sábado, 16 de junho de 2012

Poesia

                                               O NEGRO FALA DOS RIOS

Tenho conhecido rios
Tenho conhecido rios antigos como o mundo e mais velhos
do que o fluxo do sangue humano em veias humanas.
Minh'alma tem crescido profunda como os rios.
Tomei banho no Eufrates quando as auroras eram jovens.
Construi minha choupana perto do Congo e ela me embalou para dormir.
Observei o NIlo e ergui as pirâmides acime dele.
Ouvi o canto do MIssissipi quando Abrahão Lincoln foi para Nova Orleans
e vi seu leito lamacento tornar-se todo dourado ao por do sol.
Tenho conhecido rios :
Rios antigos,sombrios.
Minh'alma tem crescido profunda como os rios.

Langston Hugnes
no livro I've Known Rivers, de Sarah Lawrence Lightfoot - tradução de Agamenon Bezerra da Silva.

Memória Viva


sexta-feira, 15 de junho de 2012

Artilharia

Na artilharia política o fogo mais perigoso é o do ex-amigo.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Descubra as diferenças

Os escrevedores que me perdoem mas talento é fundamental.
É preciso que haja um barco bêbedo, um erro de gramática, uma mulher de quem se possa dizer: Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis (ou então que a mão confesse com lucidez etílica: no se puede vivir sin amor). É preciso que o sentimento não se dirija ao coração mole das pessoas sensíveis que não são capazes/ de matar galinhas...

É preciso lembrar Wilde: “A sentimentalist is simply one who desires to have the luxury of an emotion without paying for it”.

É preciso que o artificio não mate o pacto narrativo e que o lirismo não desculpe os “cagalhões líricos que por aí andam, passeiam e triunfam”.

Talento é fundamental (não confundir a sordidez de Celine com a vulgaridade de Houellebecq).
Mundo é fundamental (não confundir ter mundo com descargas confessionais).

Imaginação, precisa-se. Distanciamento, exige-se. Oficina, idem mas sem oferta de garantia (“o estilo é uma dificuldade de expressão”). Quanto ao que faz a coisa literária, permanece um “je ne sais quoi” cuja receita é tão ou mais secreta do que a dos pasteis de Belém.

O maior mistério, contudo, é escrever-se “valter hugo mãe” no Google e em poucos segundos surgirem 468 mil referências e fazer o mesmo para Herberto Helder e não se ir além das 77 700.

Lê-se a poética do primeiro (“… algo em ti me puxa/ sempre ao sentimento, mesmo antes de/ te conhecer, lembras-te, uma propensão para/ te tratar bem, cuidar, vulnerabilizar os meus/ modos…”), depois o segundo (“Dai-me uma jovem mulher com sua harpa de sombra/ e seu arbusto de sangue. Com ela/ encantarei a noite…”) e só Camões nos impede de cortar os pulsos: UM MILHÃO E VINTE MIL entradas. 
Por: Ana Cristina Leonardo
Fonte: Expresso - 06/04/2012

Educação

* Clique para ampliar

A informação de melhora nos índices de educação no estado constitui auspiciosa notícia.

No Ceará o ensino fundamental está praticamente municipalizado na íntegra. Assim, a conquista  deve-se sobretudo aos municípios sem que se ignore os estímulos oferecidos pelo estado.

A este cabe a responsabilidade pelo ensino básico, o chamado segundo grau.

No ranking dos melhores municípios no Spaece-alfa (2°ano) não figura Sobral, cujas proezas no setor já foram cantadas em prosa e verso.

Aparece como 4° colocado no ranking dos melhores quando a avaliação é feita em relação ao 5° ano.

Solonópole, Potiretama, Mucambo e Pires Ferreira estão entre os melhores nas duas situações.

Saiba mais no jornal O Povo, edição de 22/05/12


Saramago

Abre hoje ao público a sede da Fundação José Saramago, em Lisboa, na Casa dos Bicos, ali na Rua dos Bacalhoeiros próximo ao Cais das Cebolas.

Exibe uma exposição sobre a vida e a obra do Nobel português bem assim parte de sua biblioteca pessoal. O essencial permanece na biblioteca da casa de Lanzarote.

A Fundação abriga, também uma exposição sobre Vasco Gonçalves, militar e político, ex primeiro-ministro, importante protagonista da revolução dos cravos.

A frase do dia

As palavras corretas nem sempre são agradáveis. As palavras agradáveis nem sempre são corretas.

Lao Tsé

Torpedo

O torpedo do secretário da cultura Antonio Carlos dirigido ao governador exonerando-se do cargo abriu um rombo no casco do governo.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Energia de Ondas

* Fonte: Relatório de Gestão (2003-2006) Governo do Estado do Ceará / Secretaria da Infra-Estrutur
Clique sobre o texto 
para
ler

Mais uma ação do meu
governo dando frutos.

Centro cultural

Há poucos dias foi inaugurado em Fortaleza o Centro Cultural da Caixa Econômica no edificio da antiga Alfândega, que é tombado pelo órgão do patrimônio histórico, o IPHAN.

No prédio funcionava uma agência de penhores da Caixa Econômica.

Quando governador consegui que o então presidente Jorge Matoso autorizasse a instalação naquele local de um centro cultural da Caixa como ocorria em outras capitais que já dispunham de equipamento daquele tipo.

Minha proposta foi aceita de pronto fazendo-se necessária a transferência da agência para local próximo onde fosse possível atender às exigências compatíveis com uma agência de penhores.

Empenhei-me pessoalmente nisso junto ao empresário Luciano Cavalcante para acelerar a locação de imóvel de sua propriedade à Caixa Econômica satisfeitas as exigências daquela instituição de crédito.

Com a presença do presidente Jorge Matoso foi apresentada em solenidade a maquete do projeto e aberta licitação para contratação da obra. O governo do estado cederia parte de seu acervo de arte para exposição no novo espaço.

Grande parte do acervo do estado, inclusive preciosa coleção do pintor Antonio Bandeira, permanece em depósito por falta de local para ser exibido. Era a oportunidade para expor o rico material sem onus para o estado.

Os governos municipal e estadual não cooperaram com a iniciativa e até colocaram, de forma incompreensível, restrições ao empreendimento.

O importante é que Fortaleza ganhou um importante instrumento de difusão cultural fruto de decisão do então presidente da Caixa, Jorge Matoso, de quem guardo excelente impressão, e que muito colaborou com meu governo.

Jurandir Santiago, hoje presidente do BNB, à época gerente geral da Caixa no estado, conhece muito bem toda essa história.

domingo, 10 de junho de 2012

Epidemias

O Ceará vive duas epidemias, de dengue e de homicídios.