terça-feira, 16 de agosto de 2011

Universidade do Cariri

A notícia da criação da Universidade Federal do Cariri é muito auspiciosa.

O Ceará amargou durante anos grande e injusta discriminação em relação à oferta de vagas no ensino superior federal.

Enquanto estados como Minas Gerais e Rio Grande do Sul, para citar dois exemplos apenas, possuiam mais de uma dezena de universidades federais nosso estado durante muitos anos sediava uma única instituição desse tipo, a Universidade Federal do Ceará.

Vizinhos nossos, como Pernambuco e Paraíba, há anos ja contavam com mais de uma universidade mantida pelo governo federal.

Enquanto isso, tal como o Paraná e a Bahia, o governo cearense mantém três universidades, UECE, UVA e URCA, quando a responsabilidade pelo ensino superior é da união.

Quando governador lutei muito contra esse inadmissível tratamento dado à nossa juventude gravemente limitada no seu acesso ao ensino superior gratuito federal.

Por várias vezes denunciei de público a situação e tratei do assunto junto aos ministros da educação e o presidente Lula.

Minha insistência, com a ajuda do secretário Hélio Barros, resultou na criação dos campos avançados da UFC no Cariri e Sobral que atendia em parte nossa reivindicação.

Lutei por essa causa por acreditar que reduzir desigualdades é oferecer igualdade de oportunidades. Sobretudo na educação.

Um estudo técnico a partir de critérios populacionais mostrou ao governo como era justo nosso pleito. Das quatro novas universidades anunciadas uma delas ficará no Cariri.

Corrige-se uma injustiça que perdura há dezenas de anos.

Nenhum comentário: