domingo, 6 de dezembro de 2009

Lula

De Caetano Veloso, em Portugal:

Lula surge aos meus olhos como uma figura de grandeza histórica e épica.

9 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

“Grandeza” histórica há de conceder-se até às secas do nordeste, à vasta emigração para o sul, ao abismo invencível entre este e o norte. Como também aos períodos de supressão da democracia: o Estado Novo, o golpe de 64. Nada disso constitui mérito para aqueles protagonistas.

Evidente hipérbole terá levado Caetano a falar em epopéia. “Épica”, até agora, apenas a resistência do povo brasileiro, sempre tão humilhado, espezinhado e paciente, passivo.

Lula passará à história como o que fez a nação ver-se de alto a baixo e encontrar o seu fosso, sem achar ainda, porém, o caminho do desenvolvimento.

Nada dos índices até aqui obtidos autoriza o entusiasmo daquele intérprete da MPB.

Lula não mudou os hábitos da politicagem.

Ao contrário, ele e o PT freqüentemente deles se utilizaram. Comprovadamente. Não teve sequer o escrúpulo de evitar as velhas, recorrentes, personagens dos velhos modos de fazer política.

Ficará o Bolsa-Família como uma medida equivocada, paliativa.

Não recuam os índices de criminalidade.

Mata muito mais que a luta fratricida dos maometanos no Oriente a guerra civil no Rio e em São Paulo.

Não escapamos da corrupção.

Eleito sobre sonhos, Lula faz governo tímido, muito aquém das promessas.

Anônimo disse...

..blá blá blá...blá blá blá...blá blá blá...blá blá blá...blá blá blá...esse morde-e-assopra do Caetano com o poder vem desde os tempos dos beija-mão com o antigo imperador da Bahia, o ACM...e tome blá blá blá...blá blá blá...blá blá blá...blá blá blá...blá blá blá...

Caminhos do Turismo pelo Turismólogo disse...

Caetano nunca beijou a mão de ACM. Mesmo ACM fazendo todas as vontades de D. Canô, ele se manteve independente.
"Alguma coisa está fora da ordem..."

Unknown disse...

Caetano Veloso adora polemizar diante das câmeras. Em recente entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, declarou sua preferência pela candidatura da ex-ministra Marina Silva e comparando-a a Lula, chamou o presidente de analfabeto, tosco e grosseiro. As opiniões politicas de Caetano são despresíveis. Aliás, até a música dele anda em baixa.

Anônimo disse...

A senhora conhece uma frase, uma frase apenas, em que Caetano Veloso tenha feito alguma ressalva, por mínima que seja, a Antonio Carlos Magalhães? Cite uma e eu me calo...

Caminhos do Turismo pelo Turismólogo disse...

Entrevista de Caetano Veloso para o Globo – Editada no Blog do Noblat – 20.01.07 –
"Existe um risco muito grande na esquerda e eu sempre tive problemas com ela. Por ser assim como sou, esquerdo para a esquerda, eu vejo que ela sempre tende para um negócio arriscado. “Nós temos que estar no poder porque somos os melhores. Depois a gente vê o que faz”, ela pensa. Não projeta, não planeja suas ações. Eu vi isso com Waldir [Pires] na Bahia. Eu fiz campanha por ele para ajudar a acabar com a hegemonia de Antonio Carlos na Bahia. Depois do governo de Waldir, a Bahia ficou mais de ACM.

Se há um grande talento político que floresceu na Bahia foi ACM. Com alguns resultados grandiosos e perfeitamente visíveis. Agora, ele é o tipo da coisa que eu gostaria que a Bahia já tivesse se livrado há décadas. Fiquei muito contente quando [Jacques] Wagner se elegeu governador. Foi uma surpresa boa. Acho que ele é um sujeito bacana. ACM para mim é uma coisa ultrapassada. Dar ao aeroporto de Salvador o nome de Luiz Eduardo Magalhães foi uma coisa grotesca. O aeroporto deveria voltar a se chamar 2 de Julho.

Como ACM, também acho Chávez uma coisa antiga. A burka é uma coisa antiga e medieval, mas não deixa de ser uma novidade, não é? Chávez sabe jogar com elementos que entram no imaginário coletivo. Socialismo 21… Ele está dizendo tudo. É como burka. Você fala em burka e logo vem uma imagem que se tornou típica do século 21. Chavez também é assim. Isso não quer dizer que eu seja a favor da burka nem de Chávez. Ele quer ficar no poder e quer a imprensa a favor dele. Isso é coisa que a esquerda adora."

