quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Baudelaire

Edição original, com dedicatória, de Les Fleurs du Mal, de Charles Baudelaire, foi arrematada em leilão realizado em Paris, por $750.000,00 euros.

Em artigo sob o título Um bom poeta é um Baudelaire morto, o jornalista Grégoire Leménager deplorou que o livro dedicado pelo autor ao seu amigo e advogado Narcise Ancelle, tenha atingido essa soma astronômica, enquanto a editora Robert Laffont congela as edições Seghers, com o argumento de que poesia não é rentável.

Poeta bom é poeta morto?

Memória

Durante meu Governo, pela primeira vez no Ceará, cada município recebeu pelo menos uma viatura da polícia.

Incêndio


Há poucos dias ocorreu um incêndio de graves proporções, felizmente sem vítimas, em um prédio no bairro do Meireles, aqui em Fortaleza.

Poderia ter havido uma tragédia, não fora o emprego, pelos bombeiros, de moderna escada Magirus, que acionada atinge, em 22 segundos, altura correspondente ao 17º andar de um edifício.

Foi equipamento adquirido durante meu Governo, no bojo de amplo programa de modernização do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Trem


O governador do Estado inaugura hoje o Trem do Cariri, que ligará as cidades de Juazeiro e Crato. Uma excelente notícia. Um grande avanço no transporte ferroviário urbano de passageiros no interior do Ceará.

O evento de hoje já poderia ter acontecido há mais tempo, não fora o atual Governo ter interrompido as obras, tão logo se instalou. A interrupção obedecia a uma estratégia para fazer esquecer a autoria da iniciativa e trocar o nome para Metrô do Cariri.

Com efeito, a ideia surgiu no meu Governo, tendo sido desenvolvida no âmbito da Secretaria de Infraestrutura, sob a coordenação dos engenheiros Luis Eduardo Barbosa de Morais e Rômulo Forte.

Concluído o projeto, fez-se a licitação para fabricação do trem e obras da via permanente.

Coube à empresa Bom Sinal, instalada em Barbalha, construir os trens, dando início ao embrião de um polo industrial ferroviário naquela cidade, capaz de atender demandas futuras a partir do êxito do projeto, que é funcional e tem baixo custo.

O interesse que despertou, desde o começo, entre os interessados na solução dos problemas de mobilidade urbana, prenuncia que nossa experiência possa servir a outras cidades.

Do ponto de vista institucional, cuidei de alterar a lei que instituiu a empresa responsável pelo Metrofor, para estender sua abrangência operacional ao interior do Estado. Determinei ainda, à época, realização de estudos para implantação de sistema semelhante no município de Sobral.

Alegro-me com a conquista da população das duas cidades, certo de haver dado contribuição fundamental para que o antigo sonho do retorno do trem de passageiros se convertesse em realidade. (Foto: DN/Antônio Vicelmo)

Apagões

Do jornal O Estado de S. Paulo, edição de 29/11/09.

Energia
País tem um mini apagão a cada três dias
Desde o apagão do dia 10 foram registrados seis blecautes; consumo de energia bateu três recordes no período

Os apagões foram registrados:
- Nos estados do Acre e Rondônia, devido desligamento da linha de transmissão Vilhena-Pimenta Bueno
- Em cidades do norte de Mato Grosso, em razão de desligamento da linha Nobres-Sinop
- Na região metropolitana de Porto Alegre, por causa de explosão de dois transformadores na subestação Gravataí 2 da CEEE.

Dezembro

Chegou dezembro, o sábado do ano. A euforia das festas, a perspectiva das férias, o clima solidário e místico que o Natal inspira, adia decisões, prorroga prazos, amortece temores, amolece corações, nos torna mais sensíveis.

É uma pausa na rotina ou sua substituição por outra, regida pela roda da economia que alimenta o consumo e acelera os gastos.

(In)Segurança

Do Diário do Nordeste, edição de 01/12/09.

18 presos fogem misteriosamente do velho IPOO
A segurança é feita na parte interna por dois agentes penitenciários, e do lado de fora e nas muralhas por PMs

Violência urbana
Dezenove assassinatos na RMF só no fim de semana
Entre as vítimas das execuções figuraram três adolescentes
Nenhum dos criminosos foi localizado pela polícia

Expulsão

Por que será que os partidos políticos relutam em expulsar seus membros pilhados na prática de atos corruptos?

Indagação

Afinal, aconteceu a anunciada transferência para o âmbito Federal da investigação dos crimes que teriam sido cometidos no seio da polícia cearense?

Ou tudo foi só nuvem passageira?

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Recomendado

Acabei de ler O último caso da colecionadora de livros, de John Dunning, editado pela Companhia das Letras. Integra a coleção desta editora, agora com novo projeto gráfico, de excelentes histórias policiais.

A trama tem como eixo central o roubo de livros raros herdados pela filha de uma colecionadora, falecida de forma suspeita, entremeada por personagens às voltas com cavalos de corrida e a vida em hipódromos.

Cliff Janeway é um ex-policial convertido em livreiro-detetive, que já estrelou os seguintes livros publicados pela mesma editora:
- Assinaturas e assassinatos
- Impressões e prosas
- A promessa do livreiro
- Edições perigosas

O autor vive em Denver, no Colorado, onde mantém uma livraria virtual.

domingo, 29 de novembro de 2009

Dengue

Em 2009
Mortalidade por dengue na capital aumenta 785%

Segundo dados da Sesa, em 2008 foram 33.845 casos e 19 mortes.
Esta ano são 3.830 casos e 17 mortes.

Saiba mais no Diário do Nordeste, edição de 29/11/09.

Fracasso

Fracassou a reunião de cúpula dos países amazônicos, em Manaus. Dos oito presidentes convidados por Lula, só compareceram o francês Sarkozy e o da Guiana.

O encontro serviria para acertar uma posição comum sobre o tema das mudanças climáticas e, principalmente, as compensações para se evitar o desmatamento da floresta.

Com tantas ausências, a reunião perdeu importância. Seria desinteresse pelo assunto, o motivo do absenteismo dos presidentes substituídos por ministros, sem a mesma representatividade?

Luz

Energia
Conta de luz sobe e qualidade cai ao pior nível de desde a privatização

Em algumas localidades, indicadores da Aneel para o número de horas sem eletricidade são os piores da década

Do ex-diretor da Petrobras, Ildo Sauer: Temos as contas de luz mais caras do mundo e uma péssima qualidade de energia.

A justificativa das concessionárias para a píora nos indicadores de interrupção, está no clima. Raios e tempestades seriam as causas do problema.

Enquanto isso, um jogo de empurra entre Governo, Aneel e concessionárias, ignora cobranças indevidas nas contas de luz feitas a partir de cálculos equivocados que prejudicaram os consumidores.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 29/11/09.

A frase do dia

Quem aposta em autoajuda dificilmente suporta autocrítica.

Daniel Piza