quarta-feira, 30 de julho de 2014

Água

O conflito pelo uso da água, face à escassez atual em razão da falta de chuvas, gerou um desentendimento entre a Agência Nacional de Águas (Ana), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Operador Nacional do Sistema Elétrico (Ons).

Os três órgãos se acusam mutuamente de falta de regulamentação adequada para o emprego da água com as finalidades de consumo humano, geração de energia e transporte por meio de hidrovias.

A medida que o líquido se torna escasso há uma agudização desse choque de interesses que já começa a se fazer sentir também no comprometimento das relações dos estados entre si e destes com a União. O caso mais notório é o de São Paulo onde o colapso de abastecimento da capital deu lugar a acusações entre os governos federal e estadual e disputa pela água entre aquele estado e o Rio de Janeiro.

A situação decorre do descaso com os recursos naturais, o deperdício e a falta de gestão que assegure a utilização racional de bens como a água, de todos o mais precioso.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 27/07/14

terça-feira, 29 de julho de 2014

Esperança e cura

O médico americano Jerome Goopman há 30 anos trata de pacientes com câncer. Professor da Faculdade de Medicna da Universidade de Harvard escreveu, entre outros, o livro A Anatomia da Esperança (Editora Objetiva) relato de casos que demonstram que acreditar na cura, mesmo quando há poucas chances, pode ser de grande valia no tratamento.

Concedeu entrevista à Veja, edição de 29/09/04 da qual recolhi os seguintes trechos :

"A esperança não cura mas pode dar ânimo ao paciente para que ele continue a lutar pela sua melhora. Ela inspira coragem para superar o medo".

"Esperança não tem nada a ver com otimismo. O otimista acha que tudo vai dar certo, que tudo vai acabar bem. Mas sabemos que a vida não é assim. Nutrir esperança é reconhecer, sempre baseado na realidade dos fatos, que é possível encontrar um caminho".

"Um médico jamais deve se considerar na posição de juiz, dando ao paciente uma sentença de dias, semanas ou meses de vida. Nunca se deve considerar uma pessoa perdida a priori. A onisciencia a respeito da vida e da morte não faz parte do domínio do médico".

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Herois

Os herois discretos são a grande reserva moral de um país.

Mário Vargas Llosa

domingo, 27 de julho de 2014

Reflexão dominical

Para reflexão dos candidatos que concorrem à eleição deste ano :

Leitura do Primeiro Livro dos Reis - 1 Rs 3,5. 7.12

Naqueles dias, em Gabaon, o Senhor apareceu a Salomão em sonho, durante a noite, e lhe disse :
"Pede o que desejas e eu te darei". E Salomão disse : "Senhor meu Deus tu fizeste reinar o teu servo em lugar de Davi, meu pai. Mas eu não passo de um adolescente que não sabe ainda como governar. "Além disso, teu servo está no meio de teu povo eleito, povo tão numeroso que não se pode contar ou calcular. Dá, pois, ao teu servo, um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal. Do contrário, quem poderá governar este teu povo tão numeroso"? Esta oração de Salomão agradou ao Senhor. E Deus disse a Salomão : "Já que pediste estes dons e não pediste para ti longos anos de vida, nem riquezas, nem a morte de seus inimigos, mas sim sabedoria para praticar a justiça, vou satisfazer o teu pedido; dou-te um coração sábio e inteligente como nunca houve outro igual antes de ti, nem haverá depois de ti"

Literatura

Por-se a serviço de uma causa destroi a beleza da literatura.

Orhan Pamuk