sábado, 21 de março de 2009

Canal da Integração

Recebi, pelo correio, convite para a inauguração dos trechos 2 e 3 do Canal da Integração. Agradeço a lembrança.

Congratulo-me com os cearenses pela conclusão de mais duas partes da obra. É louvável que o governo tenha dado continuidade ao empreendimento.

Aproveito a ocasião para, mais uma vez, repor a verdade sobre a participação do meu governo na construção do canal.

Ao assumir o cargo de governador do Ceará, encontrei a obra no seu início e já parada. Tão logo consegui reorganizar as finanças do Estado, retomei sua construção. Concluí o trecho 1 e iniciei a construção dos dois segmentos recém inaugurados.

Durante minha administração, foram executados 60% do volume total de obras dos trechos ora entregues. Técnicos que nela trabalharam ou acompanharam-na, confirmam a informação. Os trabalhos realizados foram totalmente pagos.

A propaganda sobre o canal, que o governo veicula através dos meios de comunicação, é enganosa, pois não reflete a verdade da autoria, ao tempo que transmite uma imagem de dinamismo que não é real.

Prefiro acreditar que o atual governador do Estado desconhece seu teor, pois tamanha falsidade não engrandece sua gestão.

Poesia

Poema Oriental

Trinta raios convergem no ciclo de uma roda
É no espaço que há entre eles que reside a utilidade da roda

Moldamos argila para fazer jarros
E é no vazio que reside sua utilidade

Portas e janelas são abertas nas paredes de uma casa
E é por causa dos espaços vazios que podemos habita-la

Assim
Da não existência vem a utilidade
E da existência a posse.

Lao Tze

sexta-feira, 20 de março de 2009

A frase do dia

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios.
Por isso cante, chore, ria e viva intensamente.
Antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

Charles Chaplin

quinta-feira, 19 de março de 2009

1000

Este texto é a milésima postagem do blog.

Ao deixar o governo do Ceará, eu era, literalmente, um analfabeto digital. Incapaz de realizar um procedimento por mais elementar que fosse.

Ao retornar de viagem que empreendi a Portugal, logo após transmitir o cargo, por insistência da minha mulher, comecei a lidar com o computador.

A seguir veio a criação do blog, contando com o apoio e o estímulo de familiares e amigos.

Os primeiros passos visaram a adaptação à linguagem da internet, síntese, clareza, marca pessoal, alguma irreverência e, às vezes, contundência.

A forma como se deu o processo eleitoral, de todos conhecida, e o desenrolar do governo, no qual pontificaram duas oposições, uma ostensiva e outra enrustida, um cavalo de tróia infiltrado na administração, ambas movidas pela ambição política que desconhecia limites éticos, explicam parte do êxito do meu adversário.

A vinculação partidária do candidato ao Presidente Lula, detentor de enorme popularidade, completa o cenário da vitória do meu oponente.

O adesismo desenfreado e a pusilanimidade de muitos, com honrosas exceções, obrigou-me a empenhar-me pessoalmente na defesa do meu governo. Manobras cavilosas e perseguições mesquinhas estiveram presentes desde os primeiros dias da nova administração.

A intenção era desconstituir um governo honrado e profícuo, reconhecido pela população, conforme pesquisas idôneas, à época divulgadas, num desejo manifesto de reescrever a história, como se isso fosse possível. Ilhado pelo mar governista, encontrei na internet um canal livre para me expressar.

Quando critico o governo, diferentemente do que ocorreu comigo, faço-o de modo impessoal, com elegância e respeito, mesmo quando mais incisivo, a partir de fatos incontestáveis ou de promessas eleitorais desmentidas ou irrealizadas. Procuro ser justo e sensato, no poder ou fora dele.

Na busca de uma unanimidade, que compromete a ética, as finanças e a democracia, não faltaram áulicos do governo, recentes e antigos, que se manifestaram para desqualificar minha postura oposicionista. No intuito de me diminuir debocharam dos blogueiros e internautas.

Como se estivesse impedido de reclamar, devido o insucesso eleitoral. Perdi as eleições, não a cidadania ou a liberdade de pensar. Tenho sentimentos, mas estou muito longe de ser um ressentido. A vida foi generosa comigo. Sou grato as oportunidades que tive. Julgo, ao contrario, que minha legitimidade para acompanhar e criticar o governo decorre do resultado do pleito.

Quando a oposição é um deserto, como aqui, há um deficit de participação. Sofrem com isto a democracia e o erário. Se falta quem grite que o rei está nu, ele parece vestido, apesar das evidências em contrário. Esse grito para desmentir aparências engendradas nunca vou deixar de dar.

Estou onde o resultado eleitoral me colocou: servindo ao povo, em outra trincheira, com a inegada vocação para a vida pública que minha trajetória confirma.

terça-feira, 17 de março de 2009

A imagem da crise em épocas distintas

Imagem feita por Anthony Suau em Cleveland, Ohio, na ressaca da crise do subprime que obrigou a América a confrontar-se, mais de 70 anos depois, com os fantasmas da Grande Depressão dos anos 30. É o grande prêmio da edição do World Press Photo, e é também o
símbolo involuntário da recessão que o mundo atravessa.



Intitulada “Migrant Mother”, tirada em 1936 em Nipomo, Califórnia, esta foto se transformou na imagem emblemática da Grande Depressão. A mulher era Florence Owens Thompson, mãe de sete filhos. A foto foi tirada por Dorothea Lange, que trabalhava para o Governo Federal, recolhendo imagens que documentavam o impacto da Grande Depressão na vida dos camponeses.

Florence não fez nenhuma pergunta. E Dorothea também nem lhe perguntou o nome nem qual a sua história. Florence estava esfomeada e desesperada. Sobrevivia com recurso a vegetais dos campos vizinhos e dos pássaros que as crianças caçavam. Só no final da década de 70 é que a identidade de Florence Thompson se tornou conhecida.

Ninho

Do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) sobre o Partido dos Trabalhadores (PT), em entrevista à Folha de S. Paulo, on line, em 08/03/09:

Aquilo às vezes é um ninho de rato
.

Ferrim, Ferrão

Dá-lhe Ferrim!

Multas


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), da Câmara dos Deputados (CD), aprovou projeto de autoria do deputado Leo Alcântara (PR-CE), convertendo em advertência escrita as multas por infrações leves previstas no Código de Trânsito.

A medida só se aplica aos motoristas que não tiverem cometido nenhuma infração nos últimos doze meses.

O projeto segue agora para ser apreciado pelo Senado Federal (SF).

Para conhecer a matéria na íntegra, consulte o blog do deputado.

domingo, 15 de março de 2009

Ferroviário

Logo mais o Ferroviário enfrenta o Ceará. Em casa, vou torcer por nossa vitória.

Jardel voltou ao time onde tudo começou. Ele tem tudo para ser o Ronaldinho do Ferroviário. Nem precisou, como o jogador do Corinthians, esperar para fazer o gol aos 47 minutos, quando, certamente, muita gente já deixava o estádio.

Fez o seu num belo lance de que só os craques são capazes.

Em Portugal, apesar de tudo que lhe aconteceu, é considerado o melhor jogador estrangeiro que já andou por lá.