sábado, 17 de agosto de 2013

Cachaça

A cachaça, assim como o petróleo, agora é nossa.

Podemos entrar nos Estados Unidos ostentando no rótulo nosso nome original. Basta da dissimulação de brazilian rhum  a que nos obrigavam os americanos. É verdade que o Brasil em troca reconheceu a marca bourbon, o uisque deles.

O Ceará responde por 12% da produção nacional da bebida. De olho no mercado dos Estados Unidos uma empresa cearense ja contratou como garoto propaganda o ator John Travolta.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 16/08/13 no suplemento Paladar 

Economia

Após três trimestres, Europa sai da recessão.

O resultado foi obtido às custas do crescimento da Alemanha (0,7%), França (0,5%) e Reino Unido (0,6%) paises que puxaram o desempnho da economia europeia para 0,3% no primeiro trimestre.

Entre os paises onde a crise é mais profunda a boa notícia veio de Portugal que cresceu 1,1% o melhor resultado de toda europa.

Saiba mais no jornal Folha de São Paulo, edição de 15/08/2013, página B6

A frase do dia

Nenhuma coisa é mais evidente que a demonstração matemática.

Pedro Nunes - 1573

Descobrimentos

Estes descobrimentos não se fizeram indo a acertar.

Pedro Nunes - 1573, sobre os descobimentos portugueses.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Cardápios



Hospitais perigosos

*Clique na imagem para ampliar.

Tempos de Lúcio e outros tempos III - Violência



Leio, consternado, a notícia de que um procurador da república foi assaltado enquanto praticava os seus exercícios matinais e que, após forte pressão psicológica dos criminosos, foi obrigado a entrar no lago do Jacarey, em Fortaleza, enquanto seus pertences eram roubados. O desejo dos bandidos era de levá-lo para casa para promover um “arrastão”, com consequências que são difíceis de imaginar.

O nível de violência em nosso estado é assustador, dando, cada vez mais, provas de que estamos perdendo a guerra no combate ao crime. O jornal O Povo noticiou, em 07/05/13, que nos quatro primeiros meses deste ano as estatísticas acumulavam o incrível número de 873 assassinatos a tiros na Grande Fortaleza, com provas incontestes da banalização da violência e da completa falência da política de segurança pública em nosso estado.

Os responsáveis por essa política argumentam a violência tem aumentado em todo Brasil, convenientemente esquecendo que um dos principais compromissos do atual governador foi com “uma nova estratégia de fazer polícia”, com uso intensivo de tecnologia avançada e interação social, a partir do Ronda do Quarteirão (veja em http://www.ceara.gov.br/governo-do-ceara/projetos-estruturantes/ronda-do-quarteirao).

Se era essa a proposta, vemos a falência do modelo. De acordo com o relatório “Mapa da Violência”, do Instituto Sangari, o Ceará apresentou, em 2006, uma taxa anual de homicídios menor do que a média nacional, com 19,4 mortes por cem mil habitantes. Em 2012, a falta de uma política de segurança efetiva colaborou para que esse índice mais que dobrasse, atingindo a marca de 40,0 mortes por cem mil habitantes, como pode ser visto no gráfico a seguir:


Gráfico: Ceará – Taxa de homicídios por 100 mil habitantes
2006/2012





               Fonte: Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará

Em 2012 foram praticados 2.286 homicídios dolosos no Ceará, tendo esse tipo de violência crescido a impressionante taxa de 12,8% ao ano, superando a média nacional. Essa tragédia é sempre justificada com desculpas, como a falta de alternativas efetivas de combate às drogas ilícitas, mas o fato é que cometeu-se um enorme equívoco ao priorizar os aspectos de marketing da política pública de segurança, em detrimento do aumento de efetivo, de sua preparação e de estratégias integradas com as políticas de educação e assistência social.

O programa Ronda do Quarteirão foi elaborado para uma campanha eleitoral, sem o conteúdo necessário para se tornar uma política pública. De forma completamente errada tentaram dar continuidade à farsa, com a priorização dos vistosos carros importados e dos caros “Segways”, com uma clara demonstração da falta de substância do programa. Atualmente, soma-se a ausência de capacidade de gestão e a falta de foco na política de segurança.

