sábado, 2 de abril de 2011

Sucesso

A minha obrigação como romancista é manter a disputa entre comédia e tragédia.

A frase pertence ao escritor Howard Jacobson, judeu, considerado o Philip Roth inglês, vencedor da última edição do Booker Prize com o livro A Questão Finkler, já traduzido em Portugal.

Embora já tenha escrito uma dezena de livros foi esse último que lhe deu fama internacional. O texto é leve e irônico com um humor fino que na sua expressão engasga com o riso.

Oprah

O Oprah Winfrey Show, campeão de audiência nos Estados Unidos, terá sua última apresentação no dia 25 de maio.

Depois de 25 anos a apresentadora mais poderosa e rica do mundo anunciou o encerramento do seu programa na televisão.

"Amo este programa e gosto suficientemente dele para saber que é tempo de dizer adeus", escreveu Oprah Winfrey no twitter.

A especulação agora gira em torno do que ela reserva para celebrar o final de forma apoteótica.

Saiba mais no Diário de Notícias, edição de 28/03/11

quinta-feira, 31 de março de 2011

José Alencar

Depois de anos de luta contra o câncer, 17 intervenções cirúrgicas, dezenas de internações hospitalares, faleceu José Alencar que foi Senador e Vice-Presidente da República.

Industrial textil, contava com graça sua saga empresarial construída com trabalho a partir de uma origem modesta.

A partir da Barateira, sua loja em Caratinga, salvo engano, ascendeu até chegar a ser o maior industrial textil do país.

Graças a sua capacidade de liderança e habilidade, a partir da presidência da Federação das Indústrias de Minas Gerais, ingressou na política elegendo-se Senador.

Fui seu colega no Senado onde testemunhei sua aplicação ao mandato com postura crítica em relação à política econômica sobretudo quanto aos elevados juros.

Escolhido para vice na chapa do Lula tornou-se fiador do candidato em matéria econômica contribuindo decisivamente para afastar temores quanto ao seu comportamento se eleito.

Discordâncias públicas quanto a condução da economia e a manutenção dos juros em patamares elevados nunca minaram o entendimento solidário entre eles.

Colhido pela doença, recidivas e complicações numerosas, portou-se com dignidade serena, tornando público seu mal numa atitude corajosa que sensibilizou o país.

Foi essa sua maior lição entre tantas que ofereceu com uma vida operosa pontilhada de êxitos.

Como ninguem é perfeito legou um passivo  incômodo ao recusar se submeter a um teste para investigação de paternidade em ação promovida por uma senhora que se dizia sua filha.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Tecnologias

Aos que temem pelo futuro do livro tal como o conhecemos hoje:

Quando surgiu o automóvel muitos afirmaram que o cavalo era a forma mais perfeita de locomoção. Esta atitude resulta do medo da substituição de uma coisa por outra. Nada disso aconteceu. Apenas desenvolvemos o nosso vocabulário. Não conheço ninguém que tente abolir o automóvel porque temos o avião.

Man Ray

Rendição

Depois de uma política de segurança, dispendiosa e ineficaz, sustentada por uma máquina de propaganda, o governo rendeu-se e anuncia a expansão e o fortalecimento do RAIO.

Isso após um enorme custo financeiro e humano que inclui sofrimento e mortes. A sociedade pagou essa conta em decorrência da prepotência e mesquinharia do governo.

O RAIO é admirado pela comunidade, mais barato e eficaz que o Ronda. Como foi iniciativa do meu governo era preciso esquece-lo e desmerece-lo. Como tudo que tivesse minha autoria, fosse bom ou não.

Saiba mais no Blog do Eliomar de Lima.

Paris

Lido nos onibus de Paris :

Se cada um quiser estabelecer suas regras tudo estará desregrado. Partilhemos o onibus.

terça-feira, 29 de março de 2011

Carnaval

Que ideia a de que no carnaval as pessoas se mascaram. No carnaval desmascaram-se.

Vergílio Ferreira, escritor português (1916-1996)

Portugueses emigrados

Quantos são? Quem são? Onde estão?

