sábado, 14 de maio de 2011

A frase do dia

A República está capenga: há o Judiciário, há o Executivo, mas não há Poder Legislativo.

Dora Kramer, na sua coluna do jornal O Estado de S. Paulo, edição de 13/05/11

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Virgínia Woolf

A escritora inglesa Virgínia Woolf, integrante do famoso grupo Bloomsbury de intelectuais, um dia encheu os bolsos de pedras e desapareceu nas águas do rio Ouse.

No bilhete final ao marido, Leonard Woolf, escreveu :

Começo a escutar vozes e não consigo me concentrar. Portanto, estou fazendo o que me parece o melhor a se fazer... Não creio que duas pessoas possam ser felizes convivendo com esta doença terrível.

A doença terrível era a depressão.

Herbert Marder, professor de literatura da Universidade de Illinois, escreveu a biografia "Virgínia Woolf : The Measure of Life.".
Na obra o autor se concentrou nos últimos anos da escritora, os anos 30, que julga cruciais para sua vida e que no entanto receberam menos atenção do que mereciam.

O livro deverá ser lançado no Brasil este ano.

Saiba mais no suplemento Eu & Fim de Semana do jornal Valor Econômico, edição de 6/7/8 de maio.

Bin Laden II

Bin Laden será um Che islâmico. Ele personificou como ninguém o lado negro da globalização.

Opinião de Nayan Chanda diretor da revista Yale Global Online, do Centro de Estudos sobre a Globalização da Universidade de Yale. Autor do livro "Sem Fronteiras" (Record)

terça-feira, 10 de maio de 2011

Portugal III

A crise econômica que submeteu Portugal às decisões da União Europeia, leia-se Alemanha, produziu nos portugueses, pessimistas por natureza, desencanto com o país e desânimo em relação ao futuro.

Enfim, instalou-se um clima de baixo astral, a autoestima nacional foi ao chão. Soou como uma condenação ao fracasso, sensação de irreparável incompetência.

A emigração, fenômeno recorrente, iniciou um novo ciclo. Ano passado 100 mil portugueses deixaram o país.

Por esses dias a Câmara de Cascais, equivalente à nossa prefeitura, divulgou um vídeo, em resposta à reticência da Finlândia em contribuir para o empréstimo destinado à Portugal, exaltando feitos históricos e contemporâneos do povo português inclusive solidária mobilização nacional para acudir os finlandeses na década de 40.

Os finlandeses, carinhosamente, já postaram sua resposta na internet. Para ajudar a reerguer a autoestima do povo luso pincei da imprensa alguns exemplos recentes de sucesso, individual ou coletivo, que demonstram o potencial lusitano dentro ou fora do país.

Ei-los :

1 - Lisboa eleita uma das dez cidades mais bonitas do mundo pelo guia de viagens http://www.ucityguides.com/

2 - José Afonso Furtado, Diretor da Biblioteca de Arte da Gulbenkian, foi considerado pela Time, que o chama de Borges do Twitter, um dos 140 feeds mais interessantes do twitter.

3 - Museu de Portimão foi eleito o melhor na categoria Mundo do Trabalho pela Academia Europeia de Museus e Fundação Luigi Micheletti. É o quarto prêmio numa existência inferior à três anos.

4 - O museu da Fundação Calouste Gulbenkian está entre os dez melhores pequenos museus do mundo

5 - O Financial Times incluiu a Escola de Executivos da Universidade Católica entre as 50 melhores escolas no gênero do mundo.

6 - O Instituto Gulbenkian de Ciência entra pela segunda vez consecutiva na lista de The Scientist Best Places to Work.

7 - Nas semifinais da Liga da Europa e futebol dos quatro times três eram portugueses.

8 - O arquiteto Souto Moura ganhou o prêmio Pritzker, o Nobel da arquitetura. Antes, seu compatriota Siza Vieira já o recebera.

9 - O português José Mourinho, treinador do Real Madrid, foi escolhido o melhor técnico de futebol do mundo.

Se o leitor tiver outras amostras, atuais, da capacidade portuguesa me mandem que acrescentarei à lista.

Cargos

Na briga de foice por cargos no governo federal, os competidores aproveitaram a voracidade do governador Jacques Wagner da Bahia para rebatizar a Baia de Todos os Santos de Bahia de Todos os Cargos...

Woody Allen

"Como o livro era pequeno, eu li. Se ele fosse grosso, eu o teria descartado".

Woody Allen, o cineasta, recordando o dia em que recebeu de um brasileiro, pelo correio, Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Ele colocou a obra entre as suas cinco prediletas.

Exemplo da importância de textos curtos... e bons!

Do jornal O Estado de S. Paulo, edição de 08/05/11

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Bin Laden

Do ponto de vista logístico, sem que se faça um julgamento moral, a ação que resultou na morte de Bin Laden foi perfeita.

Já a descrição do ocorrido é uma sequência de versões que se desmentem sucessivamente. O objetivo não é esclarecer, mas confundir.