domingo, 7 de outubro de 2007

Futebol e globalização


Em entrevista concedida à "Folha de S. Paulo", edição de 30/09/07, o historiador inglês Eric Hobsbawn faz interessante comentário sobre o futebol e o fenômeno da globalização. Por considerar uma abordagem original sobre a internacionalização do futebol, não obstante a forte influência local no ânimo dos torcedores.


Veja o que ele disse a propósito do assunto: o futebol sintetiza muito bem a identidade nacional, globalização e xenofobia dos dias de hoje. Os clubes viraram entidades transnacionais, empreendimentos globais. Mas, paradoxalmente, o que faz o futebol popular continua sendo, antes de tudo, a fidelidade local de um grupo de torcedores para com uma equipe. E, ainda, o que faz dos campeonatos mundiais algo interessante é o fato de que podemos ver paises em competição. Por isso, acho que o futebol carrega o conflito essencial da globalização.

Os clubes querem ter os jogadores em tempo integral, mas também precisam que eles joguem por suas seleções para legitimá-los como heróis nacionais. Enquanto isso, clubes da África e da América Latina vão virando centros de recrutamento e perdendo o encanto local de seus encontros, como acontece com os times do Brasil e Argentina. É um paradoxo interessante para pensar sobre a globalização.


Que tal? Já havia parado para pensar nisso?

Nenhum comentário: