sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Liberdade X Igualdade

O jornal O Globo do último sábado, 13/08/11, traz matéria sobre o livro "O Mundo em Desordem", da autoria de Demétrio Magnoli e a historiadora Elaine Senise Barbosa.

O lançamento se dá quando há 50 anos começava a se erguer o Muro de Berlim barreira a separar  o mundo socialista do capitalista.

O muro ruiu, ou melhor foi derrubado pela vida real que já não podia ser contida dentro de fronteiras ideológicas rígidas. Ele desmoronou mas história sobreviveu sob os escombros.

Para contar a trajetória da história o livro recorre aos postulados que inspiraram a revolução francesa e anunciaram ao mundo os paradigmas de um novo contrato social.

Liberdade, Igualdade e Fraternidade soavam os clarins da nova ordem! Da liberdade se apropriaram os liberais; da igualdade, os socialistas; da fraternidade não fizeram caso que o egoismo dos homens não deixou.

O confronto entre as duas tendências subsiste sendo que o avanço de uma é o recuo da outra. O embate entre as duas correntes organizadas em partidos políticos resume a marcha da história das ideias no século XX.

A frase do dia

A Copa de 2014 divertirá muita gente durante um mês e alguns poucos durante muitos anos. Os vencedores da disputa de 2014 já são conhecidos, embora não calcem chuteiras nem joguem à vista de todos.

Hilário Franco Júnior, sobre os gastos da Copa.

Universidades

Boa parte de nossas universidades não são universidades de fato.

Explico-me. Segundo estudo realizado no âmbito do Conselho Nacional de Educação 40% de nossas universidades não cumprem um dos requisitos para funcionarem como universidades.

Das 184 instituições, públicas e privadas, 67 não apresentam um mínimo de 3 programas de mestrado 1 de doutorado sendo que 15 delas não têm nenhum programa em funcionamento.

A partir de 2013, a exigência passará a ser de 4 mestrados e 2 doutorados.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 14/08/11

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

De volta

Há um sebastianismo lulista em gestação. 2014 vem aí! Te cuida Dilma.

Frases soltas

1 - Bateu uma paúra no mercado.
     
      Eike Batista, empresário que perdeu U$ 2 bilhões de sua fortuna.

 2 - Não fui me esconder no banheiro; fui porque havia uma necessidade de ir.

      Senadora Marta Suplicy (PT-SP), negando ter ido ao banheiro para evitar falar à imprensa sobre o  escândalo do turismo do qual foi ministra.       

3 - Parte da sociedade britânica está doente.

      James Cameron, primeiro ministro inglês sobre os distúrbios no Reino Unido.

 4 - É uma fábrica de louco. Ninguém escuta ninguém
     
       Tiririca, deputado federal falando sobre a Câmara.

Estranho

Um grupo de senadores levantou a bandeira da ética e do combate a corrupção apoiando a presidente Dilma na faxina que realiza para moralizar o serviço público.

Estranho é que os mesmos senadores preocupados em extirpar os corruptos da administração pública se recusem a assinar uma CPI para investigar seus mal feitos.

Verba volant!

O vício da leitura


A boca da verdade

O teste da fidelidade
A Boca da Verdade - tela de Lucas Cranach, o velho (1472/1553)

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Universidade do Cariri

A notícia da criação da Universidade Federal do Cariri é muito auspiciosa.

O Ceará amargou durante anos grande e injusta discriminação em relação à oferta de vagas no ensino superior federal.

Enquanto estados como Minas Gerais e Rio Grande do Sul, para citar dois exemplos apenas, possuiam mais de uma dezena de universidades federais nosso estado durante muitos anos sediava uma única instituição desse tipo, a Universidade Federal do Ceará.

Vizinhos nossos, como Pernambuco e Paraíba, há anos ja contavam com mais de uma universidade mantida pelo governo federal.

Enquanto isso, tal como o Paraná e a Bahia, o governo cearense mantém três universidades, UECE, UVA e URCA, quando a responsabilidade pelo ensino superior é da união.

Quando governador lutei muito contra esse inadmissível tratamento dado à nossa juventude gravemente limitada no seu acesso ao ensino superior gratuito federal.

Por várias vezes denunciei de público a situação e tratei do assunto junto aos ministros da educação e o presidente Lula.

Minha insistência, com a ajuda do secretário Hélio Barros, resultou na criação dos campos avançados da UFC no Cariri e Sobral que atendia em parte nossa reivindicação.

Lutei por essa causa por acreditar que reduzir desigualdades é oferecer igualdade de oportunidades. Sobretudo na educação.

Um estudo técnico a partir de critérios populacionais mostrou ao governo como era justo nosso pleito. Das quatro novas universidades anunciadas uma delas ficará no Cariri.

Corrige-se uma injustiça que perdura há dezenas de anos.

A frase do dia

De Carlos Alberto Sardenberg, sobre o custo Brasil, em artigo intitulado O Brasil ficou muito caro publicado no jornal O Estado de S. Paulo, de 15/0811 :

O que nos atrapalha é o governo, que arrecada demais, gasta demais, e mal, e ainda deve muito.

domingo, 14 de agosto de 2011

Itália

A Itália, que deve 120% do seu PIB, virou o alvo do mercado e entrou na alça de mira das agências de classificação de rating.

Diante do risco o governo reagiu com um programa de austeridade que inclui imposto sobre fortunas, privatizações, fim de feriados e fechamento de 1,5 mil prefeituras.

A economia esperada com a implementação dessas medidas deve ascender a 45 bilhões de euros. Bastará?

O mal estar gerado pelo anúncio de medidas tão drásticas divide o próprio governo ainda mais quando há notícia de uma carta secreta vindo de Frankfurt que prescrevia as providências encampadas pelo governo.

Para a oposição a missiva decreta o fim da soberania financeira da Itália.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 13/08/11

Legislativos

O papel do Legislativo está claro na competência que lhe foi atribuida na Constituição, de acordo com o princípio da separação dos poderes: legislar e fiscalizar.

Lideranças das Assembleias Legislativas têm volta e meia reclamado que a reserva legal constitucional que lhes cabe é extremamente limitada. Reivindicam uma reforma da Constituição que amplie sua margem para legislar.

Outras ações desenvolvidas no legislativo são secundárias, e algumas onerosas, com pouco ou nenhum proveito para o povo.

De um modo geral tambem não fiscalizam nada. Confundem apoiar o governo com submeter-se a ele fechando muitas vezes os olhos à trangressões éticas, ao interesse público e ao abuso de poder.

Em casos extremos convertem-se em meros departamentos legislativos do executivo. Aprovam tudo rápido e sem discussão.

Ora, se não exercem as prerrogativas de que dispoem não faz sentido alargá-las. Exemplo recente tivemos aqui no Ceará. Uma tentativa de reforma constitucional patrocinada pela Assembleia gorou, abortada pelo Executivo.

Perplexidade

Da coluna Panorama Político, do jornalista Ilimar Franco no jornal O Globo, edição de 13/08/11

Nós não criamos leis, nós não fiscalizamos, nós não levamos recursos para as bases. O que nós fazemos no Senado? Pedro Taques, senador (PDT -MT).

Pergunta idêntica poderia fazer também um deputado.