sábado, 9 de agosto de 2014

Falar e ouvir

Precisamos cultivar a arte de ouvir uns aos outros. Não porque chegaremos a um acordo, mas para raciocinarmos sobre a vida que desejamos e aprendermos hábitos que levam a isso..

Michel Sandel, professor de filosofia

Felicidade

Pesquisa em 31 cidades da Europa revelou que os habitantes mais felizes estão no Porto. Seguem-se no ranking da felicidade europeia Munique e Barcelona.

Já os mais infelizes habitantes das cidades pesquisadas estão em Marselha.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Médicos

Em Portugal o Tribunal de Contas avaliando o desempenho do setor saúde sugere que o tempo médio de consulta nos Centros de Saúde do governo seja de 15 minutos quando há dois anos era de 21 minutos.

A medida permitiria um acréscimo de 10,7 milhões de consultas, 37% a mais que o número atual. O objetivo da proposta seria amenizar a escassez de médicos de família problema com o qual o país vem se defrontando há alguns anos.

Já quanto à qualidade do atendimento...

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Avós

A imprensa noticia que Estela Carlotto, presidente da associação das Avós da Plaza de Mayo, em Buenos Aires, encontrou depois de 37 anos seu neto desaparecido durante a ditadura militar argentina.

Descendia de uma filha sua assassinada pelos militares.

Quando estive na Argentina integrando um grupo de deputados federais brasileiros com o propósito de avaliar a situação política e visitar presos políticos naquele país e no Uruguai constou da programação um encontro com mães e avós da Plaza de Mayo em um café da capital portenha.

Na ocasião fiquei impressionado com o comportamento dessas senhoras que, reunidas periodicamente na praça em frente ao palácio do governo, cobravam o destino de filhos e netos desaparecidos no período em que os militares governavam o país.

Impressionou-me na ocasião a forma como exigiam obstinadamente informação sobre o paradeiro de filhos e netos na esperança de que ainda estivessem vivos. Ou pelo menos aparentavam assim pensar até que tivessem certeza do que lhes acontecera.

De certa forma fiquei intimamente chocado com aquele comportamento autista, que parecia ignorar a dura realidade imposta por uma ditadura cruel, impulsionado por uma esperança que bebia na fonte do amor.

A notícia do reencontro de avó e neto me fez recordar aquela viagem e reconhecer que a determinação daquelas senhoras, que à época me pareceu um tanto absurda, representa a vitória da persistência corajosa.

Sobrevivência

Às vezes a gente precisa se fazer de burra para sobreviver.

Valesca Popozuda, funqueira

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Desperdício

Com tanta gente passando fome é triste constatar que o mundo perde 30% do alimento produzido.

A Ásia industrializada é a região que apresenta a maior perda. No Brasil segundo a Embrapa a mior perda, chega a 50%, está no transporte e manuseio.

1,3 bilhão de toneladas de alimentos são perdidas no mundo por ano, 26,3 milhões vão para o lixo anualmente.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 21/07/14