sábado, 13 de outubro de 2007

Grave

O Secretário de Segurança do Estado fez duas afirmações sérias através da imprensa.

Na primeira, disse que há boicote por parte de setores da polícia à sua administração.

Na segunda, afirmou que há grupos de extermínio na polícia.

As duas justificam plenamente sua ida à Assembléia Legislativa, para esclarecer os fatos que são de indiscutível gravidade.

Como se trata de pessoa comedida, é de se imaginar que disponha de elementos para confirmar suas declarações, ao tempo que deverá informar as medidas que está tomando para corrigir os problemas.

Sem isso, fica a impressão de manobra diversionista, para tirar do foco as graves ocorrências envolvendo a polícia, e jogar tudo na vala do esquecimento.

Fica o alerta à Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.

Marilyn Monroe


A atriz Marilyn Monroe teve vida curta, agitada, e trágica. Não tem paz nem depois de morta.

A Receita Federal, alegando descumprimento da legislação de importações, reteve as fotografias que deverão integrar exposição a se realizar no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Por causa disso, a abertura da mostra foi adiada. São imagens colhidas pelo fotógrafo Bern Stern, semanas antes dela falecer, e que já foram expostas em museus de Paris e Nova York.

Os cariocas vão ter que esperar pela solução da controvérsia burocrática, antes de poderem apreciar as famosas fotos.

E eu, que sou fã confesso dela, nem assim vou ter este prazer...

Continuidade

Está se realizando no município cearense de Tauá e cidades vizinhas, o III Festival de Circo, Bonecos e Artes de Rua, uma das iniciativas do meu Governo, visando descentralizar as ações culturais e dar oportunidade às populações do interior de participarem de manifestações artísticas de qualidade.

Fico feliz de ver uma ação bem sucedida ter prosseguido.

É com continuidade administrativa que se promove o desenvolvimento.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Exportação

Há programas de transferência direta de renda para os pobres, ao que saiba, em pelo menos três países, Chile, México e Brasil.

A cidade de Nova York, nos Estados Unidos, com base na experiência brasileira e mexicana, vai adotar a prática, beneficiando inicialmente 5.100 famílias, cujos pais receberão 25 dólares por mês, e igual quantia os filhos, se a freqüência às aulas atingir 95%.

A diferença do programa americano está na origem dos recursos. Lá, o dinheiro é privado. Sai da Fundação Rockfeller e do bolso do Prefeito, o milionário Bloomberg.

Depois de dois anos, se aprovado, o programa poderá ser custeado com recursos do Governo.

Que tal se os milionários brasileiros seguissem o exemplo?

Biocombustíveis

Cresce no mundo a perspectiva de utilização de fontes de energia renováveis, que além de atenderem ao princípio da segurança energética, reduzem o impacto de lançamento de gás carbônico na atmosfera, abrindo caminho para o desenvolvimento econômico.

O Brasil tem amplas possibilidades nessa área. Terra disponível, tecnologia própria e dinamismo empresarial.

A produção de etanol, a partir da cana-de-açúcar, e de óleos combustíveis de origem vegetal nos coloca em vantajosa posição na produção de alternativas ao petróleo. O que poderia parecer unanimidade já suscita discordâncias dos que temem que a produção do álcool venha em detrimento dos alimentos, provocando o desmatamento de florestas e danos ao meio ambiente.

A Deputada Elisa Ferreira, do Parlamento Europeu, ex- ministra do meio ambiente de Portugal, em entrevista ao "O Estado de S. Paulo", edição de 7/10/07, diz que "o Brasil incomoda, no bom sentido", e que não tem cabimento a restrição ao álcool brasileiro sob o pretexto de defesa da amazônia.

Diz, também, que não há, por exemplo, uma preocupação de certificação do petróleo importado. Forças sociais, culturas enraizadas e lobbies bem plantados, podem comprometer o futuro promissor do agronegócio e frustrar nosso desenvolvimento com base na produção de bioenergéticos.

O que poderia parecer consensual, já preocupa, demandando forte ação política e diplomática, com um esforço de comunicação do Brasil em relação ao mundo.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Queda

Manchete do jornal " O Estado", edição de 10/10/07: Ceará é o único com queda na produção industrial.

E continua: A pesquisa mensal do IBGE aponta o Estado como o único do País a apresentar perda da produção industrial no acumulado deste ano em relação à igual intervalo de 2006. No comparativo de agosto de 2007 com o mesmo mês do ano passado, a queda foi de 0,8%, o que posiciona o Ceará como o pior do País.

