sábado, 9 de fevereiro de 2013

Bolshoi

Sergei Filin, diretor do Bolshoi, antigo primeiro bailarino da instituição foi agredido por uma pessoa ignorada que lhe atirou ácido no rosto comprometendo seriamente sua visão. Suspeita-se que o ataque tenha partido de um rival movido pela inveja.

Mariana Gomes, primeira brasileira a integrar o prestigiado balé russo, lamenta que a rivalidade e a inveja entre entre bailarinos tenham chegado a esse nível de crueldade.

Para terem uma ideia do clima reinante no mundo da dança transcrevo parte do depoimento da brasileira à Folha de São Paulo, edição de 23/01/13 :

"Vidro na sapatilha, tirar colchete de vestido antes do espetáculo, agulha no arranjo de cabelo, tudo isso eu sei que acontece, mesmo paracendo exagero.
Teatro é um meio cruel. Nossa carreira é curta, bailarinos são muitos, e o pior é a ambição. Já vi bailarinos que se drogam, se alcoolizam. Há os que foram parar em manicômios durante turnês.
Já vi muita coisa e já perdoei muitos casos deste tipo, mas, dessa vez, não.
Esse exagero é o reflexo do que vem acontecendo com os artistas ali dentro".

Indústria

A produção industrial em 2012 recuou em nove estados.

André Macedo, pesquisador do IBGE, diz que a queda se deveu ao aumento da inadimplência, o endividamento das famílias, os estoques maiores e a crise internacional que reduziu o consumo.

Os maiores recuos percentuais ocorreram no Espírito Santo (6,3) e Rio de Janeiro (5,6). No Ceará a produção caiu 1,3. O Nordeste como um todo cresceu 1,7, com desempenhos positivos da Bahia (4,2) e Pernambuco (1,3). No Brasil a perda foi de 2,7.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 07/02/13 

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Seca

De Euclides da Cunha um pequeno trecho sobre a seca :

"... Mas entre nós estes transes tão profundamente dramáticos não deixam traços duradouros. Aparecem, devastam e torturam; extinguem-se e ficam deslembrados.
Entretanto, senão pelos seus efeitos desastrosos, pela sua insistência, pela impertinência insanável com que se ajustam aos nossos destinos, eles são os mais imperiosos desafios às forças do nosso espírito e do nosso sentimento.
Mas criaram sob o ponto de vista artístico raras páginas incolores de um ou outro livro, e alguns alexandrinos remanescentes de Junqueiro; mas na ordem administrativa, medidas que apenas paliam os estragos; e no campo das investigações científicas o conflito estéril de algumas teorias desfalecidas.
É que o fenômeno climático só nos impressiona quando aparece; é uma eterna e monótona novidade; estudamo-lo sempre nas aperturas e nos sobressaltos dos períodos certos em que ele se desencadeia"

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Nepotismo

Os novos prefeitos seguiram os antigos. Como os outros, os atuais encheram as administrações municipais de parentes, esposas, irmãos, filhos, todos proclamados competentes e confiáveis.

Em 2008 o STF aprovou a súmula vinculante nº 13, que vedou o nepotismo nos três poderes, nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Em decisões posteriores a Corte flexibilizou a norma permitindo a iniciativa para cargos considerados de natureza política, incluidos os de secretários municipais. A incerteza sobre o alcance da medida tem gerado dúvida no mundo jurídico.

Se esse entendimento estivesse consolidado o STF teria retificado a súmula vinculante o que não aconteceu. As brechas existentes permitem a interpretação de acordo com a conveniência do governante. Tal como está escrita permite, por exemplo, a nomeação de parentes para todo secretariado, um absurdo que o texto não veda.

Saiba mais em O Globo, edição de 05/01/13

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Vieira

Recordando o padre Antonio Vieira, o grande orador sacro, cognominado o Crisóstomo português que, no "Sermão do Mandato", falou sobre as ignorâncias que impedem o amor de florescer:

Não conhecer a si mesmo
Não entender o amor
Não saber onde o amor vai dar
Não enxergar a natureza do objeto amado.



Seca

Profetas populares e cientistas coincidem na previsão : é grande a probabilidade de uma seca este ano.

O tradicional "concílio" de profetas em Quixadá e os técnicos da Funceme têm a mesma opinião sobre a provável escassez de chuvas na sequência de uma das das piores secas que o Ceará já experimentou.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Portugal

Com a crise a população de Portugal encolhe. O êxodo voltou com força. A taxa de desemprego anda pelos 16% obrigando jovens profissionais a emigrarem em busca de trabalho. Nos anos 50/60 os emigrantes eram trabalhadores sem qualificação.

Os principais destinos tem sido Angola, Brasil e Suiça. A remessa de emigrantes portugueses pelo mundo tem aumentado chegando em 2012 a 2,5 bilhões de euros, um crescimento de 12,6%.

Só em 2012 trinta mil portugueses se dirigiram para Angola; por mês, mil portugueses entraram na Suiça.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 02/02/13

50 anos

A revista "The New York Review of Books" cujo primeiro número foi publicado em fevereiro de 1963 prometia no editorial que o periódico quinzenal jamais se dedicaria a livros que fossem"triviais em suas intenções ou venais em seus efeitos, exceto em certas ocasiões, para reduzir uma reputação temporariamente inflada".

A publicação chega aos cinquenta anos como uma referência indiscutível para jornalistas, críticos e leitores do mundo inteiro.

Robert Silvers, 83 anos, editor da NYRB desde o primeiro número, a princípio junto com Barbara Epstein, até sua morte em 2006, anfitrião da festa de hoje, dia 5, reitera o compromisso da publicação com o rigor da crítica ao afirmar que "um futuro sem crítica literária séria é simplesmente impensável".

Saiba mais em O Globo, edição de 02/02/13

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Google

O Google e a França, representados por seus presidentes, assinaram acordo que garante o aproveitamento de conteúdo jornalístico produzido pela imprensa no Google News, portal que exibe os títulos das principais notícias do dia.

O acerto envolve o pagamento pelo Google de 60,0 milhões de euros que constituirão um fundo, que não irá remunerar diretamente a imprensa francesa, mas fomentar o desenvolvimento de negócios digitais dos jornais e revistas de interesse geral do país.

Em troca o governo desistiu de patrocinar uma lei que obrigaria o Google a pagar aos jornais por conteúdo. Ou seja, instituir o que já estava sendo chamada de "taxa Google".

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 02/02/13

Melancolia

Por que será que todos aqueles que estão acima da média em filosofia, pólítica, poesia ou nas artes parecem melancólicos, e alguns de tal forma que são acometidos pela doença da bile negra ?

Aristóteles, Problemática, seção XXX

Baladas

Tales Ab`Saber, professor da UNIFESP, é psicanalista e autor do livro "A Música do Tempo Infinito" da Cosac Naify lançado em outubro do ano passado.

Na obra examina o fenômeno das baladas que fascinam a juventude de hoje. Para se ter uma ideia, em São Paulo 500 casas noturnas foram licenciadas em 2012 e há mais 600 na fila aguardando alvará. Em Santa Maria, antes da tragédia da Kiss, eram pelo menos cinco baladas por dia, de quinta-feira à sábado.

"É uma festa intensa que não deseja terminar jamais"; "trata-se de um dispositivo de época para a gestão do prazer", diz o psicanalista.

O que celebram esses jovens :

"Celebram o desencanto de uma geração cujos impulsos de radicalização humanista, estética e política foram reduzidos a meras práticas de consumo.
Celebram a balada, a boate de massa que virou o novo espaço da república pop.
Celebram uma juventude atomizada entre as vidas difíceis de mercado  e um hedonismo turbinado pela compulsão de ser feliz, como manda a propaganda.
No caso da Kiss, celebram um Brasil em que a relação entre empresários, agentes públicos de segurança e políticos é toda degradada.
Celebram enfim o que não é para ser celebrado".

Saiba mais na entrevista exclusiva de Tales Ab`Saber ao Estado de São Paulo. edição de 03/0213

Argentina

O FMI acaba de emitir uma "declaração de censura" contra a Argentina com relação à qualidade de seus dados quanto à inflação e crescimento do PIB.

País tem até o dia 29 de setembro para melhorar os dados estatísticos. O FMI não disse o que fará se o prazo não for cumprido.

Avaliações independentes têm acusado o governo de subestimar consideravelmente os números da inflação.

Que as manobras contábeis feitas no fim do ano para fechar as contas não signfiquem uma argentinização do Brasil.

Saiba mais em O Globo, edição de 02/02/13

Economia

Acendeu a luz amarela em relação ao desempenho da economia brasileira.

Vejamos :

1-País tem saldo comercial negativo de US$ 4,0 bilhões.
   É o maior déficit em 20 anos.

2-Indústria tem a primeira queda desde 2009.
   Recuo foi de 2,7% no ano passado.
   Apesar de estímulos do governo, a produção está abaixo do nível pré-crise.
   Em dezembro frente a novembro 14 dos 27 ramos pesquisados pelo IBGE
   produziram menos. As maiores quedas ocorreram nos setores de máquinas
   e equipamentos e de máquinas para escritórios e equipamentos de informática.

Saiba mais em O Globo, edição de 02/02/13

Tragédia da Kiss

As vítimas eram jovens. Tinham sonhos. Podiam ser os filhos e netos de cada um de nós.

Dilma Rousseff, Presidente do Brasil