sábado, 15 de maio de 2010

Manchete

Manchete de primeira página do Diário do Nordeste, edição de 10/05/10

Homicídios avançam 42,8% sem resposta da Segurança

Nos primeiros quatro meses do ano, ocorreram 593 homicídios na grande Fortaleza, contra 415 em igual período do ano passado.

Cartão

Da coluna de Cláudio Humberto no jornal O Estado, edição de 10/05/10

Amigo de Cabral depõe em sigilo na justiça

O Ministério Público Federal ouviu na quinta (6) o empresário Arthur César de Menezes Soares Filho, num processo que corre em segredo de justiça. Amigo do governador Sérgio Cabral (PMDB), seu hóspede na cas que tem em Miami (EUA), é dono do grupo Facility, um conglomerado de empresas, e conhecido como "o rei da terceirização" de vigias, serventes, merendeiras, coleta de lixo hospitalar, bebidas etc.

Será o mesmo grupo que aterrissou por aqui?

Jornalismo

Com a evolução tecnológica, é fundamental para a saúde da democracia que as pessoas tenham capacidade de discernir entre notícia confiável e informação suspeita.

Sub-título do artigo de Brent Cunningham e Alan C. Miller, O jornalismo muda, o leitor precisa segui-lo, publicado no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 12/05/10

Inglaterra

Após um jejum de 13 anos os conservadores voltam ao poder na Inglaterra. David Cameron é o novo primeiro ministro, o mais jovem em 200 anos.

Vai liderar um governo de coalização com os liberais que integrarão o governo depois de sete décadas de ausência.

Os liberais terão Nick Clegg como vice- primeiro-ministro e deverão ocupar mais quatro pastas. Uma das propostas de Cameron é proceder à uma reforma do sistema político.

Um grande desafio reservado ao novo governo será o combate ao deficit público que poderá atingir 12% este ano tornado-se o maior da União Europeia.

Saiba mais no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 12/05/10

Boa notícia

Liderança regional
Indústria do Ceará gera mais empregos
Estado tem o maior número de empregos formais da indústria de transformação no Nordeste

Saiba mais no Diário do Nordeste, edição de 13/05/10

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Saúde

As visitas aos hospitais públicos realizadas pela OAB e o Ministério Público têm um cunho isento, pois percorrem indistintamente estabelecimentos municipais e estaduais.

Espera-se que a iniciativa produza resultado no sentido de melhorar as condições de atendimento à população.

Saiba mais no Diário do Nordeste, edição de 08/05/10

Copa

O Brasil está há muito tempo querendo uma Copa, mas agora tem que se mexer.Tem de fazer isso pela América do Sul, não só pelo Brasil. É incrível como o Brasil está atrasado.

Jerome Valcke, Secretário Geral da Fifa

Ausência

Peço desculpa aos leitores pela ausência de postagens nos últimos dias. É que tenho tido problemas recorrentes com o computador.

Espero que estejam sanados em definitivo hoje.

Até quando?

Dois homens acabaram fuzilados na tarde de ontem. Um deles teria sido baleado por policiais civis



Matéria publicada na edição desta sexta-feira, 15/05/2010, do jornal Diário do Nordeste

terça-feira, 11 de maio de 2010

Caridades cristãs - João Pereira Coutinho

--------------------------------------------------------------------------------

As patrulhas não católicas, sem o papa, simplesmente não conseguiriam viver

--------------------------------------------------------------------------------

EXISTE NESTE mundo um tema que é polêmica garantida: o papa. Na semana passada, num jantar, descobri o fenômeno e testemunhei uma violência inesperada. Alguém falou da visita de Bento 16 a Portugal no próximo mês. Houve indignações e desmaios à mesa. Como explicar estas reações hormonais que me espantam e divertem?

Bento 16 não é um papa qualquer, admito. Se tivesse nascido num país do Terceiro Mundo; se viesse da ala esquerda da igreja; se promovesse os temas progressistas do momento (preservativo, ordenação de mulheres, fim do celibato), talvez as reações não fossem tão extremas.

Acontece que Joseph Ratzinger é alemão. É um respeitado intelectual europeu, mesmo por pensadores seculares (como Habermas). E, em matéria de ortodoxia, foi o presidente da Congregação para a Doutrina da Fé, órgão máximo do Vaticano que defende e promove a doutrina da igreja, antes de chegar à cadeira pontifical. Será preciso dizer mais?

Alguns críticos lembram ainda os "abusos sexuais" que assolaram a instituição. Lamento desapontá-los.

A hostilidade a este papa já existia antes dos abusos. Sobreviverá a eles. Até porque os abusos existem em todas as denominações religiosas e ninguém fala do assunto. A hostilidade só tem um sentido. Um curioso sentido.

Digo "curioso" pelo motivo mais prosaico: a Igreja Católica fala para o seu rebanho. E, ao contrário de outros movimentos religiosos extremistas, não está interessada em submeter os infiéis pela força da espada. Roma evangeliza quem se deseja evangelizar.

E mesmo a sua doutrina sexual, que tanto encarniça os espíritos sofisticados, é um exemplo de modernidade e até de tolerância quando a comparamos com preceitos de outros credos. Condenar a camisinha é uma coisa. Outra, bem pior, é condenar a camisinha, apedrejar mulheres adúlteras ou enforcar homossexuais ladinos. Como sucede noutras latitudes.

Mas o circo não para. No Reino Unido, o Ministério de Relações Exteriores viu-se obrigado a pedir desculpas ao Vaticano. Conta o "Sunday Telegraph" que funcionários da instituição, instados a sugerir ideias para a visita do papa ao país (em setembro), propuseram em memorando interno uma linha de camisinhas com a marca Ratzinger; a abertura de uma clínica antiaborto; e, fatal como o destino, uma bênção papal de um casamento gay. O Vaticano pondera agora cancelar a visita.

E se assim foi na Grã-Bretanha, assim será em Portugal: informa a imprensa lusa que o papa não terá descanso quando aterrar em Lisboa. Por onde passar, existirão manifestações contra Bento 16, e grupos de jovens a distribuir preservativos e folhetins científicos sobre o perigo da AIDS.

Que dizer destes atos? Descontando a natureza infantil dessa gente, que estranhamente ainda não abandonou a idiotia própria da adolescência, o que existe nesses atos é uma paradoxal e assaz bizarra submissão à autoridade da igreja. Explico. Para um não católico, a igreja será apenas uma instituição entre várias, que legitimamente fala para quem a quiser ouvir. Um não católico não lhe reconhece autoridade especial; e não perde um minuto do seu precioso e laico tempo a tentar corrigir uma instituição a que não pertence.

E, em matéria sexual, estamos conversados: o que a igreja diz sobre a conduta privada dos seres humanos terá para um não católico a mesma importância que as recomendações da religião islâmica, ou judaica, ou hindu. Importância nenhuma.

É por isso paradoxal e bizarro o comportamento das patrulhas anticatólicas, que revelam ser o contrário daquilo que professam. Elas dizem-se "libertas" da influência apostólica romana. Mas, por palavras ou atos, limitam-se a manifestar uma obsessão com o papa que nem o mais católico dos católicos consegue exibir. Elas querem "resgatar" a sociedade da influência nociva da igreja. Mas são elas próprias que ainda se sentem "sequestradas" por uma instituição à qual reconhecem total ascendência sobre as suas vidas. As patrulhas, sem o papa, simplesmente não conseguiriam viver.

Por isso proponho: por cada camisinha distribuída durante as andanças de Bento 16, alguém deveria dar um abraço compassivo aos fanáticos, aliviando o sofrimento deles e deixando uma palavra de conforto. "Fica tranquilo, rapaz; é só o papa." A caridade cristã existe para estes momentos.

jpcoutinho@folha.com.br

Artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, edição de 27 de abril de 2010

Até quando?


A crescente onda de assassinatos virou um desafio para a Secretaria da Segurança Pública. Os crimes não dão trégua

Matéria publicada no Diário do Nordeste, edição de 10/05/2010.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Flusser

...Ele estava à frente do tempo e contra o tempo. Isso pesou. E pesa. É difícil e inglório pensar a contrapelo.

Extraido do artigo Um Pensamento Contra a Corrente, de Teixeira Coelho, publicado no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 08/05/10 sobre o filósofo checo Vilém Flusser que viveu mais de trinta anos no Brasil

Bem o sei, acrescento eu...

Twittadas

Um vulcão com este nome - eyjafjallajokull - só poderia ficar furioso. @carpinejar

Neymar é um fiapo, um tísico de romance antigo. @LuisFVeríssimo

Tem gente sem senso de humor q parece usar o twitter para patrulhar e julgar os outros. Saco! Vai para as ruas derrubar o substituto do Arruda. @SergioMarone

A frase do dia

O povo sou eu, são vocês, somos todos nós que carregamos este país nas costas, feito um madeiro, desde que ele foi inventado.

Airton Monte, médico e escritor.
Extraido da coluna do Neno no Diário do Nordeste, edição de 08/05/10

domingo, 9 de maio de 2010

Mãe

É estrela que brilha mesmo quando apaga.

A frase do dia

Conhece alguém as fronteiras de sua alma para que possa dizer - eu sou eu.

Fernando Pessoa (1888-1935)