sábado, 12 de dezembro de 2009

Coral das crianças


Bela apresentação do coral das crianças da Fundação Maria Nilva Alves, durante a Missa de confraternização natalina realizada no último sábado,12, na Igreja Nossa Senhora de Nazaré, no Montese.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Divórcio

O Senado Federal vem de aprovar emenda constitucional oriunda da Câmara dos Deputados, que estabelece a figura jurídica do divórcio direto, instantâneo.

A proposta suprime prazos e elimina exigências legais para a formalizar a dissolução do vínculo conjugal.

Atualmente, marido e mulher precisam esperar pelo menos dois anos de separação de corpos ou um ano de separação formal, registrada em tabelionato ou reconhecida pela Justiça, antes de iniciar o processo de ruptura do laço matrimonial.

A senadora Patrícia Saboia, por sua vez, apresentou proposta, já comentada aqui, de instituir o divórcio on line, simplificando ainda mais o procedimento.

A igreja católica, através da CNBB, opõe-se à medida por considerar o casamento uma instituição essencial à família, cujo término não deve não deve ser banalizado.

Da forma como as coisas estão sendo encaminhadas, a tendência é que se adote, aqui, divórcios e casamentos rápidos, como os que se celebram em Las Vegas.

É possível que se torne mais fácil o divórcio que o cancelamento de uma linha telefônica ou de um cartão de crédito.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 08/12/09.

Recrutamento

O atual Governo conseguiu transformar um sistema claro de seleção de novos policiais militares em um processo confuso, que compromete a qualidade dos admitidos e tem discutível legalidade.

A imprensa tem noticiado o assunto, mas a Assembleia cearense não teve interesse em discuti-lo, conforme requerimento apresentado pelo deputado Adahil Barreto.

Imagem


domingo, 6 de dezembro de 2009

Lula

De Caetano Veloso, em Portugal:

Lula surge aos meus olhos como uma figura de grandeza histórica e épica.

Memória

Durante meu Governo, circulavam diariamente em Fortaleza 121 viaturas policiais. Hoje são 96.

A bebida dos escritores


Mark Bailey escreveu o Guia de Drinques dos Grandes Escritores Americanos, que acaba de sair no Brasil pela editora Zahar.

São 43 nomes selecionados em sua lista etílica. Estão lá, Poe, que preferia absinto; Fitzgerald, Chandler, James Thurber e Williams, gim; London, Hemingway e John O'Hara não resistiam ao rum; Truman Capote gostava de vodca e H.L.Mencken, embora cervejeiro, era oníbulo, isso é entornava qualquer bebida que estivesse à sua frente.

O tema da bebida entre escritores não é novo. Tom Dardis, no livro The Thirsty Muse: Alcohol and American Writer (Ticknor & amp; Fields, 1989), tratou dele de forma mais séria.

O binômio escritor-alcoolismo é um fenômeno americano registrado há tempos por visitantes europeus, entre eles Alexis De Tocqueville e Charles Dickens, que fizeram referência à submissão dos "artistas da palavra" da América à "sedenta musa".

Aqui, o que alguns deles disseram sobre a bebida e o hábito de beber.

Faulkner: A civilização começou com a destilação.

Hemingway: Um homem não existe até que fique bêbado.

H.L.Mencken: Bebo exatamente o quanto quero, e um drinque a mais.

Lilian Hellman: Beber fazia pessoas desinteressantes terem menos importância e, tarde da noite, não terem importância alguma.

Finalmente, um velho ditado japonês reciclado por Fitzgerald: Primeiro você toma um drinque, então o drinque toma um drinque e depois o drinque toma você.

A lista omite o nome de Malcom Lowry, autor de Sob o Vulcão, um clássico do alcoolismo de ficção, vivido por Firmin, um consul inglês desterrado no interior do México, no meio da festa que é o Dia de Finados naquele país.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 05/12/09.

Ronda

Ouvido de um popular, na feira da Jurema, em Caucaia:

O Ronda só serve para apartar briga de casal.

Twittadas

Grandes twittadas da semana

Pérolas, achados e picaretagens.
O melhor da filosofia em até 140 caracteres

@agamenondoglobo
Madonna ainda arrumou tempo para pegar um bronze na praia de Ipanema. Jesus, mais atlético preferiu dar uma caminhada sobre as águas.

@Leojaime
O problema de fazer piada no twitter é que sempre alguém pede para explicar

@CiroFGomes
Com estas pesquisas vai começar a intriga e a difamação

@arnaldobranco
Esses caras que dizem que trabalham no sistema para combate-lo por dentro deviam chamar salário de expropriação

@tuttyvasques
O DEM liberou sua bancada para assistir Lula, o filho do Brasil, com uma ressalva: quem chorar alto no cinema poderá ser expulso do partido

@ricardoberzoini
FHC leva 18 anos para reconhecer filho com jornalista. Quantos anos levará para reconhecer a qualidade do governo Lula???

@lapena
O que vocês acham da Geisy no lugar da Dilma?

A frase do dia

Estou atrás do que fica atrás do meu pensamento.

Clarice Lispector

Itapebussu

No sábado, 5 de dezembro, pela manhã estive em Itapebussu, distrito de Maranguape. Visitava a feira que ali se realiza nos primeiros sábados de cada mês, sob o patrocínio de uma associação local, que tem à frente Paulo Couto, o Poia, meu amigo de longos anos, tradicional vendedor de carros Ford na Crasa.

Pude verificar como a força de uma ação empreendedora contribui para melhorar a vida de uma comunidade, a partir de seu potencial alimentado por estímulos capazes de despertá-lo.

Constatei, ainda, os efeitos benéficos do açude do Rato, que barra o rio São Gonçalo, construído durante meu Governo, sobre a vida das pessoas e o desenvolvimento da pecuária leiteira.

A despeito da intensa propaganda oficial, a estrada estadual que dá acesso àquela localidade, se encontra em péssimas condições.

Clarice

Benjamin Moser, um americano, escreveu "Clarice,", já nas livrarias, considerada a obra mais completa sobre a enigmática autora, morta cedo, cada vez mais estudada e admirada.

Moser, crítico, tradutor  e ensaísta, fez uma investigação minuciosa sobre as raízes judaicas de Clarice Lispector, perspectiva inexplorada por outros estudiosos de seus escritos e de sua vida.

Ao discorrer sobre a trajetória de Clarice, o autor lamenta o quanto lhe custou ter de falar sobre as violências por ela sofridas. Essa talvez seja a grande dor de escrever uma biografia: não poder melhorar a realidade, diz ele.

Visita à feira do Parque Genibaú