sábado, 11 de maio de 2013

Desordem

Ha total falta de ordem no calçadão da Beira-Mar.

Pedestres disputam espaço com os ciclistas em que pese ser proibida ali a circulação de bicicletas.

Acho que se vingam em cima dos caminhantes da perseguição que sofrem dos automóveis.

Desperdício

A FIFA, que vem mandando no Brasil nos últimos tempos, já anunciou não admitir o funcionamento de unidades administrativas nos estádios que irão sediar jogos da Copa do Mundo.

Com isso a secretaria de esportes, alojada no Castelão, irá mudar de sede. Mais uma vez.

Responda rápido : quantas vezes no atual governo aquele órgão já mudou de local com a realização de muitos gastos com obras ? Sinônimo de falta de planejamento e descaso com o dinheiro público.

Fechadas

O Diário do Nordeste, edição de 07/05/13, traz matéria sobre policlínicas construidas pelo governo do estado que continuam fechadas e se deteriorando.

Essa é a face cruel de um governo dominado pelo marketing e a megalomania. O negócio é construir. Colocar para funcionar...bom, aí já é querer de mais. É o que vem acontecendo com delegacias, escolas e hospitais.

Em Iguatu a unidade de saúde está pronta há quase dois anos. Há informações de situação semelhante em outras cidades do interior.

A situação reflete uma linha de conduta do atual governo reprovável em si mesma, por desumana. Lembram de como os serviços básicos, inclusive saúde, passaram meses sem funcionar no início da atual adminstração com o objetivo de juntar dinheiro ?

O preço dessa política malvada foi dor, sofrimento e morte de milhares de pessoas que ficaram sem atendimento.

OMC

O Brasil depois de um jejum de muitos anos consegue ter no topo de um organismo internacional de prestígio um nacional.

O embaixador Roberto Azevedo acaba de ser eleito diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), entidade que lida com as intricadas questões do comércio exterior.

Investidas anteriores em relação à esse e outros postos tinham até então sido malsucedidas. A exceção foi a FAO, que cuida de alimentos, sediada em Roma, chefiada por nosso patrício Francisco Graziano, ex-ministro de Lula.

Pela primeira vez alguém fora do circuito dos paises ricos chega à direção da OMC. Azevedo é competente e conhecedor da organização que lhe caberá presidir nos próximos anos. Vem em nome dos pobres e emergentes mas tem consciência que não irá mudar o jogo da noite para o dia.

Promete enfrentar com energia o desafio de retomar as negociações frustradas para liberalização do comércio mundial (rodadas Uruguai e Doha) e modernizar a instituição.

Creio que o êxito de sua campanha repouse, pelo menos em parte, na competência profissional do Itamaraty a bordo da política executada nos governos Lula de maior proximidade do Brasil com os paises subdesenvolvidos.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 08/05/13

Inflação

A inflação medida no mês de abril sugere sua persistência.

O IPCA para o mês foi de 0,55%, acima da previsão de 0,47%. Com o resultado o número volta a ficar dentro da meta do Banco Central ainda que muito próximo ao teto, 6,49%.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 09/05/13

Kafka

Sobre a escrita do autor tcheco Franz Kafka :

Os protocolos herméticos de Kafka contêm a gênese social da esquizofrenia.

Theodor Adorno

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Imprensa

Um grupo de jornais britânicos se manifestou contra a criação de um órgão estatal para fazer a regulação da mídia impressa no Reino Unido.

A proposta do governo conservador, com o apoio dos trabalhistas, surgiu como consequência do inquérito que investigou tabloides acusados de grampear telefones para obter informações de maneira ilegal.

O escândalo mobilizou políticos e celebridades numa campanha pela regulação da imprensa e levou ao fechamento do tabloide "News of the World" de propriedade de Rupert Murdoch.

Os jornais que se insurgem contra a proposta do governo admitem a criação de um órgão semelhante porém desvinculado do Estado e com mais voz para o setor.

No mundo, de uma maneira geral, em proporções diferentes nos diversos paises, crescem manifestações por um maior controle da imprensa. Seria por temor à liberdade de informar ou em decorrência de abuso dela ?

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 26/04/13