sexta-feira, 6 de julho de 2012

Hemingway

Graças a um acordo entre a editora americana Scribner e os herdeiros serão publicados as 47 versões escritas por Hemingway para o final de Adeus às Armas, um romance que tem como cenário a primeira guerra mundial.

A iniciativa mostra as diferentes alternativas que o Nobel de Literatura experimentou até encontrar a versão adotada para fecho do livro que o autor admitiu ter algo de autobiográfico.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Certa manhã em Teerã


Sob os olhares da multidão, os condenados são conduzidos ao patíbulo improvisado e enforcados; a pretexto de coibir a criminalidade, as execuções públicas são ameaças aos dissidentes.
* Fonte: Folha de S. Paulo (1º de julho de 2012)

Imagem

* Fonte: O Estado de S.Paulo
 (Sábado, 30 de junho de 2012)
Alemães desviam o olhar ao
verem pilhas de corpos em
Buchenwald.
30 dos 80 milhões
de Alemães sabiam das a -
trocidades e o que elas representavam.


segunda-feira, 2 de julho de 2012

Religião

O censo do IBGE revela que na década de 2000/2010 o número de católicos diminuiu em 1,6 milhão de fiéis. A igreja católica perdeu 456 seguidores por dia em uma década.

No mesmo período os evangélicos passaram de 15% para 22% um aumento de 16 milhões. Dentro do grupo aconteceram migrações entre igrejas. A igreja universal, por exemplo, perdeu 10% dos fiéis em 10 anos.

Também cresceu o número de brasileiros que se declararam sem religião. O ritmo de crescimento desse segmento perdeu velocidade. E m 1991 eram 4,7%. Na década passaram de 7,4% para 8%.

Piauí e Ceará são os estados com o maior percentual de católicos; no Rio de Janeiro está o menor percentual, abaixo de 50%. A média nacional de católicos é de 64,63%.

O Ceará foi o estado onde mais cresceu o número de evangélicos, 78,4%. Roraima e Acre foram os que mais perderam católicos.

Numa tentativa de explicação para o crescimento do número de evangélicos o cientista político César Romero Jacob, da PUC-Rio, aponta a expansão desse grupo na periferia das cidades, fenômeno que denomina de "anel pentecostal," e na fronteira agrícola-mineral no Norte do país.

Com um governo muito centralizado e uma rígida hierarquia a igreja católica teria encontrado dificuldade para se adequar às mudanças populacionais ocorridas no período levantado.

Em relação às preferências religiosas o que se observa é um trânsito das pessoas entre diferentes opções numa impressionante volubilidade de crença.

É como se as pessoas numa permanente busca não encontrem em nenhuma das religiões resposta para suas demandas espirituais.

Daí enveredarem com frequência por um caminho que ajusta a fé à sua necessidade e entendimento pessoal, uma espécie de religião feita para si, sob medida.

Saiba mais em O Globo, O Estado de S. Paulo, O Povo e o Diário do Nordeste, edições de 30/06/12.

Saúde

O Presidente Obama acaba de obter significativa vitória junto à Suprema Corte dos Estados Unidos. Por um voto foram consideradas válidas as linhas mestras da lei de sua iniciativa referente aos planos de saúde.

A nova lei que passará a vigorar a partir de janeiro de 2014 traz, entre outras, as seguintes inovações:

1 - Todo morador dos EUA será obrigado a ter um seguro de saúde que cumpra critérios mínimos. Há atualmente 25 milhões de americanos sem seguro ou cujos planos não cobrem seus gastos. Aqueles com renda mensal inferior à R$ 2.390,00 terão subsídio do governo federal e dos estados.

2 - As seguradoras não mais poderão rejeitar pacientes por conta de doenças pré-existentes ou condições físicas (como peso) nem cobrar mais de mulheres.

A lei foi questionada na Suprema Corte por iniciativa de 26 estados que arguiram sua inconstitucionalidade. O Supremo rejeitou dispositivos que impunham mais obrigações aos estados.

Saiba mais na Folha de S. Paulo, edição de 29/06/12



Solenidade

Ontem, domingo, a igreja católica celebrou a solenidade de Pedro e Paulo, apóstolos.

Os dois santos são os pilares da igreja. Sobre Pedro Jesus edificou sua igreja. Daí a festa ser também a ocasião para celebrar o dia do Papa.

Entre as leituras do dia estava a carta de São Paulo a Timóteo escrita no ocaso de sua vida a qual contem um trecho que diz assim:

"Combati o bom combate, terminei minha carreira, guardei a fé. Desde já me está reservada a coroa da justiça, que me dará o Senhor justo juiz, naquele Dia; e não somente à mim, mas a todos que tiverem esperado com amor a sua Aparição".

(Segundo está na Bíblia de Jerusalém, Edições Paulinas - 1975)

Diferenciado

O Regime Diferenciado de Contratações (RDC) que altera a lei de licitações foi agora adotado para as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Isso significa que a lei de licitações vai aos poucos sendo revogada e se alargando a porteira do favoritismo e da corrupção.

Violência não para de crescer no Ceará

A segurança pública é o maior fracasso do governo atual. Nós já analisamos que no primeiro mandato do atual governo (2007-2010), a violência aumentou 36%, chegando no último ano a ultrapassar a média nacional na taxa de homicídios na proporção de 29,7 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes. Enquanto a média do Brasil em 2010 foi de 26,2. Isso tudo com a implantação do Ronda e com investimentos jamais vistos. Imaginava-se que melhoraria no atual mandado. Qual nada, só tem piorado.

Parece que os bandidos intuíram que a gestão de segurança não era de nada, e o resultado é um estado violento, um povo assustado e inseguro. A violência não para de crescer. Além de aumentar a taxa de homicídios e diversos crimes violentos, nunca se viu tanta explosão de bancos, de caixas eletrônicos, tanta saidinha bancária. Fortaleza está virando um faroeste, uma terra sem lei.
No interior, o cenário é do tempo do lampião: cidades sitiadas, tiroteios, assaltos, e a população amedrontada.

Os número que analisei a violência no post 

Taxa de homicídios no Ceará supera a do Brasil

foram captados no Mapa da Violência.

Os números de agora são da própria Secretaria da Segurança e trazem informações de 2011 e deste ano. E são ainda mais alarmantes.
Desde 2007, ocorreram 143 assaltos a bancos, o número de roubos a pessoas aumentou, a epidemia de crack se alastrou e ainda aconteceu em 3 de janeiro de 2012 o pior dia da segurança pública na história, quando a cidade de Fortaleza parou, com medo da bandidagem.