segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Bicicleta

O Brasil tem mais de 60 milhões de bicicletas, mais que o dobro de carros, e apenas 2.400 km de ciclovias. Está na "Folha de S. Paulo", edição de 22/09/07.

O maior desafio para que a bicicleta passe a ser uma alternativa de transporte não é tanto a falta de ciclovias, que de certo modo, pela sua limitação, terminam restringindo a mobilidade e o itinerário do ciclista.

A maior dificuldade está na falta de integração com os outros meios de transporte e na violência do tráfego, traduzida na grande incidência de acidentes.

O Estado do Rio de Janeiro vai lançar um plano de estímulo ao uso de bicicletas, que começa por disponibilizá-las na estação das barcas, em Niterói, para estudantes que queiram pedalar até o campus universitário.

Quando Prefeito de Fortaleza, minha mulher Maria Beatriz implantou um programa de financiamento popular para aquisição de bicicletas por parte de trabalhadores, o que alcançou enorme sucesso. Afinal, o deslocamento por transporte coletivo consome parte considerável da renda do trabalhador.

Post relacionado:

Um comentário:

Anônimo disse...

Além de fazer muito bem à saúde...