sábado, 6 de dezembro de 2008

Biblioteca na Holanda

Veja o requinte e a engenhosidade do mobiliário de uma biblioteca na Holanda.

Patinho Feio

Ameaçado de demolição, o Museu Ara Pacis, em Roma - projetado por Richard Meier e inaugurado há apenas 2 anos -, primeiro edifício moderno construído no Centro histórico da 'Cidade Eterna'.

Gianni Alemanno, o novo Prefeito direitista da città, prometeu, ao assumir o cargo em abril, pô-lo abaixo, por falta de "compatibilidade" com o entorno.

Já o Ministério da Cultura sugere uma manobra menos radical: a demolição de um muro projetado por Méier e o rebaixamento de outro, visando liberar a vista para as igrejas barrocas, que lhe estão por trás e que foram escondidas pelo novo Museu.

O Museu é feio e excessivo (...), uma bofetada na cara dos cidadãos romanos, fulminou o Subsecretário do Ministério, Francesco Maria Giro.

O edifício de Meier funciona como um relicário, abrigando o Ara Pacis, um altar sacrifical do século I aC, encomendado pelo Imperador Augustus, dedicado à paz nos campos de França e Espanha.

A revolta contra a obra é tanta que Vittorio Sgarbi, um crítico de Arte sem papas na língua, qualificou-a de cloaca indecente: um cruzamento de posto de gasolina com pizzaria!

(Foto: lui40 in www.flickr.com)

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Desistência

A Honda oficializou a decisão de sair da Fórmula 1.

Alegou falta de retorno para os pesados investimentos feitos, a necessidade de focar seu negócio e a crise da economia, que afeta drasticamente a indústria automobilística.

Nos Estados Unidos, a comercialização de carros da marca caiu 32%.

A estrutura do time foi colocada à venda. Caso não apareça comprador, as atividades serão encerradas em março do próximo ano.

O Beco

Audifax Rios, o embaixador cultural de Santana do Acaraú em Fortaleza, ingressou na Academia de Letras e Artes do Nordeste (ALANE), merecida láurea para quem, como ele, maneja com maestria letras e pincéis.

Escolheu como patrono de sua cadeira, Ciro Colares, um dos grandes cronistas de Fortaleza, cujos testemunhos de amor à cidade estão registrados nos jornais e nos livros que escreveu.

Para assinalar sua investidura acadêmica, Audifax organizou e ilustrou publicação em que nos fala de Ciro, autor e obra. E da relação que com ele estabeleceu, a partir de apresentação feita pelo meu primo José Domingos, radialista e publicitário, que virou legenda do rádio e publicidade cearenses.

Para minha satisfação, estou lá nos textos do Ciro, como o redentor do BECO, de batismo Beco do Segundo, de crisma Rua Professor Costa Mendes, o Prefeito que decretou o fim da lama no Montese e Jardim América.

Formação

No Ceará, há indicações de que os cursos de formação de policiais militares e civis, delegados e escrivães, estariam deixando muito a desejar em relação à carga horária, conteúdo e treinamento físico.

É impossível melhorar a polícia sem formar bons policiais. A pressa em admiti-los pode prejudicar o esforço para aumentar efetivos.

Refinaria

O presidente Lula reafirmou a decisão de construir a refinaria no Ceará. Só não disse quando seria. A Petrobras permanece muda.

Unamo-nos, acima de quaisquer divergências, para lutar pela sua implantação.

O Ceará merece.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Nome

O MSI-Fiamma Tricolore, sucessor do Partido fascista italiano, está premiando com E$ 1.500 aos pais que colocarem nos filhos os nomes de Benito e Rachele.

A iniciativa visa preservar os nomes do ditador Benito Mussolini - e sua esposa Rachele - do desaparecimento. E ao mesmo tempo, rememorar as raízes do Movimento.

O prêmio será oferecido aos moradores da região pobre da Basilicata, no sul da Itália.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 26/11/08.

A frase do dia

O que é bem dito diz-se com rapidez. O bom, se é conciso, é duas vezes bom.

Baltazar Gracian (1601-1658), teólogo e filósofo espanhol.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Aderbal Freire

Decorreu no sábado último, 29/11/08, o centenário de nascimento de Aderbal Nunes Freire.

Advogado, foi professor de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil- Secção Ceará (OAB-CE). Foi um dos fundadores da Associação dos Professores do Ensino Superior do Ceará (APESC).

Amigo de meu pai, colaborou junto com ele na fundação e administração da APESC, cuja sede freqüentava regularmente, aos sábados, para desfrutar do convívio com colegas. Através dele, me aproximei do Dr. Aderbal, que viria, com D. Maria, sua esposa, serem, mais tarde, meus padrinhos de casamento.

Desapercebido da data, não fui à missa comemorativa do centenário.

Deixo aqui meus cumprimentos à família.

Economia

Do jornal Diário do Nordeste, edição de 29/11/08, manchete de primeira página:

Saldo médio
CE supera o país em criação de empresas
Números do Estado superam também o percentual médio alcançado na Região Nordeste

O Ceará registrou, entre 2000 e 2006, taxa média de criação de empresas com pessoal assalariado de 22,2% contra taxa média de unidades extintas de 15,5%. O saldo positivo é de 6,7%.

O Estado tem média superior a do País e a do Nordeste. Somente Maranhão e Rio Grande do Norte, no Nordeste, registram, no período analisado, números superiores aos nossos.

Que marcha era essa em que andávamos?

Eleições 2008

Saiba no jornal Folha de S. Paulo, edição de 30/11/08, o preço da eleição de Fortaleza.

Quanto custou, quem pagou e a quais candidatos.

A frase do dia

Ser poeta não é uma maneira de escrever. É uma maneira de ser. O leitor de poesia é também um poeta.

Mário Quintana (1906-1994), poeta e tradutor.

ICMS II

O governador Jacques Wagner, da Bahia, anunciou o parcelamento do recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS), de dezembro, em quatro prestações.

Também informou que irá abrir uma linha de financiamento, no valor de R$ 30 milhões, para suprir a escassez de crédito com que se defrontam as empresas.

domingo, 30 de novembro de 2008

ICMS

José Serra, governador do Estado de São Paulo, anunciou que irá prorrogar por um mês o prazo para pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS), referente ao mês de dezembro. A medida significará um reforço de R$ 2 bilhões no capital de giro das empresas.

Aqui, diz o Secretário Estadual da Fazenda (Sefaz): estamos analisando, com muita cautela e estudo, se o Ceará comporta alguma medida desse tipo.

Medida desse tipo adotei em meu Governo. E meus antecessores fizeram o mesmo.

A irreverência cearense já apelidara a medida desse tipo de Decreto Papai Noel. Era uma forma de estimular a economia e dinamizar o comércio.

O atual Secretário deve estar aguardando os empresários irem lá pedir...

Saiba mais no Diário do Nordeste, edição de 29/11/08.

Medidas Provisórias

Há um debate que não cessa. Refiro-me às Medidas Provisórias (MPs), instrumento legislativo nascido na Constituição de 1988.

Discute-se sua oportunidade, cabimento, tramitação, abuso de emprego e conveniência de sua adoção.

Ações na Justiça, protestos no Legislativo, de quem se sente usurpado em suas funções, já produziram alterações no rito processual e impuseram algum freio à voracidade do Executivo.

O assunto está na ordem do dia, pelo fato do Senador Garibaldi Alves, Presidente do Senado Federal (SF), haver devolvido uma ao Executivo, a que tratava da anistia às entidades filantrópicas; e a Câmara dos Deputados (CD) ter aprovado Projeto de Lei (PL) que altera a forma de apreciação pelo parlamento.

A matéria requer exame isento e desapaixonado.

A maior defensora das Medidas Provisórias é a oposição, quando chega ao Governo. Os Presidentes argumentam que sem elas não governam, face à exigência de medidas prontas e eficazes, diante das exigências complexas da moderna administração.

Então, há algo errado na crítica e na defesa do instrumento. Uma parte da culpa, é do Congresso Nacional (CN). Por que não delibera, aprovando a medida proposta, na íntegra, modificando-a ou rejeitando-a, em lugar de paralisar o Legislativo, por falta de decisão que leva inevitavelmente ao trancamento da pauta?

A resposta está na influência tentacular do executivo sobre o Congresso, e na apatia do parlamento, vítima da inércia, fruto da fragmentação partidária, que dificulta a formação de consensos e da ausência de líderes naturais, qualificados, para impor um ritmo aceitável ao processo legislativo.

Perda

Leio nos jornais notícia sobre a morte do Professor Jaime Alencar. Ele estava internado há dias, após sofrer acidente vascular cerebral.

Fomos contemporâneos no Liceu do Ceará, tendo ele se destacado como ativo líder estudantil.

Começava sempre seus discursos com a saudação, Colegas... O que me levou a cumprimentá-lo, sempre que o encontrava, como colega Jaime.

Junto com a esposa, a Professora Penha, que preside a Associação dos Professores do Ensino Oficial do Ceará (APEOC), exerceu liderança junto aos professores cearenses.

Não diria que tenha sido integralmente justo na oposição que me fez, mas tive sempre paciência para escutá-lo, relevando o que me parecia descabido.

Ultimamente estava muito envolvido, junto com outros membros da família Alencar, na justa valorização da figura forte de Dona Bárbara de Alencar.

À Professora Penha, e demais familiares, meus pêsames.

Rotina

Jornal Diário do Nordeste, edição de 27/11/08, primeira página:

Desafio para o estado. Quatro detentos fogem do IPPOO I

O Chefe da Coordenadoria do Sistema Penal do Estado, Bento Laurindo, não descarta a colaboração de funcionários com os detentos, que serraram grades e pularam a muralha.

De volta

Estive ausente do Ceará quinta e sexta-feira passadas.

Fui ao Rio de Janeiro receber, da Academia Nacional de Medicina, o título de Sócio Benemérito.

A Academia foi fundada em 1829, e reúne nomes expressivos da medicina brasileira, tendo sido um centro de estudos médicos ímpar no período que antecedeu à consolidação das instituições universitárias.

Recebeu o título junto comigo, o ex-Senador Bernardo Cabral, também ex-Ministro da Justiça e Relator Geral da Constituinte de 1988.