sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Minhas leituras de Momo

Durante o carnaval, na tranquilidade do sítio, consegui ler os seguintes livros :
Padre Cícero - Poder, fé e guerra no sertão. Lira Neto. Companhia das Letras.

Livro equilibrado, bem documentado. O autor  não toma partido, deixa que o leitor tire suas conclusões. Em certos momentos parece ser mais simpático ao padre.
Entre as informações que contem está a origem das expressões populares cearenses, lei do Chico de Brito e escapar fedendo.



Desejo de Status. Alain de Botton. Rocco.

Um ensaio, muito ilustrado, sobre as expectativas pessoais, a inveja, a meritocracia e o esnobismo. Causas e soluções. Tudo com muitas citações e temperos de filosofia.



A Controvérsia do Planejamento na Economia Brasileira
Coletânea da polêmica Simonsen x Gudin, desencadeada com as primeiras propostas formais de planejamento da economia brasileira ao final do Estado Novo.
Instituto de Planejamento Econômico e Social (IPEA). Série Pensamento Econômico  nº 3. Rio de Janeiro 1977.

Reprodução comentada da famosa polêmica Simonsen X Gudin sobre dirigismo e planejamento econômico versus liberalismo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é...o autor alivia muito pro lado do padre. Principalmente, no que toca à sua atuação política. Esperava mais arrojo do autor.

Antonio Cariry disse...

Muito bom o comentário do Dr. Lúcio, irei publica-lo no meu blog que tenho só sobre o Padre politico. Infelizmente os antigos historiadores (Politiqueiros)do Cariri se preocuparam unicamente em denegrirem a imagem do Padre Cícero. Estarei lançando um livro sobre o tema. Os arquivos sobre o padre Cícero politico continuam guardados. Sei aonde encontra-los. Veja o antoniocariry.blogspot.com