sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Epitáfio

Sobre a lápide do túmulo de Maquiavel está escrito:

Não há elogio à altura de tamanho homem.

Pranto

Morre uma dama.

Nícia Marcílio, que já foi primeira, quando o marido, Flávio Marcílio, governou o Ceará, nunca deixou de sê-la na afeição dos que com ela privaram, graças ao jeito doce e a forma gentil com que tratava as pessoas, irradiando serenidade, apanágio dos espíritos bem constituídos.

Canal da Integração

O Canal que irá ligar o açude Castanhão para transportar água para Fortaleza e o Complexo Industrial Portuário de Pecém, no Ceará, teve as obras iniciadas na administração do Governador Beni Veras.

Quando assumi o Governo do Estado, a obra estava bem no início e praticamente paralisada.

Determinei sua retomada, deixando totalmente concluído o trecho 1. E prontos 65% dos trechos 2 e 3.

O atual Governo, além de mudar o nome do Canal, hábito seu em relação à obras e programas que datam do meu período, deu continuidade aos trabalhos, o que é muito bom. E anuncia, agora, a conclusão dos dois trechos.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Centenários

Para ajudar no seu roteiro gastronômico centenário, na cidade do Rio de Janeiro, publico uma lista de restaurantes e bares cariocas, que existem há mais de cem anos:

1. Confeitaria Colombo
É a do velho que, na música, sassarica à sua porta. Conserva no cardápio pratos preferidos por personalidades como Getúlio Vargas, além de servir um apetitoso café da manhã.

2. Lamas
Preferido dos boêmios, serve imperdíveis filés.

3. Bar Luis
Ideal para se tomar um chope, como manda o figurino.

4. Bar Brasil
O prato mais famoso é o kassler.

5.Leiteria Mineira
A tradição é feita de coalhada, mingau e arroz doce.

6. Cavé
O doce preferido é o pastel de Belém. E o prato é o bacalhau com salada.

7. Albamar
Sopa de rã, que leva espinafre e arroz, é a marca da casa.

8. Paladino
As especialidades são as omeletes. As que mais saem são as de bacalhau, camarão e a mista.

9.-Rio Minho
A sopa Leão Veloso, feita de caldo de peixe, carrega o nome do embaixador que trouxe a receita da França.

10. Bico Doce
Começou como um armazém de secos e molhados, que atraía a clientela com um bar nos fundos.

Saiba mais no suplemento Turismo, do jornal Folha de S. Paulo, edição de 11/12/08.

Piso

A Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, pela maioria de seus deputados, pisou no piso (salarial) dos professores, seguindo as pisadas do Governador.

O Líder do Governo na Casa, deputado Nelson Martins (PT-CE), foi premiado com uma chuva de impressos, reproduzindo notas de reais, arremessadas das galerias por professores indignados.

Está previsto para hoje o julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da ação impetrada por cinco governadores, entre eles o do Ceará, aliás, o único do Nordeste a fazê-lo.

Será que o STF irá também pisar no piso?

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Refinaria Já

*Artigo publicado no jornal Diário do Nordeste, domingo (14/12/08)

Na democracia, se a alternância de poder é a garantia de que serão cumpridos compromissos eleitorais, a descontinuidade administrativa é sua vulnerabilidade. O equilíbrio necessário ao progresso depende de ambas, mudança e continuidade em proporções definidas por cada circunstância. Os bons resultados obtidos pelo Ceará nas duas últimas décadas talvez possam em boa parte ser explicados sob este aspecto promissor: seus governadores, de acordo com as circunstâncias e o estilo pessoal de cada um, tomaram a mesma direção.

Foram quatro governadores nos últimos 21 anos que, observadas sob perspectiva, mantiveram uma linha comum na ação, em conformidade com princípios básicos e visão estratégica muito semelhantes. Isto vale também para o governo atual, apesar do esforço que faz para sobrepor uma marca de singularidade que ainda está, a meio caminho do mandato, longe de imprimir.

