domingo, 24 de fevereiro de 2008

Lição

A julgar pelas pesquisas divulgadas, a probabilidade de Barack Obama ser o candidato do Partido Democrata, e Presidente dos Estados Unidos, é real.

Significa dizer que um negro poderá vir a dirigir o País mais rico do mundo. Não é só. Um País onde há 50 anos ainda havia discriminação odiosa contra negros nos transportes públicos, nas escolas e demais ambientes.

A luta contra essa iniqüidade custou o esforço de muitos, tendo alguns pago com a vida, pela defesa desse ideal de justiça. Foi o caso de Martin Luther King. Graças às novas leis e ao empenho continuado de muitos a situação mudou.

Pode-se afirmar, como disse João Pereira Coutinho, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, edição de 12/02/08, que os Estados Unidos aprenderam a lição. Mas, indaga ele, será que outros também aprenderam? O Brasil, por exemplo, elegeria um presidente negro?

A eleição de Lula, de alguma forma, foi, também, uma vitória contra o preconceito. Trata-se de um ex-operário, com precária instrução formal, que tem, no entanto, demonstrado equilíbrio e sensatez para governar o Brasil.

Nenhum comentário: