sexta-feira, 1 de maio de 2015

Papa Francisco

O Papa Francisco é o líder mais influente do Twitter. Tem menos seguidores do que Obama mas suas mensagens alcançam maior repercussão.

O Vaticano aderiu às modernas tecnologias de comunicação. Como outros líderes mundiais Francisco se serve do twitter para manifestar opiniões e fazer importantes comunicados.

Assim como ocorreu em 2013 Obama continua sendo o líder mais seguido : 57 milhões de pessoas acompanharam @BarackObama. O segundo colocado é o Papa com 20 milhões nas nove línguas usadas no twitter da Santa Sé.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 28/04/15

Chile

Michelle Bachelet, Presidente do Chile, experimenta queda de popularidade decorrente de escândalos de corrupção envolvendo seu filho, partidos políticos e empresas.

Reagiu à situação anunciando uma série de medidas visando inibir a corrupção e dar mais transparência a vida dos partidos e ao processo eleitoral.

De forma resumida são estas as mudanças propostas pela presidente chilena :

1-Fim do financiamento eleitoral por empresas

2-Cortar gastos e espaços para a propaganda política

3-Regras para a relação de empresas e governos

4-Registro de lobistas

5-Declaração de bens de funcionários públicos de alto escalão e parentes.

Como se pode ver antecipa mudanças que no momento estão em discussão no Brasil. O STF analisa a proibição de doações de empresas a candidatos e partidos políticos. Seis ministros já votaram a favor da tese.

O Ministro Gilmar Mendes pediu vista do processo. Embora já tenha manifestado opinião contrária à medida, por entender seja competência do parlamento, a aprovação da proposta é uma questão de tempo. Aliás ele já afirmou que dará seu voto durante o mês de maio.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 30/04/15, página A13

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Rosier

Rosier, o alpinista cearense, nascido de família humilde em Monsenhor Tabosa, costuma dizer em palestras que se faz necessário muitas vezes saber recuar para mais tarde avançar e alcançar o objetivo pretendido.

Traçou para si a meta de escalar as 7 montanhas mais altas do mundo. Já conseguiu faze-lo em 6 delas. Pelo menos nos Andes (Aconcágua ?) teve que recuar uma vez para numa segunda tentativa chegar ao topo do monte.

O Everest é a última das grandes montanhas que lhe falta para completar a série. Pela segunda vez é surpreendido por condições adversas da natureza que lhe impossibilitaram de cumprir o programado e puseram sua vida em risco.

Sabendo o quanto custa em esforço e dinheiro a preparação para uma expedição como essa pode se avaliar sua frustração aliviada por haver escapado ileso de avalanches e terremotos.

Obstinado como é certamente tentará outra vez.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 28/04/15, página A11

terça-feira, 28 de abril de 2015

Mulheres

As mulheres que têm sucesso com os homens são aquelas que mantêm uma certa qualidade maternal e entendem as fraquezas dos homens. E têm pena deles por isso.

Camille Paglia, crítica e ensaísta americana, a mais antifeminista entre as feministas.

Folha de São Paulo, edição de 26/04/15, C6

Educação

Para realizar o lema de uma "Pátria Educadora" a presidente Dilma encomendou à Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), dirigida por Mangabeira Unger uma proposta para o sistema educacional brasileiro.

Entre outras ideias sugere a criação de uma carreira federal de professor, a consolidação do currículo nacional e uma bolsa para formação de professores a semelhança do ProUni.

Aparentemente o projeto foi elaborado a margem do Ministério da Educação o que certamente suscita ciúmes e irá apimentar os debates. Técnicos de renome já se manifestam reticentes em relação à proposição lembrando a existências de um plano nacional de educação aprovado pelo Congresso.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 25/04/15