segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Taxa de homicídios no Ceará supera a do Brasil


Pela primeira vez, desde 1980, o número de homicídios no Ceará supera a média nacional. As taxas já vinham crescendo num ritmo bem acima da média brasileira até chegar a 29,7 assassinatos em cada grupo de 100 mil habitantes. A média brasileira é 26,2. Os dados estão no Mapa da Violência 2012, pesquisa realizada pelo Instituto Sangari.

A pesquisa revela também a crescente violência no interior. Enquanto a Região Metropolitana de Fortaleza teve acréscimo de 7,8% no número de homicídios em 2010, o interior registrou aumento de 5,5% nestes crimes. E não só isso. O número de municípios com taxa de homicídios além da média nacional pulou de 11, em 2000, para 46 cidades, em 2010. Equivale a 25% dos municípios do estado, confirmando acelerado processo de interiorização da violência.

A resposta simples é apontar para causas estruturais, como se a violência viesse aumentando em nível nacional. Ao contrário. Nos últimos 10 anos, a média brasileira recuou.

Se pegarmos o recorte de 2007 para 2010, entre dois estados nordestinos, Ceará e Pernambuco, nos deparamos com os disparates. Enquanto a taxa de assassinatos cresceu 30% nos últimos três anos no Ceará, o estado de pernambucano apresentou queda de 27%. Resta claro que o problema é mais gerencial que estrutural.

Para enfrentar essa onda de violência homicida no país, são necessárias políticas públicas, principalmente voltadas a combater esse mal no interior do Estado. Precisamos mais discussão sobre como direcionar as políticas nacionais, estaduais e municipais em torno da segurança pública. Somente assim seremos capazes de enfrentar de forma concreta e efetiva os altos níveis de violência que assustam os brasileiros.

Acesse o Mapa da Violência na íntegra aqui.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Segurança

O Ceará está mal colocado no que diz respeito às informações sobre segurança. Só informa os homicídios dolosos.

Deixa de informar:

1- lesão corporal seguida de morte;
2- latrocínio;
3- morte em confronto com a polícia;
4- homicídio culposo de trânsito.

No ranking de segurança  a posição é a seguinte:

- Homicídio doloso (segundo taxa por 100 mil hab) 31 é o 9º pior.
- Roubo de veículos : 47,5% é 12º pior
- População carcerária : 264,9 é o 14º pior
- Gastos : 7,9% (aumento de gastos de 2010/2009). Em valores absolutos é é o terceiro menor gasto do país. Está à frente apenas do Piauí e Distrito Federal.

Para quem prometeu acabar com a violência está a dever muito em transparência e resultados.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 24/11/11

Óbitos

Morreram Joãozinho Trinta e o ator Sérgio Brito, a alegria e o drama.

Palavras

Toda minha vida olhei para as palavras como se as estivesse vendo pela primeira vez.

Ernest Hemingway