Mudar simplesmente o nome dos programas herdados do meu governo é tentativa vã de dar feição nova ao já existente. Não há nada de novo sob o sol do Ceará. Agora, vemos sob nova ameaça uma das principais bandeiras do estado, pela qual nos pautamos, meus antecessores e eu, e faz bem o governador atual em proclamar seu empenho pela garantia desta conquista. Trata-se da instalação de uma refinaria de petróleo na base estrutural do complexo portuário do Pecém. Após anos de luta, vimos, recentemente, o presidente Lula e a Petrobras assumir compromisso definitivo com esta realização.

Precisamos, todos que lutam pelos interesses do povo cearense, nos manter mobilizados em favor desta causa, agora, quando assistimos a declarações de importantes membros do governo federal no sentido de um adiamento sine die da obra. Como presidente local do PR, tenho solicitado aos deputados federais cearenses do nosso partido o máximo empenho para que o Ceará não se veja novamente prejudicado por manobras administrativas que geram incertezas e colocam em risco o êxito em metas fundamentais para o nosso desenvolvimento. A refinaria é uma causa de todos.

* Pres. Executiva Estadual do PR-CE

Flashes

1. Exportações do Estado recuam pelo segundo mês. O volume enviado, em novembro, pelo Estado do Ceará a outros países, somou US$ 101,112 milhões. Em relação aos US$ 131,541, de setembro, a queda atinge 23,13%. A redução já se fazia sentir desde outubro.

2. Oposição cobra mais discussão. Os deputados estaduais Adahil Barreto (PR-CE) e Heitor Férrer (PDT-CE), os dois únicos oposicionistas ao Governo do Ceará, reclamam que estão sendo atropelados pelos governistas, que não ensejam o debate sobre propostas do Executivo, que tramitam no Legislativo.

A maioria ampla permite aprovação folgada das matérias, mas não é o bastante. Devem ser aprovadas sem qualquer discussão.

3. O Governador José Serra, de São Paulo, anunciou um conjunto de medidas tributárias e linha de crédito para atenuar os efeitos da crise. O mesmo já fizeram os governadores Aécio Neves (MG), Jacques Wagner (BA), Paulo Hartung (ES) e Sérgio Cabral (RJ).

Aqui no Ceará, o Secretário Estadual da Fazenda informa que está em contato com as entidades de classe empresariais, para examinar o que poderá ser feito.

4. Sem recorde em 2008. Safra projetada em 1,13 milhão de toneladas. Produção não supera o recorde de 2006. O Governo Estadual apregoou, durante meses, haver superado os números do último ano do meu Governo. A realidade frustrou a publicidade governamental.

5. A Tribune, proprietária dos jornais Los Angeles Times e Chicago Tribune, entrou com pedido de concordata, em razão de uma dívida de U$ 13,00 bilhões. O New York Times, para equilibrar suas contas, hipotecou a sede.

No Brasil, a Tribuna da Imprensa fechou. Diante das dificuldades, o veterano jornalista Hélio Fernandes, que criou a expressão jornalistas amestrados, para se referir aos profissionais dóceis diante do poder, jogou a toalha.

Saiba mais nos jornais Diário do Nordeste, edições 13/12/08 e 09/12/08 e O Estado de S. Paulo, edições de 13/12/08 e 09/12/08.

Peneiras

Abordado por um homem que queria lhe contar algo, Sócrates indagou se a informação passara pelas três peneiras: a da verdade, a da bondade e a da utilidade.

Se o que vais dizer não é verdadeiro, não é bom, e não é útil, guarda a informação para ti mesmo, teria dito o filósofo.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 13/12/08.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Precursor

Antes que o computador se tornasse ítem imprescindível em escritórios de empresas e órgãos públicos, convertendo-se em inevitável instrumento de trabalho para escritores e acadêmicos, o argentino Julio Cortazar lançava o que chamou de livro-almanaque, espécie de precursor de blog.

O primeiro, em dois pequenos volumes, se chamava A Volta ao Dia em 80 Mundos. Nele, o autor fala de coisas heterogêneas, suas paixões, jazz, boxe, artes plásticas, surrealismo e as viagens de seu xará, Júlio Verne.

O segundo, O Último Round, título que se refere ao boxe, marca o fim do projeto de livros caleidoscópicos, apenas dois, que, somados, reúnem quase mil páginas.

