sexta-feira, 11 de maio de 2007

Ceará - pioneiro

Matéria publicada na revista Veja, de 2 de maio, sob o título Governo de Resultados, motivou questionamento do deputado federal Leo Alcântara, em Brasília.

Merece reconhecimento o Governo do Estado de Minas Gerais pelo aprimoramento dos mecanismos de gestão pública. Mas a revista realmente cometeu um equívoco ao citar Minas como o primeiro estado do País a adotar como norma o compromisso com a definição de metas e avaliação de suas políticas a partir delas.

Em 2003, enquanto governador do Estado do Ceará, tornei público o Sistema de Metas Sociais, assunto amplamente divulgado por jornais de circulação local e nacional. Os principais pontos deste empreendimento estão reunidos no documento Ceará - a prática de uma gestão pública por resultados.

quinta-feira, 10 de maio de 2007

João Paulo II e Bento XVI


Ao ver pela televisão a chegada do Papa Bento XVI a São Paulo, recordei de imediato o encontro que tive com seu antecessor João Paulo II, juntamente com Maria Beatriz, quando de sua visita ao Brasil iniciada por Fortaleza. Foi emoção forte e inesquecível e ainda que rápido o contacto foi suficiente para sentir o impacto de sua força espiritual. Era de fato um personagem cheio de carisma, capaz de transmitir a quem dele se aproximasse muito calor humano.

Enquanto o atual Papa é um intelectual, um teólogo, um homem de gabinete, vigilante na observância da doutrina, seu antecessor era jovem, esportista, ator de teatro na juventude, alpinista, combatente do nazismo e do comunismo num país onde a igreja católica sempre teve importante protagonismo político.

Junte-se a isso sua vocação midiática e simpatia natural, que lhe asseguravam sempre importantes espaços na imprensa. Basta recordar sua marca registrada de beijar o chão de cada lugar que visitava.

A grande sensibilidade, a habilidade política de João Paulo II e sua enorme disponibilidade para viagens aproximaram o Papa dos povos mais distantes de Roma, instaurando um novo tipo de papado. Além de tudo, o atentado de que foi alvo marcou dolorosamente seu pontificado o que contribui para atrair para si mais solidariedade.

Mas, pode se perguntar: do ponto de vista do governo da igreja, quais as semelhanças e diferenças entre os dois?

É importante lembrar que o atual Papa serviu a João Paulo em importante cargo na cúria, Congregação para Doutrina e a Fé, o Santo Ofício, a partir de onde se combateu duramente a teologia da libertação, vista como desvio doutrinário, culminando com a punição de alguns de seus maiores expoentes, como, por exemplo, Leonardo Boff.

Também no seu pontificado deu-se a substituição da hierarquia da igreja por prelados conservadores hostis ou desvinculados das chamadas idéias progressistas. Em relação aos dogmas e doutrina foi também sempre muito conservador, nunca abrindo a guarda.

A diferença seria então mais de estilo e desempenho pessoal? Devo dizer que ao encontrar em Roma o Papa, quando a convite de D.Fernando, Bispo do Crato, acompanhei-o para conduzir a documentação que pede a reabilitação do Padre Cícero pelo Vaticano, falei um pouco com ele, em inglês, sobre o Brasil e o motivo da viagem, tendo sentido nele uma afetividade que a distância não sugere.

São impressões que deixo ao exame de vocês, cuja opinião gostaria sinceramente de conhecer.

quarta-feira, 9 de maio de 2007

O tema é cultura

Hoje é dia de cultura no blog do Lúcio Alcântara. O privilégio não é so nosso. Manchetes dos pricipais jornais europeus (entre eles o Público, de Portugal) anunciam o desaparecimento de mais de 70 obras do Instituto do Mundo Árabe, em Paris. É um dos mais importantes museus da capital francesa, inclusive pela sua curiosa arquitetura inspirada na arte islâmica e com um curioso sistema de arabescos de metal nas esquadrias que abrem e fecham dependendo da intensidade da luz solar.

Aqui no Brasil, nos últimos anos, são frequentes as notícias de desaparecimento de livros raros e obras de arte de nossos museus, bibliotecas e igrejas, sem pessoal e sistema de vigilância adequados à importância dos bens a serem protegidos.

Agora mesmo os funcionários das diversas instituições vinculadas ao Ministério da Cultura anunciam greve geral em busca de melhores salários, justamente quando se realizam no Rio os jogos Panamericanos que certemente atrairão muitos turistas. Mas, ao que parece, as dificuldades não estão apenas por aqui. Afinal, na capital dos grandes museus obras tambem andam desaparecendo...

Mostra em Lisboa revela potencial do brasileiro Cândido de Faria

Foto Diana Quintela/PÚBLICO (arquivo)


A exposição "Cartazes históricos do cinema mostram filmes vistos pelos nossos pais e nossos avós" a ocorrer entre l0 de maio e 24 de junho na Cordoaria Nacional, em Lisboa, exibe cartazes dos primórdios do cinema dando idéia da evolução desse importante instrumento publicitário.

Gostaria de estar lá para verificar a transformação do design gráfico e as primeiras peças produzidas para divulgar os filmes junto ao público. O que me chamou atenção nas informações sobre a mostra é o fato desses cartazes terem sido produzidos por um brasileiro em Paris, Cândido de Faria, o qual recebia encomenda de vários lugares do mundo.

Nunca ouvira antes falar dele apesar de meu interesse pelo design de um modo geral e em especial pelas artes gráficas. Temos aí mais um importante brasileiro desconhecido entre nós. Quem souber dele mande notícias. Minha nota é so aperitivo.