A notícia da criação da Universidade Federal do Cariri é muito auspiciosa.
O Ceará amargou durante anos grande e injusta discriminação em relação à oferta de vagas no ensino superior federal.
Enquanto estados como Minas Gerais e Rio Grande do Sul, para citar dois exemplos apenas, possuiam mais de uma dezena de universidades federais nosso estado durante muitos anos sediava uma única instituição desse tipo, a Universidade Federal do Ceará.
Vizinhos nossos, como Pernambuco e Paraíba, há anos ja contavam com mais de uma universidade mantida pelo governo federal.
Enquanto isso, tal como o Paraná e a Bahia, o governo cearense mantém três universidades, UECE, UVA e URCA, quando a responsabilidade pelo ensino superior é da união.
Quando governador lutei muito contra esse inadmissível tratamento dado à nossa juventude gravemente limitada no seu acesso ao ensino superior gratuito federal.
Por várias vezes denunciei de público a situação e tratei do assunto junto aos ministros da educação e o presidente Lula.
Minha insistência, com a ajuda do secretário Hélio Barros, resultou na criação dos campos avançados da UFC no Cariri e Sobral que atendia em parte nossa reivindicação.
Lutei por essa causa por acreditar que reduzir desigualdades é oferecer igualdade de oportunidades. Sobretudo na educação.
Um estudo técnico a partir de critérios populacionais mostrou ao governo como era justo nosso pleito. Das quatro novas universidades anunciadas uma delas ficará no Cariri.
Corrige-se uma injustiça que perdura há dezenas de anos.
terça-feira, 16 de agosto de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário