sexta-feira, 10 de abril de 2009

Opinião - Marcha lenta

* Artigo publicado no jornal Diário do Nordeste, edição desta sexta-feira (10/04/09)

Esta, eu soube pelos jornais. Em entrevista recente a um programa de televisão local, quando questionado sobre o ´ritmo lento´ das operações de governo e a quase nenhuma realização de cunho próprio em dois anos de gestão, o atual governador cearense saiu-se com uma justificativa frágil e inconsistente que deve ter deixado constrangidos seus aliados mais lúcidos. Na oportunidade, o governador jogou a culpa na ´burocracia´ pela marcha lenta de sua administração, chamando impropriamente de ´entraves´ àqueles mecanismos próprios de que dispõe a legislação ao Estado para garantir a eficácia e lisura dos processos públicos.

Ora, as normas que determinam os processos licitatórios, através dos quais o governo contrata serviços e gasta o seu, o meu, o nosso dinheiro não foram criadas por inspiração mórbida, para dificultar a vida dos governantes. Elas estão lá para assegurar condições iguais de disputa entre os entes privados fornecedores de produtos e serviços, dar transparência aos critérios seletivos de aquisição e, mais importante, garantir o melhor resultado, tanto do ponto de vista da qualidade quanto de custo.

Com isto, preserva-se assim o interesse comum da sociedade que elege governantes, paga tributos ao Estado e é o objeto final de toda ação pública, sendo esta a finalidade central dos ditames legais, que, desse modo, submete a vontade do governante, seus caprichos e preferências pessoais, ao crivo objetivo do interesse público. Por outro lado, por mais elementar que seja o argumento, é forçoso lembrar que as normas que regulam a ação administrativa dos governantes são universais, isto é, valem para todos, e foi com estas mesmas normas que outros governos, anteriores a este lograram obter bons desempenhos e deixar na história recente do Ceará uma marca de competência.

Também nos outros estados da Federação os governos lidam com legislações semelhantes e, agora mesmo, alguns deles estão trazendo à população idéias inovadoras e ações arrojadas na busca de melhor atender às necessidades da população. Se estamos em marcha lenta, que não se culpe a máquina. O problema pode ser o piloto.

LÚCIO ALCÂNTARA - Presidente do Partido da República no Ceará

2 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma do anônimo por necessidade.

Com essa declaração impensada e infeliz, o Governador CID está se comportando de maneira semelhante ao folclórico piloto brasileiro da Fórmula 1, o Rubens Barrichello.

O Piloto sempre culpa a máquina (o carro), o Governador também está reclamando da máquina (adminstrativa)!!!

Anônimo disse...

Que comentário feliz!! Já parou pra vê, que em materia de blá blá blá a equipe do governo da aula.Tem carro do Estado que é branco e está ficando na cor cinza(adesivado)para combinar com a nova frota de luxo.Obras só de grande porte, carros só de luxo.Tudo é culpa da quadra invernosa, parece que temos inverno só de 2,5 anos em 2,5 anos.
Governo come urubu e arrota peru.