- 31,19 milhões é o número do total de portugueses e luso descendentes no estrangeiro até a terceira geração.

- 567 mil é o número de emigrantes nascidos em Portugal acolhidos na França. Seguem-se Estados Unidos 217.540 e Brasil 213.190.

- 22.726 pessoas emigraram entre 2007 e 2008.

- 1,5 milhão de portugueses emigraram para a Europa entre 1960 e 1973.

Portugal continua a ser um país de emigrantes mas o perfil dos que deixam o país mudou nos últimos anos. Agora são jovens com formação acadêmica, técnica e profissional,

Saiba mais em Notícias Magazine, edição de 30/jan/11

Visitas

Em meio à crise econômica e política que determinou a queda do governo e a convocação de eleições Portugal recebe esta semana visitas ilustres.

Estão aqui desde ontem o Príncipe Charles, acompanhado de sua mulher Camille, que parece mais nova e simpática, e nosso ex-presidente Lula da Silva.

Este, em um restaurante onde ia jantar em companhia do primeiro-ministro José Sócrates e Mário Soares, indagado sobre a crise portuguesa afirmou que o FMI em nada ajudaria na solução do problema como aliás ocorreu com o Brasil...

Acho que foi uma mãozinha dada ao amigo Sócrates que tem repudiado essa instituição financeira. Lula deverá receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra.

Hoje chega a presidente Dilma Rousseff.

Paris

Estive por uma semana em Paris. Fiquei hospedado em um pequeno hotel do Quartier Latin próximo à Sorbonne.

O tempo esteve bom, frio, com sol, sem chuva. Assim foi possível peregrinar pelas incontáveis livrarias do bairro, grandes e pequenas, famosas e desconhecidas, nas quais gastei o que foi possível e a mala suportava.

Visitei museus e exposições, orei na Notre Dame, onde um casal de noivos posava para fotos numa cena que parecia saída de um filme.
No pátio do Pompidou reencontrei a descontração da juventude e os eternos aprendizes de artista, no interior do edifício o grafismo colorido de Mondrian e integrantes do movimento De Stjil de tanta influência na pintura e arquitetura modernas.

No Museu de Luxemburgo, ao qual nunca havia ido antes, em salas escuras, apinhadas, olhei por cima de ombros a beleza dos quadros de Lucas Cranach em meio à babel de línguas de explicadores de excursionistas.

No Panteão, antiga igreja de Santa Genoveva, reunidos na morte, numa cripta fria e ampla, os grandes nomes da política e das letras francesas justificavam no silêncio póstumo o orgulho da grandeza de la France éternelle 

Andei a toa, como um perfeito flâneur, a pé e de onibus, com um olhar atento que registrava os pontos de interesse. Deparei-me com muitos brasileiros, cearenses alguns, inclusive no hotel onde estava.


Fui ao Salão do Livro, uma formidável exposição de editores e livreiros franceses e estrangeiros onde escritores davam autógrafos e aconteciam palestras e debates. Aí fui achar livros que seria impossível encontrar não fora em uma mostra como aquela.

A REBRA (Rede Brasileira de Escritoras) lançou aí um livro, publicado por uma editora francesa, com a participação de várias associadas, Maria Beatriz, entre outras.

Foi ótimo rever Paris, depois de anos de ausência. Sem a ansiedade de ver tudo, que é o mesmo que não ver nada. Até os franceses me pareceram menos ríspidos com os turistas; ouvi poucos pardon, senha para passagem, acompanhada de um encontrão ou cotovelada.


domingo, 27 de março de 2011

Primavera


A primavera chegou espalhando cores na cidade. Nas ruas e jardins brotam folhas e flores, brancas, azuis, vermelhas, amarelas, colorindo a atmosfera cinzenta da estação que se despede, vestindo as árvores nuas do inverno.

A policromia que anuncia o início da primavera encerra uma mensagem de otimismo que cumpre não ignorar.

É a vida que renasce trazendo alegria e esperança. E uma hora a mais nos ponteiros do relógio.