sábado, 1 de março de 2008

Crescimento

Agora, sim. As estatísticas apontam.

O Ceará cresce. Em número, e gravidade, de casos de dengue.

Saiba mais no O Povo:
Ceará tem risco de epidemia de dengue hemorrágica

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Poesia

O Rio

Ser como o rio que deflui
Silencioso dentro da noite.
Não temer as trevas da noite.
Se há estrelas nos céus, refleti-las.
E se os céus se pejam de nuvens,
Como o rio as nuvens são água,
Refleti-las tambem sem mágoa
Nas profundidades tranquilas

Petrópolis, 1948
Manoel Bandeira

Candidatura avulsa

O Deputado Leo Alcântara apresentou proposta de emenda constitucional instituindo a candidatura avulsa, desde que preenchidos determinados requisitos.

Seria uma candidatura à margem do partido, como forma de contornar a manipulação da máquina partidária, muitas vezes dominadas por oligarquias internas.

O mecanismo já existe em outros países, Portugal por exemplo. Nas últimas eleições presidenciais, o candidato do Partido Socialista era o veterano Mário Soares. O socialista Manuel Alegre, barrado no partido, foi candidato independente e teve mais votos que o candidato oficial.

A proposta do Deputado Leo suscita o debate sobre a democracia interna dos partidos e os instrumentos de participação política e eleitoral.

Leia mais sobre este assunto:
PEC da candidatura avulsa em discussão

Registro

Tomei conhecimento de que ao inaugurar um Liceu no município de Pacajus, planejado, iniciado, e deixado em avançado estágio de construção no meu Governo, o Governador Cid Gomes disse tratar-se de obra minha e que deveria ser eu a estar lá para a inauguração.

Obrigado pela referência.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Recomendado

No contexto das comemorações que assinalam os 200 anos da transferência da família real portuguesa para o Brasil, têm surgido vários livros, aqui e em Portugal, que abordam o tema sob diferentes ângulos.

Um deles, publicado em Portugal, pela Editora D. Quixote, é O último Távora, de autoria de José Norton. Narra a perseguição movida à família pelo Marquês de Pombal, que atribuía a ela, ao que parece, injustamente, a responsabilidade pelo atentado ao Rei D. José, de quem o Marquês era poderoso Primeiro Ministro. Após processo sumário, o Marquês e a Marquesa de Távora, que pertenciam à alta nobreza lusitana, entre outros membros da família, foram torturados e mortos de modo cruel, ficando algumas mulheres que restaram, confinadas em conventos durante muitos anos.

Uma criança foi poupada, apartada da mãe teve sua educação, paradoxalmente, curada por Pombal, que lhe acompanhava os passos. É das aventuras e desventuras desse Távora remanescente, inclusive como participante das guerras peninsulares, que trata o livro ao qual me reporto.

Marcha

Manchete do jornal Diário do Nordeste, edição de 24/02/08:

Investimentos migram
Turismo do Ceará perde espaço na região nordeste
Investidores migram para Rio Grande do Norte e Bahia, e Ceará
perde a liderança na captação de empreendimentos no setor


Manchete do jornal Estado, edição de 20/02/08:
CE é pior em emprego no país
Dados do Caged revelam que o Estado teve déficit de 4905 empregos gerados em janeiro

E então, em que marcha andamos?

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Lição

A julgar pelas pesquisas divulgadas, a probabilidade de Barack Obama ser o candidato do Partido Democrata, e Presidente dos Estados Unidos, é real.

Significa dizer que um negro poderá vir a dirigir o País mais rico do mundo. Não é só. Um País onde há 50 anos ainda havia discriminação odiosa contra negros nos transportes públicos, nas escolas e demais ambientes.

A luta contra essa iniqüidade custou o esforço de muitos, tendo alguns pago com a vida, pela defesa desse ideal de justiça. Foi o caso de Martin Luther King. Graças às novas leis e ao empenho continuado de muitos a situação mudou.

Pode-se afirmar, como disse João Pereira Coutinho, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, edição de 12/02/08, que os Estados Unidos aprenderam a lição. Mas, indaga ele, será que outros também aprenderam? O Brasil, por exemplo, elegeria um presidente negro?

A eleição de Lula, de alguma forma, foi, também, uma vitória contra o preconceito. Trata-se de um ex-operário, com precária instrução formal, que tem, no entanto, demonstrado equilíbrio e sensatez para governar o Brasil.

Dengue


O Ministro da Saúde informa que os casos de dengue nos primeiros meses do ano foram 40% menos em relação a igual período do ano passado. No Rio de Janeiro, no entanto, os casos aumentaram em 117%. Preocupado, o governador Sérgio Cabral anunciou que irá enviar projeto de lei à Assembléia Legislativa autorizando a entrada, se preciso à força, em prédios fechados ou quando habitados, nos locais onde as pessoas se recusem a permitir a entrada de agentes sanitários para combater focos de mosquitos transmissores da doença. Poderão, se for o caso, se valerem, para tal, de chaveiros e da polícia.

Há quem veja na medida uma semelhança com a época do Governo Washington Luis, quando a reurbanização empreendida por Pereira Passos, na cidade do Rio, somou-se o saneamento da cidade conduzido por Oswaldo Cruz, num duro combate à varíola e à febre amarela. O desalojamento das pessoas, em razão da obras de urbanização, com a resistência à vacinação contra a varíola e a entrada de guardas sanitários na intimidade dos lares desencadeou uma rebelião popular que se tornou conhecida como a Revolta da Vacina. Claro que políticos da época deram, também, sua ajudazinha para insuflar a multidão. Até Rui Barbosa entrou nessa...

Vejamos como vai ser agora.

Pranto

Faleceu Araken Peixoto, músico, filho de músicos, irmão de músicos e cantores, entre eles o cantor Cauby Peixoto. Aos 77 anos, depois de ter animado a noite de bares e boates do Rio de Janeiro e São Paulo.

Deixou dois CDs com o mesmo nome, Um piston dentro da noite. Possuo um deles, que está entre meus discos prediletos.

Rez@i


As irmãs Clarissas do Mosteiro de Nossa Senhora dos Anjos, na Gávea, na cidade do Rio de Janeiro, aderiram à internet.

Conhecidas por sua vida em clausura, as irmãs acabam de organizar um site, lançado semana passada, como instrumento de comunicação com o mundo do qual vivem isoladas.

São responsáveis pelo seu desenvolvimento e funcionamento, a Abadessa e uma irmã com conhecimento de informática. Já chegam, por dia, cerca de trinta emails, solicitando orações às irmãs. Entre as solicitações predominam os pedidos de emprego e os que falam sobre o envolvimento de filhos com drogas.

Saiba mais em O Globo, edição de 23/02/08.

Telas

O roubo de telas famosas está em alta. Há pouco, vimos no Brasil o roubo de telas de Picasso e Portinari, pertencentes ao Museu de Arte Moderna de São Paulo, o MASP.

Agora, foi na Suíça, em Zurich. Foram roubadas do Museu E.G. Buerhle quadros de autoria de Degas, Cezanne, Monet, Van Gogh, com o valor estimado em U$ 160 milhões. Isso, quando os suíços ainda comentavam o roubo de dois quadros de Picasso de uma galeria na mesma cidade. Isso para não falar do roubo, em 2004, do famoso quadro de Munch, O GRITO, de um museu da Noruega, recuperado algum tempo depois.

O que me intriga, nesses roubos de obras de arte, é que uso possam fazer delas os ladrões, uma vez que, famosas, se expostas, seriam facilmente reconhecidas. Como e a quem seriam vendidas? Estariam destinadas ao recolhimento em caixas fortes de colecionadores avarentos, a salvo de olhares públicos? Ou os roubos seriam uma nova forma de seqüestro a demandarem regastes valiosos para devolução dos quadros aos museus? Confesso minha curiosidade em relação ao destino do produto do assalto.

Dívida

Durante anos, se falou sobre a crônica dívida externa brasileira e seu montante, considerado, muitas vezes, impagável, e fator de constrangimento do crescimento e independência do País.

Éramos apontados como um dos países mais endividados do mundo. Lembram das imagens humilhantes dos ministros da Fazenda, circulando nos grandes centros finnceiros, solicitando adiamento de pagamentos e escrevendo cartas de perdão ao Fundo Monetário Internacional(FMI) por não poderem saldar compromissos financeiros?


Eis, agora, que a imprensa anuncia que o Brasil passa de devedor a credor externo. Nos cofres do Banco Central sobram mais de quatro bilhões de dólares. Não posso esconder uma ponta de orgulho com o fato.
Creio que deve sentir o mesmo toda uma geração que, como eu, acompanhou nosso endividamento histórico, que nasceu junto com o novo País. Não importa a opinião de economistas que desmerecem a conquista, não vendo nela mais que um mero simbolismo. É, também, de símbolos que vivem os países, e este, sem dúvida, eleva a auto-estima da Nação.

Resta um vilão a comprometer nossa estabilidade econômica, a dívida interna, que representa percentual muito alto do Produto Interno Bruto(PIB), e requer redução substancial.

Fidel


Na política internacional, a novidade foi a renúncia de Fidel Castro ao comando de Cuba. Não tenho dúvida de que mudanças virão. Só não sei em que proporção e velocidade. Os primeiros sinais surgirão quando da definição de sua sucessão.

Nos Estados Unidos, os pré-candidatos à Presidência se dividem entre os democratas Hillary e Obama, que preconizam mudanças no relacionamento com Cuba, com o republicano McCain, que deseja que Fidel Castro vá ao encontro de Marx. Onde? Advinhe!