sábado, 7 de julho de 2007

O número sete

Você se deu conta que o dia de hoje marca uma conjunção de números 7?

7 de 7 de 07.

As revistas dizem que a data assinalou um aumento do número de casamentos marcados para este dia e muitos supersticiosos encontram aí um alvo de suas crenças e temores. Até porque o número 7 sempre foi tido como cabalístico.

Umberto Eco diz que não devemos ser supersticiosos, pois a superstição dá azar. Mas, afinal por onde anda mesmo o 7 em nossas vidas? Segue uma pequena amostra que consegui reunir.

O mundo foi feito por Deus em 7 dias, incluido aí o dia de descanso que ninguém, nem Deus, é de ferro.

O número é citado 279 vezes no Velho Testamento e 59 no Novo. Noé levou para sua arca 7 casais de cada animal para garantir a sobrevivência das espécies face o dilúvio.

7 são os pecados capitais segundo o Papa Gregório, também é o número das cores do arco-íris, e as colinas sobre as quais se ergueram Lisboa, Roma, e Jerusalém.

O cinema é conhecido como sétima arte, mas, para você não ficar quebrando a cabeça para lembrar as demais, aí vão elas: Música, Pintura, Escultura, Arquitetura, Literatura e Dança.

7 são as pragas do Egito e as notas musicais, as Maravilhas do Mundo, as antigas e as novas, que por sinal vão ser escolhidas hoje em Lisboa.

Falar nisto, como anda a candidatura do Cristo Redentor? Para terminar, não esquecer os 7 palmos de terra, dos quais ninguém escapa a não ser pela cremação... Juro que tudo é verdade, mas não poderia omitir que 7 é a conta do mentiroso.

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Finanças saudáveis

O Governador do Estado enviou mensagem à Assembléia Legislativa solicitando autorização para contrair empréstimo no valor aproximado de dois bilhões de reais junto ao Bird, Bid, e BNDES.

É evidente que isso se tornou possível graças à excelente condição financeira em que o Estado se encontrava por ocasião da passagem do governo, fruto de um trabalho realizado com determinação e espírito público. O pedido feito ao Legislativo e a anuência dos bancos à operação só comprovam o que afirmo.

Afinal, ninguém emprestaria dinheiro a um estado quebrado...

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Fórum Ceará

A imprensa divulgou com grande destaque a realização do "Fórum Ceará: idéias para um futuro melhor" com o objetivo de debater idéias mirando o futuro do Ceará, ouvidas vozes de diferentes tendências.

Faltou dizer que a idéia não é nova, sequer o local onde ocorreu. Foi na mesma Beberibe que o Amarílio Macedo promoveu uma discussão, com as mesmas características, sobre o futuro do nosso estado.

Dela participei com muito proveito para mim e, creio, para os demais integrantes do grupo. Uma boa cobertura do evento não poderia deixar de fazer referência ao primeiro encontro ocorrido há cerca de seis anos. Até mesmo para avaliar o que aconteceu a partir das conclusões tiradas da reunião.

Como vêem, não há nada de novo sob o sol...

União Europeia

A União Europeia renunciou aquela que seria sua mais ambiciosa reforma institucional, a adoção de uma constituição única a reger todos os países que a integram. O projeto, elaborado por uma comissão coordenada pelo ex-presidente da França Giscard D'Estaing, foi rejeitado pelos franceses, o que acabou por adiar a realização dos referendos nos outros países e, ao cabo, inviabilizar a idéia.

Agora, o que se negocia é algo menos abrangente, um novo tratado, o qual dispensaria a consulta à população dos países membros. Cabe agora à presidência portuguesa do Conselho Europeu, que dura seis meses, concretizar a iniciativa acertada na última reunião dos chefes de governo realizada na Alemanha.

Aliás, no contexto da presidência portuguesa, deu-se esta semana em Lisboa a conferência de cúpula entre a União Europeia e o Brasil. A imprensa destacou a importância da iniciativa e o protagonismo mundial que o Brasil vem alcançando nos últimos anos.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Enfim, uma boa notícia para os apátridas

Recebi, do deputado Leo Alcântara, a notícia de que a PEC dos Apátridas havia sido aprovada, por unanimidade, em primeiro turno pelo Plenário da Câmara.

A Proposta de Emenda à Constituição 272/00, de minha autoria quando Senador, permite aos filhos de pai brasileiro ou mãe brasileira serem registrados em consulado do Brasil no exterior para poderem receber a nacionalidade brasileira. Ainda falta a votação em segundo turno da matéria, mas tenho certeza que todos os parlamentares terão prazer em corrigir um equívoco cometido há 13 anos.

Aproveito para agradecer as palavras do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, e o empenho do deputado Leo Alcântara, para que o problema dos apátridas voltasse a ser discutido - e solucionado - na Câmara.

terça-feira, 3 de julho de 2007

Brasileirinhos sem Pátria

Muito boa a entrevista concedida pelo deputado Leo Alcântara à TV Câmara, na segunda-feira (2). O tema era sobre a PEC dos Apátridas, de minha autoria quando senador. O assunto é polêmico e afeta milhares de famílias em todo o mundo. Espero que agora, após sete anos de aprovada no Senado, ela, enfim, seja aprovada na Câmara.

Veja a entrevista completa e saiba mais sobre o assunto.

domingo, 1 de julho de 2007

O livro do século


"1984", de George Orwell, foi escolhido o livro que melhor define o século 20. A escolha feita por um júri por solicitação do site "Guardian Unlimited Books", do jornal inglês "The Guardian", selecionou inicialmente 50 livros, tendo a obra de Orwell saído vencedora com 22% das preferências.

Certamente, entenderam que ao menos em parte as previsões do autor de invasão da privacidade, crescimento do poder do estado, enfim, do "big brother", convertido em um programa de televisão muito popular, a consagração do "voyeurismo", se confirmaram.

Que o digam os letreiros gentis que nos saúdam por toda parte, "sorria, você está sendo filmado"...