sábado, 13 de setembro de 2008

Fósseis

Recente Simpósio realizado no Cariri, que reuniu autoridades em paleontologia, destacou a necessidade de se reforçar medidas de proteção ao patrimonio fossilífero brasileiro. A bacia sedimentar do Araripe é uma das mais importantes do mundo.

Não obstante seu valor científico, sofre danos constantes. E peças valiosas são extraídas e comercializadas, infringindo a lei.

O desaparelhamento dos órgãos responsáveis torna precária a fiscalização e a repressão ao contrabando de fósseis obtidos ilegalmente.

Impõe-se, também, a necessidade do desenvolvimento de ações educativas, que conscientizem a população sobre a importância da preservação ambiental e a proteção do patrimônio natural.

Além do reforço da fiscalização, há necessidade de atualização da legislação, que data do Estado Novo.

Quando Senador da República, depois de meticuloso estudo e amplo debate com interessados pelo assunto, apresentei Projeto de Lei (PL) para adequar a lei à realidade atual. Depois de tramitação lenta, marcada pelo desinteresse dos parlamentares pelo tema, a matéria veio a ser arquivada na Câmara dos Deputados (CD).

O PL agora é apenas um fóssil legislativo, mas a necessidade de adaptação às exigências atuais permanece.

Segurança III

O que terão dito Juiz e Promotor, quando informados pelo setor especializado, que durante a Operação Seqüestro, pessoas inabilitadas estavam tendo acesso ao aparelho destinado a interceptar ligações telefônicas?

Teriam sido feitas interceptações sem prévia autorização judicial?

A propósito, dengue é doença. Não é álibi.

Infiéis

O ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso falou à imprensa, condenando a infidelidade partidária.

Aqui, no município de Granja, em palanque, o candidato a Prefeito e o Senador não esconderam a traição de 2006.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Segurança II

Apesar da gravidade da crise na cúpula da Secretaria de Segurança do Estado do Ceará, o Governo não dá sinais de ação.

Tudo que deseja apurar é quem passou ao jornal Diário do Nordeste, um documento que não tem caráter sigiloso. O jornal faria melhor se divulgasse o ofício, na íntegra.

O Ministério Público, segundo a imprensa, decidiu se manter à margem do incidente.

Na Assembléia Legislativa, apenas o Deputado Edson Silva se pronunciou sobre o assunto.

A Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Ceará, sempre zelosa na defesa dos direitos humanos e das liberdades individuais, mantém-se discreta.

O mais preocupante, em todo este acontecimento, é a denúncia de uso indevido do equipamento destinado a interceptações telefônicas, quando autorizadas pela Justiça, e o acesso ao mesmo de pessoas estranhas à organização, responsável pela sua guarda.

Se é verdade, como afirmou à imprensa um integrante da cúpula da Segurança, que na Secretaria se instala uma outra Polícia, essa seria a quarta, a se somar às Polícias Civil e Militar e à Ronda.

Há perguntas que o noticiário suscita, face ao que ocorre no seio da cúpula da Segurança Pública:
- Quem confia em quem?
- Quem desconfia de quem?
- Quem é imexível? Por quê?

Saiba mais no Diário do Nordeste, edições de 09/09/09 e 10/09/09.

Perigo

A botânica Aline Braga, em tese de doutorado apresentada à Universidade Católica de Brasília, estima que os ipês roxo e amarelo desaparecerão em 50 anos, a continuar o desmatamento descontrolado.

Lute, faça sua parte. Não prive nossos descendentes dessa beleza que desfrutamos.

Saiba mais na revista Istoé, edição de 10/09/08.

A foto acima foi feita por Beatriz Alcântara.

Imprensa

A imprensa, de um modo geral, não falo da brasileira em particular, no afã de interpretar fatos e esquadrinhar comportamentos, padece de leviandade analítica, para o que contribui a reconhecida arrogância desses profissionais e o envolvimento político e ideológico de muitos deles.
Afirmações feitas com a soberba dos infalíveis, são desmentidas em seguida, mal são conhecidas as opiniões emitidas com o ar de profecias.
É que muitas vezes, as impressões são enunciadas mais para induzir que para informar.
Exemplo do que digo, é o que se passa com a companheira de chapa do candidato a Presidente dos Estados Unidos pelos republicanos, John McCain, a Governadora do Alasca, Sarah Palin (foto).
Conservadora, com pouca experiência política e administrativa, caçadora de alces, defensora do porte de armas, tão logo lançado seu nome, foi intensamente criticada pela imprensa, que de imediato levantou dúvidas sobre sua reputação.
Foi acusada de uso indevido de diárias, possível adultério, ocultação de gravidez da filha solteira e inimiga da natureza. Chega? Com este portfólio, jornalistas descredenciaram a escolha de McCain e previram seu naufrágio eleitoral.
Os dias seguintes mostraram que não era bem assim, como imaginavam as pitonisas. As sondagens eleitorais mostraram que após a convenção que homologou a chapa, o republicano empatou ou ultrapassou o concorrente, dependendo do autor da pesquisa.
A mídia passou a atribuir o impulso da candidatura à escolha da vice, antes repudiada.
Toda esta mudança de cenário ocorreu em menos de uma semana.
Mais modéstia e menos presunção. Mais isenção, menos paixão. Tudo isso ajuda a fazer uma imprensa melhor.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Nepotismo

Governadores e prefeitos brasileiros encontraram um meio de escapar à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que guilhotinou o nepotismo.