Há quarenta anos, um escritor talentoso e original despontava como um blogueiro, nos padrões de hoje.

Os dois títulos acabam de ser lançados no mercado pela editora Civilização Brasileira.

Saiba mais na revista Veja, edição de 29/09/08.

Reflexão para o domingo

Irmãos: estai sempre alegres! Rezai sem cessar. Dai graças em todas as circunstâncias, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo. Não apagueis o espírito!

Trecho da primeira carta de São Paulo aos Tessalonicenses.

Licitação

O jornalista Egídio Serpa, em sua coluna no jornal Diário do Nordeste, chamou atenção para licitação em curso, no Governo do Estado do Ceará, com a finalidade de adquirir 250 câmaras de vigilância.

Para ele, o fato de haver se habilitado apenas um concorrente e as exigências do edital afastarem outros interessados, com grande experiência na matéria, causa muita estranheza.

Seria, segundo insatisfeitos, cujas opiniões ele transcreve, falta de transparência e de ética. Compra direta, menos licitação.

Dias depois, o Tribunal de Contas do Estado mandou sustar a referida licitação, demandando informações adicionais para análise e tomada de decisão.

Mais alguns dias e o Governo cancelou o concurso.

Toda licitação, que pelas exigências do edital só possam ter um vencedor, isto é, está dirigida, é em princípio suspeita. Requer exame acurado. Assim como as que são vencidas por falta de outros competidores ou mediante desclassificação de todos demais concorrentes.

No atual Governo tem ocorrido muitas situações dessas, a partir da aquisição das Hilux, para o Programa Ronda do Quarteirão.

São licitações dirigidas, poucas barradas. O jornalista Egídio Serpa, ao denunciá-las, já impediu algumas.

Saiba mais nos jornais Diário do Nordeste, edição de 26/11/08 e O Povo, edição de 06/12/08.

Flashes

1. Pesquisa feita a pedido da Comissão de Ética Pública da Presidência da República mostrou que 50,3% dos pesquisados tolera a prática do nepotismo. O Coordenador do levantamento, Ricardo Caldas, da Universidade de Brasília (UnB), disse que se fosse para resumir o resultado da pesquisa, em uma única frase, diria que a sociedade brasileira não sabe separar o público do privado.

2. O Ceará caiu no ranking do ensino médio. O Estado ficou em 14% lugar no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). Foram duas colocações e dez pontos a menos em relação ao resultado do ano passado.

3. A renúncia fiscal no Brasil atinge 3,8% do Produto Interno Bruto (PIB). A Região mais beneficiada é a Sudeste, com 30,58% do total, seguida do Norte com 14,91%. O Nordeste vem em terceiro, com 11,25%. No entanto, quando se trata de incentivos fiscais, somos a Região mais lembrada para receber as críticas.

4. A Assembléia Legislativa do Estado do Ceará vem de mudar seu Regimento Interno. Entre outras modificações, são criadas novas comissões técnicas. Infelizmente, esses órgãos não vêm se reunindo com a freqüência exigida. Quantas reuniões terá feito a Comissão de Fiscalização e Controle, por exemplo? Seria útil uma comparação entre a atual e a legislatura passada.

Saiba mais nos jornais e respectivas edições: Folha de S. Paulo, de 05/11/08; O Povo, de 22/11/08; Folha de S. Paulo, de 27/11/08; Diário do Nordeste, de 07/12/08.

A Frase do Dia

Pensar com a cabeça fria é banal. Quero ver pensar com a cabeça sob a pressão de sentimentos fortes ou fronteiras inéditas.

Daniel Piza

Transplantes

Aumentou em 6,3% o número de transplantes de órgãos, realizados de janeiro a novembro, em relação ao ano de 2007. A superação ocorre em relação a todos os órgãos, exceção feita à córnea.

O Hospital Geral de Fortaleza ( HGF) realizou um total de 84 transplantes, alcançando seu próprio recorde, atingido em 1984.

A estatística revela um dado importante em relação aos transplantes renais. A doação a partir de cadáveres já é duas vezes mais que de doadores vivos.

Saiba mais no Diário do Nordeste, edição de 26/11/08.