sábado, 26 de janeiro de 2008

Candidatos

O New York Times definiu-se. Entre os políticos americanos que pleiteiam a indicação como candidato à Presidência dos Estados Unidos, nos dois partidos, o jornal manifestou, em editorial, apoiar a democrata Hillary e o republicano McCain.
Não sem registrar seu desapreço pelo Partido Republicano, considerando sua opção o mal menor. Quanto à senadora Hillary Clinton, julgou-a preparada, conhecedora dos problemas, dotada de capacidade de gestão, atributos que a qualificam para a função a que concorre.
A imprensa americana tem por hábito tomar partido nas disputas eleitorais. Os jornais não escondem suas preferências, antes as assumem.
No Brasil, não há a mesma transparência. Os jornais podem até ter candidato, mas dissimulam a escolha sob aparência de isenção. Quando isso acontece, é feito de forma sutil, mas eficaz. Em aparente respeito ao leitor.
O modelo americano é mais autêntico e verdadeiro.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

A frase do dia

O pior cego é o que não quer ler.

Daniel Piza

Números

Fortaleza entra no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania(Pronasci). A Prefeita de Fortaleza, segundo leio nos jornais, viajou a Brasília com a finalidade de assinar o referido convênio com o Ministério da Justiça. Ótimo, esta é uma boa notícia.

No jornal Diário do Nordeste, edição do dia 23, em matéria sobre o assunto, há declaração atribuída ao Diretor Geral da Guarda Municipal, Arimá Rocha, afirmando que a demonstração da maquiagem dos números sobre a violência no Governo passado, ajudou a convencer os responsáveis pelo Pronasci a incluir Fortaleza no Programa.

Tinha o Dr. Arimá como pessoa séria e responsável. Levianos afirmaram o mesmo há algum tempo, sem jamais comprovarem o que diziam. Na ocasião, lancei um repto para que provassem o que diziam. Não o fizeram, pois não era verdade.

Maquiagem, tal como a expressão foi usada, significa distorção, alteração criminosa dos dados. Isso nunca ocorreu no Governo passado.

A inclusão da cidade de Fortaleza no Pronasci é um fato auspicioso. A calúnia, dispensável.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Xadrez


Faleceu na Islândia, onde vivia, Bobby Fischer, o enxadrista genial, que pôs fim a hegemonia russa no xadrez, na memorável partida disputada em Reykjavick, capital da Islândia, tendo, então, se sagrado campeão mundial ao derrotar Boris Spasski.
Vivíamos o auge da guerra fria. O evento foi aproveitado para apresentar os Estados Unidos como superior à União Soviética no plano intelectual.
Naquela época, cientistas, artistas e desportistas eram como militares envolvidos numa guerra, na qual os países litigantes na verdade não chegaram a disparar um só tiro entre si.
Herói nacional, Fischer, dono de uma personalidade difícil, viria se transformar de herói americano em um perseguido pelo Governo dos Estados Unidos, do qual se converteu num crítico contundente.
Filho de judia, virou anti-semita e saudou o ataque terrorista de 11 de setembro como uma "ótima notícia". Em julho de 2004, foi preso no Japão e ameaçado de extradição e prisão no seu País de origem. Salvou-o a Islândia, palco de sua maior glória, que lhe concedeu passaporte e onde passou a viver até falecer.
A notícia fez-me lembrar do Mequinho, o gênio brasileiro do xadrez, que por trás dos óculos de aros grossos, guardava a fisionomia triste das precocidades geniais.
Anos depois, se teve notícia dele com uma estranha doença neuromuscular e distúrbios psicológicos. Perdera-se o futuro brilhante que se anunciara para o jovem enxadrista.
Ele e Fischer foram vítimas da genialidade, do sucesso precoce e do estrelismo. Atropelados pela vida, não resistiram à tirania do lugar comum e da rotina.
Pagaram preço alto por serem gênios.

Eleições americanas

Eleições americanas costumam despertar interesse no mundo inteiro, mais pelo peso da economia dos Estados Unidos que pelas diferenças minímas entre as políticas dos dois partidos dominantes: Republicano e Democrata. A rejeição mundial ao Bush certamente chama ainda mais atenção para a disputa eleitoral naquele País.

As disputas pela escolha dos candidatos dos dois partidos, a medida que avançam, tornam mais conhecidos os perfis dos concorrentes.

No campo democrata, Obama e Hillary polarizam opiniões e firmam cada vez mais os temas de gênero e raça como assuntos dominantes na campanha. Por razões óbvias. Um é negro, filho de queniano, e, a outra, mulher. O voto das mulheres, por exemplo, parece ter sido decisivo para a vitória de Hillary em New Hampshire, quando as pesquisas davam-na atrás de Obama.

Segundo Michael Cornfield, professor da Universidade de George Washington, os debates que se travam entre os concorrentes à vaga de candidato pelo Partido Democrata, mostram Obama como um "líder inspirador" e Hillary como "líder gestor" ( Jornal Público, 21/01/07, P2, pág.7).

domingo, 20 de janeiro de 2008

Intolerância

O Papa Bento XVI cancelou sua ida a Universidade Sapienza, em Roma, para proferir aula inaugural, atendendo a convite formulado pela direção daquela instituição de ensino superior.

O motivo, foi o protesto contra a presença dele por um grupo de professores e alunos alegando pronunciamento do então Cardeal Ratzinger, há cerca de dezoito anos, sobre a perseguição da Igreja Católica a Galileu. Na verdade, na ocasião, ele teria citado alguém que defendia a posição da Igreja no episódio, sem propriamente encampar a tese.

Sendo a Universidade local de debate e confrontação de idéias, o veto à presença do Papa cheira a obscurantismo e censura .

Um articulista português, escrevendo no jornal Público, disse que a reação ao Pontífice lembra a atitude da Igreja em relação a Galileu.

Cabo Verde


Durante a semana, estive em Cabo Verde. O País tem seu território composto por nove ilhas e destaca-se entre os africanos por sua estabilidade política, funcionamento regular das instituições, sistema parlamentar de Governo, alternância de poder dentro de regras democráticas.
Não obstante ser um País muito pobre, tem demonstrado razoável capacidade de organização administrativa e de implementação de políticas públicas bem sucedidas, o que tem valido ajuda dos países desenvolvidos e certo reconhecimento internacional. Recentemente, foi admitido na Organização Mundial do Comércio (OMC), ganhando a condição de membro associado da União Européia, o que irá permitir acesso a alguns Fundos Comunitários e condições privilegiadas no comércio internacional.
Com recursos naturais muito escassos, estão fazendo grande esforço em relação ao turismo para impulsionar o desenvolvimento e gerar empregos. No momento, estão sendo implantados, ou em fase de projeto, vários empreendimentos financiados por recursos de origem européia.
A mim causou impressão o esforço, não obstante grande pobreza, que está sendo feito na montagem da infra-estrutura do País, na busca do desenvolvimento e inserção internacional. O resultado desse trabalho levou a que Cabo Verde deixasse a condição de subdesenvolvido para integrar a lista dos países em desenvolvimento.
As relações com o Brasil são excelentes. E o Estado do Ceará tem sido um importante canal para fortalecer os laços econômicos e culturais entre as duas nações.