quinta-feira, 31 de março de 2011

José Alencar

Depois de anos de luta contra o câncer, 17 intervenções cirúrgicas, dezenas de internações hospitalares, faleceu José Alencar que foi Senador e Vice-Presidente da República.

Industrial textil, contava com graça sua saga empresarial construída com trabalho a partir de uma origem modesta.

A partir da Barateira, sua loja em Caratinga, salvo engano, ascendeu até chegar a ser o maior industrial textil do país.

Graças a sua capacidade de liderança e habilidade, a partir da presidência da Federação das Indústrias de Minas Gerais, ingressou na política elegendo-se Senador.

Fui seu colega no Senado onde testemunhei sua aplicação ao mandato com postura crítica em relação à política econômica sobretudo quanto aos elevados juros.

Escolhido para vice na chapa do Lula tornou-se fiador do candidato em matéria econômica contribuindo decisivamente para afastar temores quanto ao seu comportamento se eleito.

Discordâncias públicas quanto a condução da economia e a manutenção dos juros em patamares elevados nunca minaram o entendimento solidário entre eles.

Colhido pela doença, recidivas e complicações numerosas, portou-se com dignidade serena, tornando público seu mal numa atitude corajosa que sensibilizou o país.

Foi essa sua maior lição entre tantas que ofereceu com uma vida operosa pontilhada de êxitos.

Como ninguem é perfeito legou um passivo  incômodo ao recusar se submeter a um teste para investigação de paternidade em ação promovida por uma senhora que se dizia sua filha.

Nenhum comentário: