quinta-feira, 2 de abril de 2015

Propaganda

O jornalista Eugenio Bucci acaba de lançar o livro O Estado de Narciso - A comunicação pública a serviço da vaidade particular, uma análise do emprego de emissoras públicas de rádio e televisão em favor de governantes.

Eu disse pública, mas deveria dizer do governo, pois está a serviço do governante do dia. Muito diferente do que ocorre com as televisões estatais europeias, como a BBC inglesa e a RTP portuguesa, por exemplo.

Aqui no Ceará o governo passado escancarou a estratégia ao transferir a TV estatal da jurisdição da Secretaria de Cultura para a Casa Civil para manipular mais facilmente a programação da emissora.

O autor considera ainda que o uso da televisão pública para promoção de governantes deveria ser proibida por ser inconstitucional.

Saiba mais no jornal O Estado de São Paulo, edição de 23/03/15

domingo, 29 de março de 2015

Recall

Aumenta o número de campanhas para correção  de defeitos  produtos no Brasil. Segundo dados da Secretaria Nacional do Consumidor o número de campanhas oficiais de recall subiram de 67 em 2012, 109 em 2013 para 120 em 2014.

O maior número de convocações foi de veículos automotores, 65% do total, 28% mais que 2013. O número de veículos com defeitos a serem corrigidos aumentou substancialmente, 110%, atnmgindo 1,38 milhões de unidades.

Será que estamos produzindo carros piores ou os aumentos refletem maior preocupação das montadoras com a imagem de seus produtos e uma crescente consciência dos consumidores sobre seus direitos ? Talvez as duas coisas.

Saiba mais no Folha de São Paulo, edição de 24/03/15

Veículos

Com a queda de 40% nas vendas de caminhões nos dois primeiros meses deste ano as montadoras estão pondo em prática planos de redução de custos que envolvem demissão de pessoal

A Mercedes já adota semana de quatro dias, a Man (Volkswagen) reduz salários em 10%, a Volvo deve reduzir jornadas, a Scania faz paradas  em abril e a Ford negocia demissões.

Em 2014 o setor de caminhões já havia registrado queda de 11,3% em relação a 2014. A Anfavea (associação nacional das montadoras) dialoga com o governo em busca de soluções para a crise do setor automotivo.

Saiba mais na Folha de São Paulo, edição de 26/03/15

Conselhos

Conselhos do Papa Francisco dados no início da Quaresma :

1-Sorrir, um cristão é sempre alegre !
2-Agradecer(mesmo se não "precisar" faze-lo)
3-Lembrar aos outros que você os ama
4-Cumprimentar com alegria essas pessoas que você encontra todos os dias
5-Ouvir a história do outro, sem preconceito, com amor
6-Parar para ajudar quando alguém precisar
7-Incentivar quem está desanimado
8-Alegrar-se pelas qualidades e realizações dos outros
9-Juntar as coisas que você não vai mais usar e dar a quem precisa
10-Ajudar quando necessário para que outro descanse
11-Corrigir com amor, e não calar por medo
12-Ter bons detalhes com os que estão perto de você
13-Limpar o que eu uso em casa
14-Ajudar os outros a superar os obstáculos
15-Ligar para os pais, falar mais com eles

Do jornal da Sociedade Médica São Lucas, março de 2015