sexta-feira, 17 de abril de 2009

Boa Notícia


No último mês de março, foram gerados 1.372 empregos formais no Estado do Ceará. Este foi o segundo melhor resultado para o mês na série histórica.

A reação surge após dois meses de resultados negativos. Na estatística nacional de empregos gerados, ficamos em 10º lugar.

Saiba mais no Diário do Nordeste, edição de 16/04/09 (foto: José Leomar/DN).

Saúde

O governo do Estado do Ceará anuncia a construção de 21 policlínicas em cidades do interior. Ótimo, o povo precisa delas.

Novidade? Não, a ideia nasceu no meu governo. Este conceito foi desenvolvido por técnicos da Secretaria de Saúde, quando foi elaborado o projeto arquitetônico e iniciada a construção da primeira unidade, no município de Itapipoca, que deixei, diga-se, em avançado estágio.

Chamados de CEM (Centro de Especialidades Médicas), destinavam-se a propiciar atendimento especializado à população, para evitar grandes deslocamentos, onerosos e sofridos.

Uma mudancinha aqui, outra acolá, um novo nome. Muita publicidade, para parecer que surge uma proposta nova...

É boa, mas não é nova.

Política

A política clientelista e patrimonialista é má.

Pior do que ela, só a política patrimonialista e clientelista com aparência de coisa séria.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

O Mapa da Pobreza no Ceará

Pesquisa realizada pelo Centro de Aperfeiçoamento de Economistas do Nordeste (CAEN), da Universidade Federal do Ceará (UFC), que foi apresentada na Assembléia Legislativa na primeira quinzena deste mês, comprova que a quantidade de pessoas vivendo em condições de extrema indigência diminuiu sensivelmente, durante os anos de 2003 a 2007, caindo de 16,23% para 11,86%.

Neste citado período, como governador do Ceará, instituí o Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), com o objetivo de arrecadar recursos para aplicar em projetos de combate à pobreza. Na época, o Fundo foi duramente criticado por empresários e por deputados, que hoje apóiam ou integram o governo Estadual.

Mas, foram os recursos do FECOP, entre outras ações, evidentemente, que contribuíram para garantir a redução da pobreza em nosso Estado.

Não se justifica, no entanto, que agora, com arrecadação recorde, conforme matéria do Jornal O Povo, edição de 04/03/09, haja a menor execução financeira: O Fecop comemora a marca de R$ 203,9 milhões arrecadados em 2008, a maior desde que o Fundo foi lançado. Mas a eficiência demonstrada na captação do dinheiro não significa maior execução financeira, que ficou no menor percentual da história, apesar do aumento dos valores brutos.

Ter os recursos necessários e não aplicá-los para ajudar quem precisa, é de uma sordidez inimaginável.

Como já disse em um post anterior, avareza, incompetência e descaso pelos pobres são as únicas explicações para um desembolso medíocre.

Caso tenha interesse, acesse aqui o documento completo.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Números do Governo - Março/2009

Clique na imagem para melhor visualização.
Como demonstra o gráfico, o governo do estado comprou em março, sem licitação, bens e serviços no valor de R$ 81.701.089,81.
Fonte: Diário Oficial do Estado do Ceará

Reforma Universitária

O governo do Estado do Ceará contratou a empresa Educar para realizar estudo que visa remodelar as universidades estaduais.

Pelo que está no blog do Eliomar de Lima, os responsáveis são os mesmos, além de outros, que venderam, sem licitação, numa operação milionária, milhares de livros ao Estado.

A transação despertou fortes críticas e a atenção do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), que, em exame preliminar, identificou irregularidades.

Desta vez, terá havido licitação?

Semana Santa III

Em matéria de violência, a semana não foi nada santa.

A violência matou 51 pessoas por ocasião do feriado da páscoa. 10,8% a mais em relação ao ano passado, quando foram 46 as mortes violentas.

Como se vê, pelos números apurados não há o que comemorar nesta área.

É triste constatar tanta violência num período que convida à reflexão e ao recolhimento.

Saiba mais no jornal Diário do Nordeste, edições de 13 e 14/04/09.

Deselegância

Mulher mascando chicletes em público.

Semana Santa II

No meu sítio, no município cearense de Guaramiranga, aproveitei o silêncio reinante para contemplar a natureza, molhar-me na chuva, admirar a mata densa, exuberante, refeita das agressões do homem, pintada de todos espectros do verde.

Cachoeiras improvisadas inundavam os caminhos transformados em leitos de rios. O barulho das águas, rolando na terra, caindo nas telhas, era a maravilha sinfônica feita de notas escolhidas por Deus.

Aquele pedaço de chão, podem crer, é o paraíso na terra. Até quando?

terça-feira, 14 de abril de 2009

Semana Santa

Passei a Semana Santa, de quinta a domingo, entre os municípios cearenses de São Gonçalo do Amarante e Guaramiranga, em companhia da família e de amigos. Na primeira, reencontramos as origens na velha casa de meus avós paternos, preservando uma tradição que se repete a cada ano.

Participei da tradicional procissão, na madrugada de sexta feira, 10 de abril, pela décima vez, sem solução de continuidade, que percorre um trecho do interior até a igreja matriz, na sede do município, puxada por participantes que se revezam carregando pesada cruz em memória da paixão de Cristo.

Banhei-me com a água da chuva, que jorrava abundante da boca do jacaré na fachada da casa, como acontecia no tempo de criança. Só deixei de mergulhar na lagoa por falta de quem quisesse me acompanhar.

Senti falta da matraca, cuja estridência convocava os fieis para os atos litúrgicos próprios da data. E dos panos roxos que cobriam, durante a quaresma, as imagens dos santos.

As chuvas copiosas lembravam meu pai, o qual inobstante as elevadas posições que galgou, nunca se desprendeu do sertão, levado dentro de si com os hábitos que guardou. Sempre que podia, corria em direção a ele, sobretudo, como agora, quando as chuvas vestiam-no de verde.

Isonomia

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará tem sido fiscal rigoroso quanto ao conteúdo dos programas de responsabilidade de partidos políticos, veiculados ao amparo da legislação que regula a matéria.

Destinados à veiculação do ideal partidário e da doutrina política, o Tribunal não admite desvirtuamentos que abriguem promoção pessoal, sequer a título de prestação de contas.

No passado, o Partido da República (PR), que presido no Estado do Ceará, teve sua programação suspensa, com perda de parte do tempo a que teria direito no ano seguinte, por ter o órgão fiscalizador considerado que o assunto ali exposto estava em desacordo com a prescrição legal.

No momento, o governador do Estado ocupa o precioso tempo reservado ao seu partido, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), para fazer ostensiva promoção pessoal e propaganda de sua administração, em flagrante desrespeito à lei e ao entendimento consolidado na corte eleitoral.

Estou seguro de que aquela colenda Corte agirá em relação ao infrator, com o rigor e a isenção já demonstrados anteriormente.

Pranto

Será celebrada hoje, dia 14 de abril, a missa da ressureição de Nicinha Pinheiro, falecida depois de longa enfermidade.

Em vida, distinguiu-se na sociedade cearense, junto com o marido, Edmilson, como uma anfitriã frequente e simpática, que fazia da arte de receber uma permanente alegria.

São inesquecíveis suas recepções no Rancho Alegre, em Parangaba. E no Santa Isabel, no Eusébio. Momentos de descontração, mesa farta e amistosa convivência.

Ouvi de meus pais como se conheceram em Quixadá, no início da vida profissional de papai. E de que forma contribuíram para a aproximação e casamento de Nicinha e Edmilson.

Muitos anos depois, o Rancho Alegre foi palco de cena constrangedora, que o casal anfitrião superou com elegância e sóbria altivez.

Por ocasião da sucessão do Presidente Geisel, o senador Magalhães Pinto ensaiou uma candidatura civil à Presidência da República, quando a escolha do candidato se restringia ao meio militar, com o Congresso Nacional (CN) ratificando o nome do ungido.

Magalhães Pinto apresentava-se como candidato, com a credencial de ter sido, quando governador de Minas Gerais, um dos líderes do movimento de 64. Viajava pelo Brasil pregando a abertura política com um civil presidente.

Amigo de meu pai, então vice-governador do Ceará, desde o Senado, ao planejar sua vinda ao Ceará procura-o, para articular sua programação local. Entre outros compromissos, ficou acertado um jantar em sua honra oferecido pelo casal Edmilson Pinheiro.

Entre os convidados estava o Comandante da 10ª Região Militar, o General Milton Tavares de Sousa, salvo engano, o qual, suponho, desconhecia o motivo da recepção. Tão logo chega o homenageado, o General e seus acompanhantes se retiram em protesto, por considerar o senador um dissidente do regime por ele representado.

O impacto da atitude dissolveu-se na cordialidade reinante, no uísque generoso e na classe dos anfitriões.

Do convívio com o casal guardamos, minha mulher e eu, a lembrança de um agradável fim de semana na fazenda de Quixadá, às margens do Cedro, em companhia, entre outros, de Lúcio Brasileiro, Régis Jucá e do meu professor, o médico Aluísio Pinheiro, irmão do dono da casa.

Desses amigos, os que já partiram levaram consigo, como agora Nicinha, um pedacinho de nós, deixando conosco outro tanto deles.