Denúncia

O deputado Ely Aguiar (PSDC) denunciou, da tribuna da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, que não foram apenas fuzis roubados do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. À boca miúda, fala-se que também desapareceram pistolas e coletes.

A afirmação do Secretário de Segurança de que poderia estar sendo boicotado pela própria polícia, aliada à demissão inexplicada do Comandante da Polícia Militar, justificam uma convocação do Secretário para informar à sociedade sobre assuntos tão relevantes.

Onde estão os zelosos guardiães da Segurança no passado?

Continuidade

O Governador do Estado do Ceará tem dado ordem de serviço para realização de obras de saneamento básico em vários municípios. As obras integram o Projeto Sanear II, financiado pelo BID, negociado, aprovado e contratado durante o meu Governo.

É com continuidade administrativa que se promove o desenvolvimento.

A frase do dia

As promessas do candidato são o túmulo do estadista.

Winston Churchill

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Livreiro


Ante uma livraria de pesadelo...

"A Oração do livreiro"

Te rogo Senhor, não me obrigues a entrar aí.
Te prometo que cuidarei de todos meus livros
E terão muito bom aspecto para meus clientes.

Te prometo cuidar de cada livro e de cada cliente
Como se fosse um dom teu.
Te rogo Senhor, não me obrigues a entrar aí.

Traduzido do espanhol por Lúcio Alcântara,
a partir do texto publicado em
El bibliômano.

Minha homenagem ao grande livreiro Sérgio Braga, que nos suporta com santa paciência.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Segurança

Desnorteado, o Governo assiste, perplexo, à explosão da violência. Descontrolada e sem apoio, a polícia morre e mata todos os dias.

Transplante



Isabelle Dinoire, a francesa que se tornou a primeira mulher no mundo a receber um transplante facial, acaba de publicar um livro no qual fala de sua experiência inédita.

Chama-se Le baiser d'Isabelle (O beijo de Isabel). Nele, descreve a vida com o rosto de outra mulher, que viria a descobrir, se suicidara. Diz ter aprendido novamente a comer e falar, mas não superou o maior desafio, beijar. Os médicos afirmaram não terem certeza que voltará a fazê-lo. Por enquanto, só beija as recordações.

Terceirizados x Concursados

Estupefato, li no jornal "O Povo" que o deputado Nelson Martins (PT) defende os terceirizados em detrimento dos concursados, sob o argumento de que os primeiros saem mais barato para o Estado. Incrível, mas verdadeiro.

Não há fisco eficiente sem sistema de informática eficaz. E isso se consegue com pessoal competente. Assim, criamos carreira específica para profissionais de informática, na Secretaria da Fazenda, onde realizamos concurso público para recrutar pessoal especializado, por ser esta uma área muito sensível.

O Governo não chama os aprovados em disputada e rigorosa seleção, preferindo contratar empresa fornecedora de mão- de- obra. A decisão é absurda, e ainda encontra quem a defenda...

Quando assumi o Governo, anunciei meu propósito de reduzir as terceirizações. Para isso, promovi muitos concursos públicos. Receio que neste caso, meu esforço tenha sido inútil.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Timbuktu

É o nome da cidade perdida nas areias do Saara, que foi um florescente centro comercial e cultural entre os séculos 12 e 16. Hoje é apenas um punhado de casas baixas, decadentes, que faz parte do Mali, e é considerada patrimônio da humanidade pela Unesco.

Ismaël Haïdara na biblioteca de sua família, iniciada por

ancestrais que fugiram da perseguição religiosa na Espanha
no século 15. (Foto: Candace Feit/The New York Times)

Do período áureo, quando abrigava até uma universidade, e fazia parte de uma importante rota comercial, acolheu árabes expulsos da Espanha, restou importante coleção de livros antigos guardados em baús de couro e armários empoeirados, arriscados a se desfazerem fragilizados pelo tempo.

Para preservar este rico acervo, a África do Sul e outros países e instituições culturais se mobilizam para acondicioná-lo adequadamente, ao mesmo tempo disponibilizar o acesso a pesquisadores interessados.

Queremos uma Alexandria da África negra. É a chance de reconquistarmos o lugar que merecemos na história, diz Mohamed Dicko, Diretor da Biblioteca Ahmed Baba, de Timbuktu.

Saiba mais na Folha de S. Paulo, edição de 12/08/07.

Bicicleta

O Brasil tem mais de 60 milhões de bicicletas, mais que o dobro de carros, e apenas 2.400 km de ciclovias. Está na "Folha de S. Paulo", edição de 22/09/07.

O maior desafio para que a bicicleta passe a ser uma alternativa de transporte não é tanto a falta de ciclovias, que de certo modo, pela sua limitação, terminam restringindo a mobilidade e o itinerário do ciclista.