Salvam as cabeças dos nepotes, promovendo os entes queridos aos cargos de secretários estaduais e municipais.

O Ceará dispensa o recurso. É que o nepotismo já estava promovido.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 09/09/08.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Fiscalize

O blog do Deputado Leo Alcântara traz importante informação sobre medidas que a Comissão de Orçamento do Congresso Nacional (CN) está adotando, para tornar mais transparente a elaboração do orçamento e o acompanhamento dos gastos federais.

Um mecanismo batizado Fiscalize vai permitir o acompanhamento, pelos cidadãos, das transferências de recursos federais para estados e municípios, desde a liberação do dinheiro até a realização da obra.

É a fiscalização cidadã que está sendo instituída para dificultar desvios de dinheiro público.

Detalhes estão no blog do Deputado.

Favoritos

O poeta gaúcho Fabrício Carpinejar, que comemora dez anos de carreira, selecionou os versos da literatura brasileira que mais o emocionam, aqueles que segundo ele nunca serão apenas fragmentos.

Trouxeste a chave? Do poema Procura da Poesia, de Carlos Drummond de Andrade.

Como conhecer as coisas senão sendo-as? Do poema XIV, canto VII, do livro Invenção de Orfeu, de Jorge de Lima.

Que não segue, nem volta, que circunda
A escuridão como os braços de um moinho. Do poema Infância, de Paulo Mendes Campos.

Alta é a alucinação da provada beleza.
Pura e ardente, esta angústia. E perfeita a agonia. No livro Solombra, de Cecília Meireles.

Aproveite o embalo e faça também suas escolhas. Faz bem começar o dia com poesia.

Saiba mais na revista Bravo, número 08/08.

Segurança Pública


A matéria publicada pelo jornal Diário do Nordeste, edição de ontem, 8 de setembro, é de enorme gravidade. (Foto: Miguel Portela)

Documento parcialmente reproduzido na reportagem dá conta de que 11 delegados, todos integrantes da cúpula da Polícia Civil do Estado do Ceará, portanto ocupantes de cargos comissionados, em tese, da confiança do Secretário Estadual de Segurança, a ele se dirigiram, em documento oficial, solicitando providências contra comportamento inadequado de um de seus colegas de equipe, assessor direto do titular da pasta.

O fato é inusitado e muito grave.

Torna-se ainda mais grave pelo teor da denúncia que é feita.

Trata-se de acesso de estranhos ao guardião, aparelho destinado à interceptação telefônica, quando autorizada pela Justiça. É de salientar que os infiltrados flagrados pertencem à Casa Militar do Governo, o que denota a vulnerabilidade na guarda de equipamento tão sensível.

A não publicação do documento na íntegra dá margem à especulação quanto aos nomes dos envolvidos, bem como a possibilidade de terem sido feitas escutas sem autorização judicial.

Do que se conhece até aqui, deduz-se reinar, na cúpula da Segurança Pública, descontrole administrativo, desconfiança funcional e desintegração operacional.

O que fez o Secretário ao receber o documento, que compromete frontalmente sua liderança na Pasta?

Só lhe restava um caminho a tomar. Exonerar ou exonerar-se, pois estava claro que sua autoridade fora duramente afetada. Sua passividade no caso compromete seu desempenho e liderança da equipe.

A situação requer ação rápida do Ministério Público e da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.

A sociedade, intranqüila, precisa saber o que há, além do pouco que até agora veio à luz, graças ao trabalho de investigação do Diário do Nordeste.

domingo, 7 de setembro de 2008

Adriano


Adriano, o imperador romano, está sob os holofotes da mídia, que revive o interesse por esta figura histórica, intensamente promovida por Marguerite Yourcenar, no seu fascinante livro, Memórias de Adriano, lançado em 1951. O sucesso mundial de vendas ajudou a autora a chegar à Academia Francesa, sendo a primeira mulher a integrá-la.

Uma exposição no British Museum, aberta há um mês, a realização de um documentário pela BBC, junta-se à adaptação para o cinema do livro de Yourcenar, desencadeiam uma releitura de Adriano, ao tempo que projetam sua figura para o centro do interesse cultural.

A mostra teve 12.000 ingressos vendidos antecipados pela internet, um recorde para o Museu. O filme deverá estar pronto em 2010, com Antonio Banderas no papel do imperador e locações na Itália, Marrocos e Espanha.

O livro, que considerei delicioso quando o li, é escrito em forma de carta de Adriano, já no fim da vida, ao seu sucessor Marco Aurélio. Yourcenar levou 25 anos para escrever o livro, tendo realizado sólida pesquisa histórica para, segundo ela, refazer, por dentro, aquilo que os arqueólogos do século 19 fizeram por fora.

Saiba mais no jornal Folha de S. Paulo, edição de 26/08/08.

Queda

A produção industrial brasileira cresceu em 10 das 14 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no mês de julho, em comparação com junho.

O maior crescimento foi registrado em Goiás, 3,1%. São Paulo foi a que menos cresceu, 0,3%.

Os piores resultados foram os de Pernambuco, -3,2%, e Ceará, -1,4%.

Saiba mais no jornal Diário do Nordeste, edição de 05/09/08.