terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Trem


O governador do Estado inaugura hoje o Trem do Cariri, que ligará as cidades de Juazeiro e Crato. Uma excelente notícia. Um grande avanço no transporte ferroviário urbano de passageiros no interior do Ceará.

O evento de hoje já poderia ter acontecido há mais tempo, não fora o atual Governo ter interrompido as obras, tão logo se instalou. A interrupção obedecia a uma estratégia para fazer esquecer a autoria da iniciativa e trocar o nome para Metrô do Cariri.

Com efeito, a ideia surgiu no meu Governo, tendo sido desenvolvida no âmbito da Secretaria de Infraestrutura, sob a coordenação dos engenheiros Luis Eduardo Barbosa de Morais e Rômulo Forte.

Concluído o projeto, fez-se a licitação para fabricação do trem e obras da via permanente.

Coube à empresa Bom Sinal, instalada em Barbalha, construir os trens, dando início ao embrião de um polo industrial ferroviário naquela cidade, capaz de atender demandas futuras a partir do êxito do projeto, que é funcional e tem baixo custo.

O interesse que despertou, desde o começo, entre os interessados na solução dos problemas de mobilidade urbana, prenuncia que nossa experiência possa servir a outras cidades.

Do ponto de vista institucional, cuidei de alterar a lei que instituiu a empresa responsável pelo Metrofor, para estender sua abrangência operacional ao interior do Estado. Determinei ainda, à época, realização de estudos para implantação de sistema semelhante no município de Sobral.

Alegro-me com a conquista da população das duas cidades, certo de haver dado contribuição fundamental para que o antigo sonho do retorno do trem de passageiros se convertesse em realidade. (Foto: DN/Antônio Vicelmo)

4 comentários:

Anônimo disse...

Valeu Dr. Lucio mais uma obra sua,pena que nao divulgada na hora certa.Mas nunca e tarde vamos as urnas novamenete o sre. sera uns dos maiores deputados do brasil.Veramos.

Vó Luisinha disse...

Que faz, efetivamente, Cid Gomes no governo do Ceará, digam-me? Quais são, sinceramente, seus projetos de Estado, que não tenham sido herdados do governo anterior? Digam-me, por favor. Estou no aguardo.

Anônimo disse...

CID GOMES passeia de aviãozinho, como a Vó Luizinha poderá constatar no blog do Eliomar de Lima, ele também contrata bandas de forró por qualquer "dá cá aquela palha", ele prejudica a todos aqueles que nãso estão do seu ladinho, ele manda sua mulher e sogra pra Europa pra fazer turismo artesanal, ele passeia no beco do cotovelo contando vantagens, ele faz muitinhas coisas mais viu Vó Luizinha?

Anônimo disse...

Por que o Dr. Romulo Forte, hoje presidente do Metrofor, nada comenta sobre o inicio da obra?