sábado, 20 de fevereiro de 2010

Reféns

O PT é refém de Lula. Dilma será refém do PT?

No reino da violência

Atente para isso:

Vontade de vingança e sede de justiça não são a mesma coisa.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Contraponto

Em Maracanaú durante o carnaval não se registrou nenhum homicídio. Medidas adotadas pelo Prefeito Roberto Pessoa, como a instalação de um moderno sistema pioneiro de câmaras de vigilância, terão contribuído para que isso ocorresse.

Caravana 22

Itinerário para sábado e domingo :

Acaraú, Morrinhos, Itarema, Amontada. Inclui sede e distritos.

Escalada

A escalada da violência acelerou durante o carnaval. Foram 87 mortes contra 59 em igual período do ano passado.

Estamos cada dia mais distante do cumprimento da promessa do candidato governador acabar com ela.

É o governo do estado construindo um novo Ceará.

A frase do dia

O bom governante não é o que se ilumina, mas o que ilumina.

Minhas leituras de Momo

Durante o carnaval, na tranquilidade do sítio, consegui ler os seguintes livros :
Padre Cícero - Poder, fé e guerra no sertão. Lira Neto. Companhia das Letras.

Livro equilibrado, bem documentado. O autor  não toma partido, deixa que o leitor tire suas conclusões. Em certos momentos parece ser mais simpático ao padre.
Entre as informações que contem está a origem das expressões populares cearenses, lei do Chico de Brito e escapar fedendo.



Desejo de Status. Alain de Botton. Rocco.

Um ensaio, muito ilustrado, sobre as expectativas pessoais, a inveja, a meritocracia e o esnobismo. Causas e soluções. Tudo com muitas citações e temperos de filosofia.



A Controvérsia do Planejamento na Economia Brasileira
Coletânea da polêmica Simonsen x Gudin, desencadeada com as primeiras propostas formais de planejamento da economia brasileira ao final do Estado Novo.
Instituto de Planejamento Econômico e Social (IPEA). Série Pensamento Econômico  nº 3. Rio de Janeiro 1977.

Reprodução comentada da famosa polêmica Simonsen X Gudin sobre dirigismo e planejamento econômico versus liberalismo.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Nota republicana

PELA IGUALDADE DE DIREITOS


A Direção Estadual do Partido da República no Ceará (PR-CE), reconhecendo a justeza e o conteúdo humano da indenização oferecida pelo Governo do Estado às famílias dos policiais mortos em serviço no município de Barbalha, recomendou aos deputados estaduais republicanos que, assim que o Projeto chegar à Assembleia, apresentem emendas estendendo o benefício a todas as famílias de policiais já mortos em serviço no Ceará.

De acordo com o presidente do PR cearense, Lúcio Alcântara, a ampliação deste benefício aos familiares de todos os policiais mortos em serviço, além de minimizar o sofrimento de quem perdeu um ente querido, é a forma mais correta de se fazer justiça e evitar privilégios.

O anúncio de que o Estado vai indenizar as famílias dos policiais Francisco das Chagas Gomes Leal e José Wallison Alves Lisboa, mortos em serviço, foi feito pelo governador Cid Gomes em 12 de fevereiro, durante aula inaugural dos 1.827 alunos do Curso de Formação Profissional da Polícia Militar. Segundo o governador o projeto que propõe pagamento de indenização, no valor de R$ 100 mil às famílias dos militares será enviado nos próximos dias à Assembleia Legislativa do Estado.

Vício

Paises ricos da zona do euro resistem em socorrer a Grécia a braços com uma monumental crise financeira que compromete a moeda e assusta os mercados mundiais.

A Alemanha é a mais reticente em socorrer os gregos. A frase do deputado liberal alemão Frank Schäffer é bem representativa do espírito reinante naquele país onde 53% da população rejeita qualquer apoio germânico a um plano de resgate dos helenos.

Disse o deputado : Não se deve ajudar um alcoólatra dando-lhe uma outra garrafa de bebida alcoólica.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 15/02/10

Endividamento

O brasileiro está devendo muito. Considerados os créditos dos cartões, do cheque especial, dos empréstimos consignados, compra de veículos, sistema financeiro da habitação, a dívida das famílias atingiu no fim do ano passado R$ 555 bilhões.

O valor é quase 40% da renda anual da população.

O estudo encomendado pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra um endividamento recorde do consumidor. Se os bancos exigissem receber tudo que lhes é devido, incluido principal e juros, cada brasileiro teria que entregar quase cinco meses de rendimento para quitar a dívida.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 15/02/10

Clássico

E o Vento Levou, clássico de Victor Fleming completa 70 anos com o lançamento pela Warner de um digibook com cinco DVDs.

Um fã do filme disse certa vez que não o recomendaria para: pessoas com aversão a liberdades históricas; cinéfilos que assistem a filmes do passado desejando que reflitam filmes do século XXI; e finalmente espectadores fixados no politicamente correto.

No filme, um dos mais populares de todos os tempos, a liberdade histórica vira libertinagem, os valores são conservadores, a supremacia racial fica evidente e não há o menor sinal de trânsito interclassista ou inter-racial. 

Não obstante tais características o filme retrata um país dividido, traça um painel da guerra civil, exibe a verdadeira América na pessoa de Scarlett O'Hara que, jura sobreviver ainda que tenha de matar, roubar, esfolar ou se humilhar.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 03/01/10

Produtividade

O aumento da atividade industrial não se faz acompanhar, na mesma proporção, pela criação de novos empregos.

É o que apurou pesquisa realizada nos dois últimos meses pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O crescimento da indústria se dá, em boa parte, graças à elevação da produtividade dos trabalhadores no período de recuperação, somada ao esforço dos que permaneceram no mercado.

Consultadas 365 empresas, 51% pretendem contratar novos empregados, e 49% não têm planos para criar novas vagas.

O mesmo estudo revela que 76% esperam aumentar a produção no semestre, e 81% das pesquisadas admitem realizar, este ano, investimentos para crescer, na média em 15%, sua capacidade produtiva.

A expectativa é que as vagas perdidas durante a crise só sejam repostas em 2011.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 17/02/10.

Deselegância

Fazer caminhada com guarda-chuva, aberto ou fechado.

Retorno

No carnaval me recolhi ao sítio, em Guaramiranga, em comunhão com a natureza.

Nada de folia, nem mesmo da boa música que o festival de jazz costuma oferecer.

De política, apenas um almoço na residência do Alexandre Pereira, com o anfitrião e o prefeito Roberto Pessoa.