sexta-feira, 10 de julho de 2009

Thatcher II

Conheça seu pensamento, nas suas frases abaixo citadas:

- Se meus críticos me vissem andando sobre o Rio Tâmisa, diriam que era porque eu não sabia nadar.

- Se você quer alguma coisa dita, peça a um homem. Se você quer alguma coisa feita, peça a uma mulher.

- Qualquer mulher que compreenda as dificuldades de dirigir um lar, estará próxima de entender os problemas de governar uma nação.

- Eu tenho a habilidade feminina de pegar uma tarefa e insistir nela quando todos os outros desistem e vão embora.

- Ser poderoso é como ser uma dama. Se você precisa dizer às pessoas que você é, você não é.

Saiba mais na revista Época, edição de 04/05/09.

Thatcher

Doente e isolada, Margaret Thatcher, com a memória comprometida para fatos recentes, assiste o fim da hegemonia mundial dos postulados que orientaram a economia nos últimos anos.

Fazia história quando, ao assumir o cargo de Primeira Ministra da Inglaterra, em 4 de maio de 1974, citava São Francisco: onde haja discórdia que reine a harmonia.

Nos anos seguintes, pregou obstinadamente a privatização, a desregulamentação, o monetarismo, a receita para curar o homem doente da europa, como o Reino Unido foi conhecido na década de 70.

Mais que curar a Inglaterra, pretendia sacudir a economia mundial pregando novos paradigmas, que se difundiram por toda parte.

Dizia, no entanto, detestar o "laissez faire, essa expressão francesa; o Estado tem de ser forte".

Depois dela, o que surgir de novo na economia mundial, sairá do parto da crise que determinou a intervenção do Estado em grandes bancos e conglomerados empresariais, sob o argumento de evitar-se uma catástrofe econômica mundial.

Há, ainda, um clamor por uma regulamentação que evite as travessuras cometidas pelos executivos das finanças mundiais, que em nome do mercado mergulharam o mundo em uma crise sem precedentes.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Transparência Ceará

Transparência Ceará é o nome do blog criado pelo professor universitário Tales Benigno, servidor público do Estado do Ceará e, como se institula em seu perfil, um brasileiro confiante de que este País tem jeito.

Tales, que é mestre em Informática Aplicada, declara em uma de suas postagens que criou seu diário na internet para informar as pessoas sobre fatos relevantes que muitas vezes passam despercebidos.

Dei uma olhada no blog e há postagens bem interessantes.

Sucesso ao novo colega blogueiro.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Tentação



Imagem publicada na revista Etco - edição de abril/2009.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Policiais pedem socorro

Professores

O Conselho Nacional de Educação (CNE) decidiu limitar o número de professores temporários nos estados. Sua existência só se justificaria para atender situações de impedimento de titulares ou enquanto se realiza concurso para recrutamento de novos profissionais para atender à demanda.

No Ceará, o número de professores nessa situação precária aumentou substancialmente, tendo sido feito contratações até para o ensino fundamental, hoje quase integralmente transferido aos municípios.

Vamos aos números:

2002 - 10.916
2003 - 11.173
2004 - 7353
2005 - 7785
2006 - 7453
2009 - 15150

Também cresceu no atual Governo do Estado o número de professores fora da sala de aula. Eram 5.350 em 2006, e são 6.859 em 2009.

Centro de Feiras

O Ministério Público estadual decidiu agir e cobrar do Governo do Ceará providências indispensáveis à construção do Centro de Feiras na Avenida Washington Soares, local onde funcionou a Academia de Polícia Militar.

Ao abandonar estudos minuciosos executados por técnicos cearenses e americanos, debatidos em várias audiências públicas que recomendavam a implantação do equipamento na zona do Poço da Draga, o atual Governo, açodadamente, optou pela ampliação do Centro de Convenções numa polêmica decisão quanto à conveniência urbana.

A proposta anterior, além de recompor a relação da cidade com a praia, contribuiria para revitalizar o degradado centro da capital cearense.

A obra, segundo o MP, foi iniciada sem apresentação do relatório de impacto no trânsito, faltando projeto arquitetônico e o cronograma de execução das medidas mitigadoras previstas, para que a construção fosse autorizada.

O fato demonstra a forma improvisada como age o atual Governo, desrespeitando a lei e agindo com descaso em relação à cidade. Certamente não será com tal propósito que a prefeita de Fortaleza se declara cúmplice do Governador do Ceará.

Saiba mais no Diário do Nordeste, edições de 24/06/09 e 30/06/09.

Carros

Pela primeira vez, em 15 anos, o Brasil importa mais que exporta carros.

Enquanto lá fora os compradores se retraíram devido à crise, o mercado interno está bom para estrangeiros.

De janeiro a maio, importamos 169 mil veículos e exportamos 162 mil. No mesmo período, as vendas para o exterior cairam mais de 47%.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 14/06/09.

Crise

A inadimplência de pessoa física bate recorde.

Em maio, alcançou 8,6% do total dos financiamentos concedidos, o maior percentual desde que o Banco Central iniciou a série, em 1994.

Para as empresas, o volume de atrasos maiores que 90 dias chega a 3,2% do total de crédito à pessoa jurídica. É o maior desde 2001.

Saiba mais na Folha de S. Paulo, edição de 26/06/09.

Pneus


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu proibir a importação de pneus usados.

O lobby a favor foi um dos maiores e mais organizados que vi durante minha permanência no Congresso Nacional (CN).

No Senado Federal (SF), fui relator de um projeto para permitir a importação desse lixo ambiental. A pressão de alguns senadores por um parecer favorável era grande. Resisti, me manifestando contra a proposição, por entendê-la contrária ao interesse nacional.

Os maiores interessados no assunto se encontram no Paraná, onde está uma empresa que pretende fazer essas importações.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 25/06/09.