sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Liberdade X Igualdade

O jornal O Globo do último sábado, 13/08/11, traz matéria sobre o livro "O Mundo em Desordem", da autoria de Demétrio Magnoli e a historiadora Elaine Senise Barbosa.

O lançamento se dá quando há 50 anos começava a se erguer o Muro de Berlim barreira a separar  o mundo socialista do capitalista.

O muro ruiu, ou melhor foi derrubado pela vida real que já não podia ser contida dentro de fronteiras ideológicas rígidas. Ele desmoronou mas história sobreviveu sob os escombros.

Para contar a trajetória da história o livro recorre aos postulados que inspiraram a revolução francesa e anunciaram ao mundo os paradigmas de um novo contrato social.

Liberdade, Igualdade e Fraternidade soavam os clarins da nova ordem! Da liberdade se apropriaram os liberais; da igualdade, os socialistas; da fraternidade não fizeram caso que o egoismo dos homens não deixou.

O confronto entre as duas tendências subsiste sendo que o avanço de uma é o recuo da outra. O embate entre as duas correntes organizadas em partidos políticos resume a marcha da história das ideias no século XX.

Nenhum comentário: