sábado, 26 de maio de 2012

Sucessão

O governador visitou o Lula para tratar da sucessão em Fortaleza.

Ao cabo da reunião declarou seu interesse em manter a aliança com o PT desde que o candidato mostre que tem condições de mudar a forma de governar a cidade.

Quer dizer, o escolhido deverá negar a prefeita e seus feitos.

Ao falar assim exige submissão ou nada feito.

Saiba mais no DN, edição de 23/05/12

Fósseis

O Cariri abriga uma das mais importantes províncias fossilíferas do mundo.

A proteção desses depósitos está garantida por legislação anacrônica, o decreto lei de 1942, reconhecido por uma portaria de n° 55 de 1990 do Ministério da Ciência e Tecnologia.

A fragilidade da legislação aliada à fiscalização ineficiente facilita o comércio e o contrabando de fósseis, exploração dos recursos naturais com efeitos predatórios sobre os depósitos e insegurança legal para os pesquisadores.

É recente a notícia da prisão pela polícia federal de dois pesquisadores, sendo um deles francês, e apreensão de peças em poder deles no aeroporto de Juazeiro do Norte.

No senado tive oportunidade, após ampla discussão com interessados, de apresentar projeto de lei para regulamentar a proteção e a pesquisa paleontológica no país.

Esquecido, não sei se nas gavetas da Câmara, não se converteu em lei que viesse a atualizar a norma jurídica sobre assunto de tamanha importância para conhecimento da evolução das espécies na terra.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Opinião

*Fonte: Expresso - 06/04/2012 - ATUAL

A frase do dia

Ler é beber e comer. O espírito que não lê emagrece como um corpo que não come.

Vitor Hugo (1802-1885)

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Farra

Há uma farra publicitária patrocinada pelo governo do estado.

Em um único dia surpreendi edições de jornais com cinco páginas inteiras de anúncios governamentais.

Não há êxito administrativo que justifique esse excesso. O dono do dinheiro, o povo, bem que gostaria de conhecer o custo dessa abundância de propaganda.

Esse é um recorde que o governo não alardeia.

Defensores

Os defensores públicos estaduais movimentam-se em prol de suas reivindicações, preenchimento de cargos vagos, autonomia financeira, aumento salarial, etc., segundo pauta já encaminhada ao governador.

Não descartam a hipótese de greve caso não sejam atendidos em seus pleitos.

Bem que poderiam mostrar à sociedade o alto sentido social de suas funções ajuizando ações pela devolução aos servidores estaduais dos juros excessivos cobrados nos empréstimos consignados.

Saiba mais no jornal O Estado, edição de 22/05/12

Copom

Os votos dados  pelos integrantes do Comitê de Política Monetária (Copom), órgão do Banco Central, para a fixação dos juros básicos, deverão, a partir da próxima reunião, ser conhecidos nominalmente.

Não tardará que a imprensa venha a apontar esse ou aquele membro como defensor dos bancos em razão dos votos que venha a dar.

Ou os banqueiros a identificarem alguém como hostil às instituições financeiras.

A extinção do voto secreto, cobrada também em relação aos parlamentares, tem o mérito de tornar as deliberações mais transparentes. Em compensação, sem a proteção do sigilo o voto será menos independente.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 21/05/12

Bancos

Os bancos espanhois têm um "rombo" que poderá chegar a 218 bilhões de euros.

Especialistas consideram que a situação da Espanha é mais grave que a da Irlanda. Especialmente no que concerne ao crescimento econômico e desemprego.

 O grosso das perdas viria de empréstimos imobiliários comerciais concentrados nas chamadas "cajas", instituições financeiras vinculadas às regiões autônomas.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 22/05/12

Grécia

Grécia e Europa estão vinculadas na crise, ainda que por razões antagônicas.

A primeira não descarta a hipótese de abandonar o euro. A segunda disfarça o temor de que isso aconteça.

O remédio é o entendimento, isso se os eleitores gregos, chamados novamente às urnas, deixarem.

A assunção de um governo radical poderá ser o velório do euro com graves consequências a nível europeu e mundial.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Opinião



Imagem



* Fonte: O Estado de S.Paulo - 21 de maio de 2012.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Repto

A falta de repto é um traço marcante da cultura brasileira.

Antonio Houaiss, no discurso de posse na Academia Brasileira de Letras.

Mentir com números II


A imprensa cearense abriu manchete para o crescimento de 3,1% do PIB cearense em 2009. Seria mesmo motivo de manchete se os números fossem verdadeiros.

Abaixo aponto os links que registram a  festa feita com número equivocados.




Em todas as três reportagens faltou o essencial: a informação que o resultado dependia de confirmação. O PIB de 2009, consolidado pelo IBGE em 2011, teve uma variação pífia: meros 0,04%.



O Governo ganhou generosos espaços na imprensa com 3,1% alardeados pelos falsos profetas do otimismo.

Mas, infelizmente para o povo cearense, os números finais mostraram que a realidade era totalmente discrepante. E essa realidade não produziu manchete. O povo consumiu a fantasia do crescimento, que só ocorria na  mídia – seja no jornalismo ou na farta publicidade oficial.

Dessa vez, o Governo silenciou e não comentou o decepcionante resultado.  Faltou a manchete nos jornais: "Ceará cresce apenas 0,04% em 2009". O crescimento "muito acima do Brasil" tem se mostrado apenas uma peça de marketing.

Seria excelente que os dados publicados na imprensa fossem verdadeiros. O que mais desejo é que meu Estado cresça e que os cearenses aproveitem esse desenvolvimento. Mas tenho obrigação de alertar sobre a verdadeira situação do Ceará. Não podemos comemorar um "ótimo resultado" se ele verdadeiramente não existe.

A tempo:

Li a nota técnica enviada pelo Ipece ao Blog do Eliomar, que confirma o que anunciei em MENTIR COM NÚMEROS, pois em nenhum momento a nota questiona a minha argumentação. Apenas explica sua metodologia.

Sei da competência e da qualidade dos seus profissionais. Mais do que ninguém reconheço-lhe a importância. Para quem não sabe, ou não se lembra, o Ipece foi criado logo no início do meu governo com o objetivo de integrar as informações necessárias para avaliar e planejar as políticas públicas do Ceará.

O que fiz foi analisar os números divulgados pelo Instituto, à disposição no site do Ipece, e os dados publicados na imprensa - e que o Governo não se preocupou em corrigir quando o IBGE divulgou a consolidaçao. Era uma obrigação moral do Estado, principalmente diante de tal disparidade dos números e da forma como eles foram propalados.

A frase do dia

A palavra verdade é algo tão forte que não abriga nem o ressentimento, nem o ódio, nem tampouco o perdão.

Dilma Roussef

Denúncias

As denúncias a serem apuradas contra a Federação Cearense de Futebol passam por desvios nos ingressos para os jogos.

É o resultado do retorno do ingresso de papel anacronismo reintroduzido pelo atual governo em substituição ao eletrônico. Deu no que se vê.

Frases

Ouve-me, ouve o meu silêncio. O que
falo nunca é o que falo e sim outra coi-
sa. Capta essa outra  coisa de que  na
verdade falo porque eu mesma não posso.

Clarice Lispector

Ninguém alguma vez escreveu ou pintou,
esculpi, modelou ou construiu ou inventou
senão para sair do inferno.

Antonin Artaud

A novidade absoluta não existe, porém é preciso
forçar os limites de tudo para criair novas rotas
e enfoques literários de acordo com o tempo do autor.

Javier Cercas, "El País", 2009