sábado, 22 de dezembro de 2012

Competititvidade

Pesquisa promovida pela Confederação Nacional da Insdústria (CNI) revelou que entre os emergentes o Brasil é o segundo país menos competitivo ficando a frente apenas da Argentina.

Mão de obra cara e infraestrtura precária derrubam nossa posição no ranking.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 14/12/12

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Finanças

O secretário de finanças da Prefeitura de Fortaleza, Alexandre Cialdine, promoveu hoje na sede da pasta um café da manhã que reuniu três ex-prefeitos e vários ex-secretários para inaugurar uma galeria com a foto de todos ex-titulares do órgão.

Reinaugurou ainda a Biblioteca José Neuman Damasceno cuja criação data da minha passagem pela prefeitura. Foi um agradável reencontro marcado pela emoção e a memória.

Quixadá

Quarta-feira fui a Quixadá para receber o título de cidadão honorário do município concedido pela Câmara de Vereadores por iniciativa do vereador José Maria Menezes Queiroz.

Fiquei muito agradecido e emocionado. Quixadá é uma grata recordação na vida de minha família. Foi de lá que meu pai, Waldemar Alcântara, partiu para fazer a bela carreira que marcou sua vida na medicina e na política.

Além do mais guardo daquela cidade inesquecíveis lembranças da minha infância. Por isso vou lá sempre com muito prazer.

Por outro lado sempre que recebo uma homenagem, agora que não exerço nenhuma função pública, valorizo-a mais do que quando ocupava uma posição de relevo. Confunde-se então, amiúde, cargo e pessoa.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Finanças

O Secretário da Fazenda anunciou a necessidade de cortes nas despesas do estado. Segundo ele andaram gastando mais que arrecadaram.

Deve ser por isso que fornecedores já se queixam de atraso na quitação de contas.

Passou o tempo de apregoar que o dinheiro sobrava nos cofres públicos.

Saiba mais no Diário do Nordeste, edição de 14/12/12

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Energia

No último leilão de energia levado a efeito pelo governo só deu eólicas. Dos 12 projetos contratados para início de fornecimento em 2017 10 são eólicas.

O preço da energia produzida pelos ventos ( R$/MWh ) caiu substancialmente. Foi de 148,39 em 2009 para 87,94 em 2012.

A elevada participação da fonte eólica, que tem vantagens ambientais inegáveis, no sistema pode levar a uma instabilidade no fornecimento de energia devido à sazonalidade e intermitência dos ventos.

O Ceará não levou nada no leilão. A Bahia ficou com quase tudo. Com a vantagem de que as usinas vão se instalar no interior.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 15/12/12 

Pib II

Fortaleza, com 37.106,309, tem o maior PIB do Nordeste seguida por Salvador.

Nossa participação relativa chega a 7,31%.

Saiba mais no Diário do Nordeste, edição de 13/12/12

Pib

Segundo o IBGE a participação das capitais no PIB nacional atingiu seu ponto mais baixo.

Já foi de 39% em 1999 caindo para 34% em 2010.

A mudança se deve em parte à interiorização do desenvolvimento e ao aumento do preço das commodities.

Os municípios produtores de minério de ferro estão entre os que tiveram maior elevação no PIB. É o caso de Parauapebas (PA) e Itabira e Ouro Preto ambos em Minas Gerais.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 13/12/12

Economia

O Brasil deixou de ser a sexta economia mundial. A Inglaterra recuperou sua colocação anterior. Voltamos ao sétimo lugar.

A perda de posição resulta da desvalorização do real e do mau desempenho da economia brasileira. O PIB da Inglaterra é de 2,4 trilhões de dólares e o do Brasil 2,2 trilhões de dólares.

Segundo um analista o Brasil só voltará a ser o sexto do ranking em 2016.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 17/12/12



Ficha limpa

Segundo a imprensa o governo pretende aprovar lei que exija dos dirigentes de ONGs ficha limpa, isto é, que não tenham sido condenados pela justiça.

Os estatutos das entidades deverão ser modificados para regular salários e evitar enriquecimento ilícito como condição para receberem verba pública.

Desde 2008 o governo repassou mais de R$ 6,0 bilhões ao setor. Está aí uma brecha por onde se desviou muito dinheiro do governo.

Saiba mais na Folha de São Paulo , edição de 17/12/12