A violência cresce no vácuo gerado por esse modelo equivocado. O governador poderia ter a humildade de reconhecer a sua incapacidade de lidar com esse problema e solicitar a ajuda federal, pois vivemos uma situação caótica, com riscos crescentes.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Beira-Mar

O calçadão da Beira-Mar continua o mesmo caótico e mal cheiroso. Aliás, está pior. Um dia desses uma senhora caminhava lá levando um lenço ao nariz. Já pensou ?

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Tensão pré-eleitoral

Deixei o governo há seis anos e oito meses. Prazo mais que suficiente para que meu sucessor assuma seus erros sem cair na tentação de me imputar responsabilidade que não tenho. Reafirmo, mais de seis anos depois, como posso ser responsável pelo que Sua Excelência come hoje ?

Fui eleito governador e continuei morando no meu apartamento. Não me mudei para palácio e, quando viajava para fora do estado, minha primeira opção sempre era viajar em avião de carreira. Fui usuário frequente da classe econômica das transportadoras aéreas.

O país inteiro sabe que o atual governador adora uma mordomia. Os escândalos estão por aí, nas páginas de revistas e jornais : é jatinho para cá, jatinho para acolá... e o dinheiro de um estado pobre como o Ceará vai descendo pelo ralo.

Logo, isso que o Deputado Heitor Ferrer denunciou não tem novidade alguma. O "modus operandi" do governador é aquele mesmo.

Na sua reação à crítica do parlamentar tenta confundir a opinião pública com lorotas fáceis de verificar. Ao contrário do que diz o contrato em questão foi licitado durante sua gestão. Aliás, por duas vezes.

Outra inverdade: ele se finge de desinformado quando afirma que o Deputado Heitor Ferrer apoiou meu governo. Heitor fez oposição a mim como faz a ele, embora esteja agora obtendo sucesso face a um governo que não se cansa de dar ao deputado motivos para suas denúncias. Não obstante, diferentemente do que acontece no momento, sempre o tratei com respeito e urbanidade.

Se não abre mão das mordomias o governador deveria pelo menos dar melhor exemplo de serenidade e equilíbrio quando tem que enfrentar críticas por seus desvios de conduta. O Ceará está farto dos destemperos do clã instalado no poder.

O governador está irritado, mas sabe o que é isso ? É tensão pré-eleitoral de quem já pressente suas próprias dificuldades. Deve estar lendo muitas pesquisas de opinião e perdendo o sono...

Livraria Bertrand

Imagens da Livraria Bertrand, em Lisboa, no Chiado. Fundada em 1752 é a mais antiga livraria do mundo ainda em funcionamento. Indo a Portugal vale a pena visita-la.
*Clique na imagem para aumentar.

Um alfarrabista em Braga

*Clique na imagem para aumentar.
 
Em Portugal sebo é alfarrabista. A imagem é de um panfleto de um estabelecimento no gênero recém aberto em Braga. Indo lá, visite-o. Está bem instalado e com acervo bem organizado. Predominam livros de arte

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Sigilo oficial

* Fonte: Folha de S.Paulo (domingo, 4 de agosto de 2013)

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Arganil


*Clique na imagem para aumentar.

As duas imagens são postais da cidade de Arganil, em Portugal, nas primeiras décadas do século XX. Na primeira aparece a fachada, na esquina, à direita, dos Grandes Armazens, estabelecimento comercial  que pertenceu ao avô da Maria Beatriz, minha mulher.


Bagagem de mão

*Clique na imagem para aumentar.

Terremoto

*Clique na imagem para aumentar.
 
Lisboa a arder - Terremoto de 1755
 
Steislinger, séc. XVIII

Pessoanas






 * Clique na imagem para aumentar

domingo, 11 de agosto de 2013

Jornalistas

Segundo o escritor franco-argelino Albert Camus o jornalista para ser livre precisa
 manter-se lúcido, ser desobediente, irônico e obstinado.

É gente assim que faz falta ao nosso jornalismo.

Frase do dia

O que não sabemos hoje saberemos amanhã.

Garcia de Orta, sábio português, 1563