quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Eleições americanas

Eleições americanas costumam despertar interesse no mundo inteiro, mais pelo peso da economia dos Estados Unidos que pelas diferenças minímas entre as políticas dos dois partidos dominantes: Republicano e Democrata. A rejeição mundial ao Bush certamente chama ainda mais atenção para a disputa eleitoral naquele País.

As disputas pela escolha dos candidatos dos dois partidos, a medida que avançam, tornam mais conhecidos os perfis dos concorrentes.

No campo democrata, Obama e Hillary polarizam opiniões e firmam cada vez mais os temas de gênero e raça como assuntos dominantes na campanha. Por razões óbvias. Um é negro, filho de queniano, e, a outra, mulher. O voto das mulheres, por exemplo, parece ter sido decisivo para a vitória de Hillary em New Hampshire, quando as pesquisas davam-na atrás de Obama.

Segundo Michael Cornfield, professor da Universidade de George Washington, os debates que se travam entre os concorrentes à vaga de candidato pelo Partido Democrata, mostram Obama como um "líder inspirador" e Hillary como "líder gestor" ( Jornal Público, 21/01/07, P2, pág.7).

Nenhum comentário: