelhante. Nenhum grupo assumiu a autoria dos ataques.

A crescente presença brasileira, política e econômica, nos países da América do Sul, estaria gerando uma reação contra o Brasil?

Teria chegado a nossa vez de ouvirmos, em vernáculo, o bordão "go back home brazilians"?

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 14/08/08.

Trânsito

O trânsito constitui um problema cada vez maior nas grandes cidades brasileiras.

A expansão da economia, associada à melhoria de renda dos brasileiros, aumenta o número de carros nas ruas. O Brasil ultrapassou a França, sendo o sexto maior produtor mundial de veículos.

Some-se a isso, o baixo investimento no sistema viário das cidades - e o descaso para com os transportes coletivos -, e se compreenderá o caos no tráfego urbano, que atinge tanto os donos de automóveis quanto os usuários do sistema público.

Os congestionamentos enormes, em São Paulo, já começam na saída das garagens dos prédios.

A poluição do ar, a lentidão do tráfego e a violência no trânsito, formam o cenário das metrópoles.

Medidas restritivas são aplicadas de forma progressiva. São Paulo já convive, há tempos, com o rodízio de circulação de veículos, de acordo com a terminação do número da placa, recentemente adotou a proibição de circulação de caminhões no centro da cidade, em determinados horários, e, agora, o Prefeito Gilberto Kassab (DEM) enviou mensagem à Câmara Municipal instituindo o pedágio urbano.

A medida se insere no conjunto de providências destinadas a cumprir metas da Política Municipal de Mudança do Clima, sob exame dos vereadores, que prevê a redução, até 2012, de 30% da emissão de gases do efeito estufa em relação à 2006.

O fato do Prefeito, candidato à reeleição, propor a medida às vésperas da eleição, denota a gravidade do problema do trânsito na Capital paulista. E isso não só acontece lá. Resta saber a reação dos eleitores, deslumbrados com seu carro novo, às limitações cada vez maiores ao seu uso diário.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 14/08/08.

Avaliação

A rede particular de ensino de São Paulo decidiu medir a eficiência de suas escolas.

Como o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo não aceita o método adotado pelo Ministério da Educação (MEC), deverá ter um sistema próprio de avaliação. Para tanto, contratou o Instituto de Avaliação e Desenvolvimento Educacional (Inade).

A notícia indica que a cultura da avaliação da educação, ministrada aos alunos, tanto no sistema público quanto no privado, se consolida.

A metodologia aplicada sofre ajustes constantes com o objetivo de melhorar a qualidade dos resultados. A resistências vão sendo vencidas aos poucos e as deficiências do ensino ministrado tornam-se mais claras.

O que o Sindicato homônimo, do Estado do Ceará, pensa sobre o assunto?

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 12/08/08.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Polícia

O Choque, da Polícia Militar do Ceará, prendeu a Ronda, da Polícia Militar. Por quê?

A imprensa livre e investigativa do Ceará poderia se interessar pelo assunto.

Desencanto

Como Deputado Constituinte que fui, acompanhei a mobilização da juventude, para que a nova Constituição incluísse dispositivo que permitisse o direito de voto a partir de dezesseis anos.

Lembro do entusiasmo com que o Deputado Hermes Zanetti, do Rio Grande do Sul, lutava em defesa desta proposta.

A idéia foi acolhida em caráter facultativo. Os números mostram o desinteresse dos jovens pela idéia. Muitos têm renunciado ao exercício do direito que conquistaram.

No Rio de Janeiro, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contabiliza, apenas, 27,4 mil jovens na faixa etária entre 16 e 17 anos com título de eleitor, contra 42,9 mil em 2004.

No País, eles eram 3,6 milhões em 2004. Agora somam apenas 2,9 milhões, uma redução de 19%. Enquanto isso, no mesmo período, o eleitorado geral aumentou de 121 milhões para 130,6 milhões.

A política parece ter saído da agenda da juventude.

O movimento estudantil perdeu importância, desabastecido de motivações ideológicas, que sucumbiram junto com o naufrágio do socialismo real e o desabamento do muro de Berlim. Junto, afundaram os compromissos éticos apregoados às massas. As limitações do mundo real frearam os sonhos dos slogans, quando partidos de esquerda chegaram ao poder.

Tudo e todos, aos olhos dos jovens, terão ficado muito iguais e indistintos.

Já não há porque lutar, a não ser pela sobrevivência, num mundo ameaçado pela competição exacerbada e o egoísmo transformado em apetrecho moral indispensável à vitória. Há uma sensação, nefasta, de desnecessidade da política.

Saiba mais n'O Estado de S. Paulo, edição de 11/08/08.

Mestres

O Festival Mestres do Mundo, de realização anual, criado em meu Governo, para reunir saberes e tradições culturais do Brasil e de outros países, foi transferido de Limoeiro do Norte para o Cariri.

Ao criar eventos culturais estruturantes, com periodicidade certa, e não meros shows de bandas caras e ocorrência errática, resolvemos sediá-los nas diferentes macrorregiões, assim, cobrindo todo o Ceará.

Atendiam à necessidade de lazer, formação de platéia e aprendizagem profissional. Assim, foram atendidos o Cariri, a Ibiapaba, os Inhamuns e a Região Jaguaribana.

Limoeiro e o Jaguaribe, como um todo, são penalizados com a perda do Festival.

Saiba mais no jornal Diário do Nordeste, edição de 08/08/08.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Tripa


A salsicha, um dos pratos mais tradicionais da culinária dos países dos Alpes, vai deixar de ter um componente brasileiro.

A Suíça, depois de intensos debates e negociações, deixará de usar a tripa de vaca brasileira, para a confecção da salsicha. O motivo é de ordem sanitária. Os suíços receiam que o intestino de nossa vacas esteja contaminado pela aftosa.

A salsicha, ao lado da raclete e da fondue, é considerada patrimônio da culinária suíça, desde 1891.

No total, a indústria suíça necessita de cerca de 20.000 quilômetros de tripas para embalar as salsichas, por ano.

A tripa bovina brasileira, de gado Zebu, é considerada de qualidade superior, por ter um diâmetro que varia de 36 a 38 milímetros. A Argentina, alternativa considerada, não atinge a mesma marca, daí não agradar inteiramente.

A Ministra da Economia, Doris Leuthard, prometeu estudar uma alternativa ao produto brasileiro, e mesmo um estudo científico sobre seu risco sanitário. Esse é um problema de relevância nacional, declarou.

Padrinho

Quando a Candidata vai dar uma voltinha na Praça do Ferreira, na companhia do seu maior Padrinho?

Odontologia

Um dia desses, o Coordenador de Odontologia da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, em entrevista ao jornal Diário do Nordeste, tentava explicar a desativação do Programa Dentista da Família. Justificava a posição do Governo, afirmando que os números não recomendavam sua continuidade, e que a prioridade eram os Centros de Especialização Odontológica (CEO's).

A explicação não convence. Os CEO's, como concebidos em nosso Governo, são estruturas regionais, não excluem a ação primária a nível do munícipio. Os indicadores odontológicos não refletem com segurança a situação, devido à precariedade das informações. Mesmo assim, com a implantação do Programa, em nosso Governo, caiu o número de extrações dentárias.

O resultado da atual política em relação à odontologia, que desestimula os pequenos municípios, sobretudo os que estão em piores condições, foi a queda do número de equipes de saúde bucal, do Programa Saúde da Família. Eram 1.476 em 2006. São 1.254 em 2008.

A frase do dia

Existem muitos tipos de vaidade, mas existe uma que é de todos, sem exceção: a vaidade de ser amado.

Daniel Pisa