Anônimo disse...

Ele disse isso em 2007, ano da morte de ACM. Chutou um morto.

Caminhos do Turismo pelo Turismólogo disse...

Caríssimo Anônimo,
Vc está se referindo a 2 pessoas extremamentes autênticas e que nunca se esconderam para falar qualquer coisa que fosse. O ANONIMATO para os dois nunca existiu. Bravos guerreiros!!Poderia continuar sempre lhe mostrando a postura dos dois.Mas encerro aqui. Espero que no próximo post vc assuma sua identidade.Para falar dos outros é preciso coragem e verdade!
02/06/2001 - 04h22
"Caetano é egocêntrico, mas tem talento"
Publicidade
FERNANDO RODRIGUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Político 24 horas, Antonio Carlos Magalhães não passa recibo sobre as recentes críticas recebidas de seu conterrâneo baiano Caetano Veloso. "O Caetano é um egocêntrico. Mas tem um grande talento e sou seu admirador", diz o ex-senador.

Em entrevista domingo ao jornal "O Globo", o músico -que hoje e amanhã faz ensaios abertos ao público carioca de seu novo show, "Noites do Norte"- disse que a associação de seu nome a ACM é ofensiva e que nunca lhe prestou apoio político.

Na realidade, ACM enxergou elogio na entrevista. "Ele fez também um elogio. Disse que mudei, acabei com o coronelismo na Bahia", declarou ACM, no carro que o levou para assistir à posse de seu filho no Senado, quinta-feira.

Abalado pela renúncia no dia anterior, com olheiras profundas, ACM foi calmo e sarcástico ao falar de Caetano. "Gosto mais da mãe dele, dona Canô, porque ela é mais sensata", declarou.

A seguir, os principais trechos da entrevista de ACM sobre Caetano. Aliás, sua primeira depois de ter renunciado ao mandato.

Folha - Qual é sua opinião sobre Caetano Veloso?
ACM - O Caetano é um egocêntrico. Mas tem um grande talento e sou seu admirador. Apesar de já ter dito a ele que gosto mais da mãe dele, dona Canô, porque ela é mais sensata. Quando fez 90 anos, ela fez questão de entrar de braços dados comigo na igreja.

Folha - Mas qual é a sua opinião de fato sobre Caetano?
ACM - É um homem interessante. Inteligente. E, como todo gênio, é cheio de si.

Folha - Recentemente ele o criticou em uma entrevista...
ACM - ... Mas ele fez também um elogio. Disse que eu mudei, acabei com o coronelismo na Bahia. Na Bahia, o coronelismo era mesmo comandado por Jutahy Magalhães. Nessa entrevista que você menciona, Caetano reconheceu que tenho grandes serviços prestados à administração pública da Bahia. É claro que numa reportagem o que fica é o título, como se ele só tivesse me criticado. Mas há elogios também.

O Caetano é uma estrela e não quer nenhuma outra estrela para ofuscá-lo. Ele se diz a estrela da Bahia. E eu não quero competir com ele.

Folha - Caetano está sendo preciso quando diz nunca tê-lo apoiado?
ACM - Ele nunca me apoiou mesmo. Ele já me elogiou, mas nunca me apoiou com o voto dele. O que não acontece com outros artistas da Bahia, como Bethânia e Gal, por exemplo. O fato é que Caetano tem de ser original.

Folha - O sr. gosta de Caetano Veloso e de sua obra?
ACM - Gosto dele, mas tenho mais ligação com Gil, Gal e Bethânia. Até porque ele (Caetano) ficou muito tempo fora da Bahia.

Folha - O sr. guarda alguma mágoa pelo fato de ele ter dito que nunca o apoiou, quase na véspera da sua renúncia?
ACM - Não. Guardei é a entrevista que ele deu, na qual também faz elogios a mim.

Folha - Como admirador de Caetano, como o sr. diz, qual canção dele o sr. diria que é a sua predileta?
ACM - Ah, assim de cabeça, eu não me lembro.

Kilmer Castro disse...

Em apenas 8 anos, onde Lula prometeu 10 milhões de empregos formais e vai entregar 12, só conseguiu reduzir em pouco mais de 100% a taxa de juros praticada no Brasil e aumentar em módicos 200 bilhões as reservas monetárias do país. É verdade que inseriu o país na economia mundial, liberou a Polícia Federal pra trabalhar, ascendeu milhões à nova condição social, mas não conseguiu acabar com 500 anos de corrupção no país. É verdade, Lula precisa pedir desculpas ao povo brasileiro por não ser um Super-homem.