A maior dificuldade está na falta de integração com os outros meios de transporte e na violência do tráfego, traduzida na grande incidência de acidentes.

O Estado do Rio de Janeiro vai lançar um plano de estímulo ao uso de bicicletas, que começa por disponibilizá-las na estação das barcas, em Niterói, para estudantes que queiram pedalar até o campus universitário.

Quando Prefeito de Fortaleza, minha mulher Maria Beatriz implantou um programa de financiamento popular para aquisição de bicicletas por parte de trabalhadores, o que alcançou enorme sucesso. Afinal, o deslocamento por transporte coletivo consome parte considerável da renda do trabalhador.

Post relacionado:

Fidelidade

Para você refletir: se vigorasse à época a fidelidade partidária tal como se exige hoje dos parlamentares,Tancredo Neves não teria sido eleito, e Paulo Maluf iria presidir o Brasil.

Como ensinava um antigo político mineiro, o tempo muda a vontade dos homens...

Amanhã ninguém se queixe que a fidelidade partidária, cobrada em um ambiente de partidos autoritários, dirigidos por donatários, seja o garrote vil da liberdade.

Gaveta

Pelo que leio nos jornais, além do contrato de gaveta, há agora a filiação partidária de gaveta.

domingo, 7 de outubro de 2007

Futebol e globalização


Em entrevista concedida à "Folha de S. Paulo", edição de 30/09/07, o historiador inglês Eric Hobsbawn faz interessante comentário sobre o futebol e o fenômeno da globalização. Por considerar uma abordagem original sobre a internacionalização do futebol, não obstante a forte influência local no ânimo dos torcedores.


Veja o que ele disse a propósito do assunto: o futebol sintetiza muito bem a identidade nacional, globalização e xenofobia dos dias de hoje. Os clubes viraram entidades transnacionais, empreendimentos globais. Mas, paradoxalmente, o que faz o futebol popular continua sendo, antes de tudo, a fidelidade local de um grupo de torcedores para com uma equipe. E, ainda, o que faz dos campeonatos mundiais algo interessante é o fato de que podemos ver paises em competição. Por isso, acho que o futebol carrega o conflito essencial da globalização.

Os clubes querem ter os jogadores em tempo integral, mas também precisam que eles joguem por suas seleções para legitimá-los como heróis nacionais. Enquanto isso, clubes da África e da América Latina vão virando centros de recrutamento e perdendo o encanto local de seus encontros, como acontece com os times do Brasil e Argentina. É um paradoxo interessante para pensar sobre a globalização.


Que tal? Já havia parado para pensar nisso?

Canindé

No grande evento religioso, sediado no maior centro de peregrinação franciscana do mundo, depois de Assis, na Itália, grandes balões publicitários do Governo do Estado do Ceará disputavam espaço e visibilidade com as imagens de São Francisco.

Que pensaria dessa abusiva presença oficial o despojado Francisco, que desprezou riqueza, honrarias e poder?

Cinismo

O Supremo Tribunal Federal(STF), julgando mandados de segurança impetrados pelo Partido da Social Democracia Brasileira(PSDB), Democratas(DEM), Partido Popular Socialista(PPS), decidiu que o mandato de deputados federais, estaduais e vereadores pertence ao partido e não ao parlamentar, sendo a mudança de agremiação causa de sua perda. Ressalvou os que trocaram de partido antes da edição da norma pelo Tribunal Superior Eleitoral(TSE), em 27 de março deste ano.

Até que o STF decidisse a questão, os corifeus políticos da fidelidade partidária protagonizaram um grande espetáculo de hipocrisia. Primeiro, porque todos os partidos políticos já se beneficiaram de trocas. Segundo, porque eles mesmos, além de já terem mudado de partido, incidiram em infidelidades eleitorais. Por último, gulosos pelos mandatos alheios, não se pejaram de patrocinar adesões de parlamentares aos seus partidos, inclusive na vigência da resolução do TSE.

A medida é oportuna e contribui para dar maior estabilidade ao nosso sistema político, ao tempo em que fortalece os partidos. A verdadeira reforma política, de que tanto se fala, só virá quando nossos políticos forem menos cínicos e menos casuísticos.

Continuidade


Que bom que as intervenções iniciadas ano passado na Avenida Washington Soares tiveram continuidade. Há muito se faziam necessárias mudanças naquela via para melhorar o fluxo do tráfego.

A frase do dia

Nos partidos é muitas vezes mais difícil viver com os que dele fazem parte que agir contra os que se lhe opõem.

Cardeal de Retz