terça-feira, 10 de maio de 2011

Portugal III

A crise econômica que submeteu Portugal às decisões da União Europeia, leia-se Alemanha, produziu nos portugueses, pessimistas por natureza, desencanto com o país e desânimo em relação ao futuro.

Enfim, instalou-se um clima de baixo astral, a autoestima nacional foi ao chão. Soou como uma condenação ao fracasso, sensação de irreparável incompetência.

A emigração, fenômeno recorrente, iniciou um novo ciclo. Ano passado 100 mil portugueses deixaram o país.

Por esses dias a Câmara de Cascais, equivalente à nossa prefeitura, divulgou um vídeo, em resposta à reticência da Finlândia em contribuir para o empréstimo destinado à Portugal, exaltando feitos históricos e contemporâneos do povo português inclusive solidária mobilização nacional para acudir os finlandeses na década de 40.

Os finlandeses, carinhosamente, já postaram sua resposta na internet. Para ajudar a reerguer a autoestima do povo luso pincei da imprensa alguns exemplos recentes de sucesso, individual ou coletivo, que demonstram o potencial lusitano dentro ou fora do país.

Ei-los :

1 - Lisboa eleita uma das dez cidades mais bonitas do mundo pelo guia de viagens http://www.ucityguides.com/

2 - José Afonso Furtado, Diretor da Biblioteca de Arte da Gulbenkian, foi considerado pela Time, que o chama de Borges do Twitter, um dos 140 feeds mais interessantes do twitter.

3 - Museu de Portimão foi eleito o melhor na categoria Mundo do Trabalho pela Academia Europeia de Museus e Fundação Luigi Micheletti. É o quarto prêmio numa existência inferior à três anos.

4 - O museu da Fundação Calouste Gulbenkian está entre os dez melhores pequenos museus do mundo

5 - O Financial Times incluiu a Escola de Executivos da Universidade Católica entre as 50 melhores escolas no gênero do mundo.

6 - O Instituto Gulbenkian de Ciência entra pela segunda vez consecutiva na lista de The Scientist Best Places to Work.

7 - Nas semifinais da Liga da Europa e futebol dos quatro times três eram portugueses.

8 - O arquiteto Souto Moura ganhou o prêmio Pritzker, o Nobel da arquitetura. Antes, seu compatriota Siza Vieira já o recebera.

9 - O português José Mourinho, treinador do Real Madrid, foi escolhido o melhor técnico de futebol do mundo.

Se o leitor tiver outras amostras, atuais, da capacidade portuguesa me mandem que acrescentarei à lista.

Um comentário:

Célio Ferreira Facó disse...

Sic transit gloria mundi ou vanitas vanitatum; é em vão que se relembram os dias passados, eles não retornarão.

A nação lusitana, outrora cabeça do mundo, já ao tempo da colonização brasileira cometeu todos os excessos que a levaram depois à decadência, como atesta o Padre Antônio Vieira na suas Cartas. Uma nobreza ociosa, irresponsável, submissa à Igreja, longe do populacho, viu cedo irem-se-lhe propriedades e poder.

Quando mudaram os governos, ficaram, porém, os mesmos vícios, como no-lo mostrou José Saramago.