quarta-feira, 29 de julho de 2015

Confusão

As informações sobre as finanças estaduais são confusas e divergentes. No Diário do Nordeste, edição de 28/06/15 sob o título Estado corta gastos e prioriza salários" foi publicada matéria no bojo da qual o secretário da fazenda informa que "só em julho, o repasse federal já contabiliza um decréscimo de R$ 40,00 milhões".

O jornal O Povo, edição de 29/06/15 traz matéria intitulada "FPE. Refis do governo federal evita queda em repasses ao Ceará" na qual está dito que o estado recebeu via FPE até agora R$ 148.104.731 a mais que em igual período do ano passado.

A mesma autoridade reconhece que nos cofres da fazenda está saindo mais dinheiro que entrando o que exige cortes expressivos nas despesas para não atrasar o pagamento do servidores.

Os números, apesar de confusos, confirmam a delicada situação das contas estaduais fruto de comportamento perdulário e gestão temerária do governo passado. A queda na arrecadação e a alta do dólar, agravando o endividamento do estado, prometem piorar a herança maldita repassada ao sucessor.

Se o governo fosse uma empresa privada já poderia ingressar no regime de recuperação judicial.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Tatuzão

Há poucos dias em editorial o jornal O POVO chamou de equívoco a compra pelo governo do estado de quatro  tuneleiras, máquinas conhecidas como tatuzões usadas para escavação de túneis de metros.

Compra justificada com o argumento de que o fabricante iria instalar uma fábrica deles no Pecém. Antes fosse só um equívoco...

Avós

Domingo passado foi o dia dos avós. Ninguém se lembrou disso. Certamente por não interessar ao mercado.

Já o Papa Francisco lembrou de nós ao dizer : Como é bonito o encorajamento que o ancião consegue transmitir ao jovem em busca do sentido da fé e da vida! Esta é verdadeiramente a missão dos avós. A vocação dos idosos.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Imagens



 




Ensaio / Edu Simões (Lugar Incomum)
Fonte: Folha de S. Paulo - 28/06/2015

Imagem

Caminhão com a caçamba entalada na ponte do Piqueri (zona norte),
na marginal Tietê.
Fonte: Folha de S. Paulo -18/07/2015