sábado, 31 de janeiro de 2009

Fé III

A propósito do ateísmo, e mesmo do neo paganismo, que parece estar a avançar na sociedade moderna, o professor universitário João César das Neves vem de escrever artigo no jornal Diário de Notícias sobre fé e razão, apoiado na obra de Hillaire Belloc (1870-1953), Survivals and New Arrivals. The Old and New Enemies of the Catholic Church, de 1929, reeditado pela Tan Books, em 1992.

No livro, é feita uma análise dos três adversários da fé católica nos idos de 1929. O nazismo ( e o fascismo), o anticlericalismo, maçon ou liberal, e o agnosticismo superficial da autodeterminada "mente moderna". O articulista se fixa na análise do que chama de neo paganismo avassalador, centrado no combate à família e a vida humana, antevisto por Belloc.

No cerne do debate atual estariam, portanto, temas de grande atualidade, a família, o aborto, a eutanásia, o casamento entre pessoas do mesmo gênero.

O dilema entre a crença e a descrença, a existênia ou não de Deus, não se resolve, porque nenhum dos lados envolvidos na discussão, consegue provas irrefutáveis que comprovem sua opinião. Os que acreditam, sustentam-se na fé, que dispensa prova material. Os que não creem, apoiam-se na ciência, mas não são conclusivos.

Reparem que mesmo os novos ateus, na sua pregação, são cautelosos quando dizem: Deus provavelmente não existe...

Da liberdade de crer faz parte integrante a de não crer, como sombra dela. É o lugar da liberdade não apenas de pensar, mas de humanamente respirar e existir, escreveu Eduardo Lourenço, no prefácio ao livro Causas da Decadência dos Povos Peninsulares nos Três Últimos Séculos de Antero de Quental, Tinta da China, Lisboa 2008.

Saiba mais no Diário de Notícias, edições de 11, 12 e 19 de janeiro de 2009.

Fé II

A campanha, nos moldes de Londres, já chegou à Espanha, ameaçando desembarcar em Lisboa.

A resposta não tardou. Deus existe, ou não, conforme o autocarro que se tome...

A organização católica E-Christians, colocou em autocarros, que partem da zona central de Madri, a frase de Gandhi: Quando todos te abandonam Deus fica ao teu lado. O representante da entidade responsável pela divulgação da mensagem, diz que não se trata de uma guerra contra os ateus, mas sim de demonstrar que não há identificação com uma única confissão religiosa.

O Cardeal de Madri, em homilia, declarou que, como católicos amamos todos os homens, incluíndo os que dizem não acreditar em Deus.

O fato de uma campanha ateísta ganhar as ruas, incitando as pessoas a não acreditar em Deus, aproveitar a vida, livre de preocupações metafísicas, e adotar uma atitude hedônica de gozo da felicidade de circunstâncias, revela a face nova de um dilema que acompanha o homem desde sempre. Ergue-se uma frente de contestação, não a uma religião, mas a todas religiões teístas.

As disputas motivadas por questões religiosas, e que têm levado a humanidade a grandes tragédias, ganham, agora, um aspecto diferente. A questão levada ao debate público nas ruas, é sobre crer ou não crer. Não se trata de proselitismo de um determinado credo.

A impressão que fica é de que os modernos ateus emprestam à sua militância uma espécie de caráter missionário, empenham-se como novos cruzados neo iluministas, a braços com uma ação civilizadora da humanidade. Como se descrer fosse algo fundamental para a vida do homem.

Afinal, em que crêem os que não crêem?

Crer, ou deixar de crer, não é uma questão de opção pelo autocarro que se toma. Tudo depende do sentido em que se caminha na estrada de Damasco.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O ateísmo não é um fenômeno novo. Muitos, no passado, negaram, veementemente, a existência de Deus, e se declararam ateus ferrenhos.

A novidade é o ateísmo militante, que faz proselistimo, liderado por cientistas de renome, que têm escrito livros recentes, com grande divulgação na mídia.

Agora mesmo, há um surto propagandístico, empreendido por entidades comprometidas com a causa, que já chegou aos autocarros. Em Londres, circulam alguns ostentando, em destaque, o texto: Deus provavelmente não existe. Por isso, pare de se preocupar e aproveite a vida.

Os defensores da proposta consideram-na resposta a uma iniciativa cristã, que ameaçava os não crentes com o inferno. Recursos é o que parece não faltar aos ateístas ingleses, que reuniram, através da Associação Humanista Britânica, 150.000,00 euros para custear a campanha. Só o biólogo Richard Dawkins, autor do livro A Desilusão de Deus, concorreu com 5.000,00 euros.

Uma entidade, a Christian Voice, apresentou protesto formal, considerando que a campanha viola o código de publicidade britânico, em matéria de veracidade ou de factualidade.

Será espantoso que a autoridade responsável pela ética publicitária, tenha que se pronunciar sobre a existência de Deus.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Maravilhas

No ano de 2007, uma organização internacional promoveu um concurso, com votação pela internet, para escolha das novas sete maravilhas do mundo.

O anúncio das selecionadas foi feito em uma grande festa, em um estádio de futebol, em Lisboa. O Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, esteve entre as escolhidas.

Agora, aproveitando o grande patrimônio arquitetônico que os portugueses disseminaram pelo mundo, a partir das grandes descobertas, está em curso novo inquérito. Desta feita, para apontar as 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.

Serão escolhidas a partir de uma lista de 22 monumentos, todos reconhecidos pela Unesco. A saber:

A
Ásia
1- Malásia: Cidade histórica de Malaca
2- Índia: Igrejas e Conventos de Goa
3- Sri Lanka: Cidade velha de Galle e suas fortificações

B
América Latina
1- Brasil: Centros históricos de Ouro Preto, Diamantina, Goiás, Olinda, São Luís e Salvador.
2- Argentina e Brasil: Missões jesuítas dos índios Guarani
3- Paraguai: Missões jesuitas de Trinidad do Paraná e Jesus de Taravanque
4- Uruguai: Bairro histórico de Colonia do Sacramento

C
África
1- Marrocos: Cidade portuguesa de Mazagão ( hoje El-Jadida)
2- Senegal: Ilha de Goreia
3- Gambia: Ilha de James
4- Gana: Fortes e castelos de Acra e Volta
5- Etiópia: Cidadela de Fasil Ghebi
6- Tanzânia: Ruinas de Songo Mnara e Kilwa
7- Moçambique: Ilha de Moçambique

D
Médio Oriente
1- Barém: Sítio Arqueológico de Qal at al-Bahrain

E
Ásia
1- Índia: Igrejas e conventos de Goa
2- Sri Lanka: Cidade velha de Galle e suas fortificações
3- Malásia: Centro histórico de Malaca
4- China: Centro histórico de Macau

Para votar, bastar acessar ao site http://www.7maravilhas.sapo.pt/ . Neste mesmo endereço há um blog, através do qual poderemos acompanhar a visita que um reporter fará aos lugares, ao longo de 80 dias.

O resultado final será conhecido a 10 de junho, Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas.